quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Tasso pede investigação do cancelamento da Premium II

O senador Tasso Jereissati (PSDB) solicitou que o Senado Federal investigue as razões da decisão do Governo Federal, por intermédio da Petrobras, de cancelar o projeto da Refinaria Premium II, no Ceará, e buscar responsáveis pelos eventuais prejuízos causados. Ele apresentou ontem requerimento na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.
"É absolutamente inconcebível que após todos esses anos, depois de tantas promessas e investimentos, em finanças e em sonhos, a Petrobras lance por terra um projeto de tal envergadura sem se dignar a explicitar as razões e justificativas de sua decisão", disse Tasso.
Para o senador, a atitude da empresa revela "uma irresponsabilidade sem limites". Na avaliação do tucano, a suspensão do projeto demonstra desrespeito da Presidência da República e da direção da estatal à população do Ceará, disse ele.
Em seu requerimento, o senador lamentou ainda o que considera ter sido uma "exploração política desta promessa".
O senador destacou que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - ocupante do cargo de 2003 a 2010 - e a ex-ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, que foi eleita presidente em 2010 e reeleita em 2014 , estiveram no Ceará, para a assinatura de protocolos de intenção e assentar a "pedra fundamental" do empreendimento.

O texto do requerimento avaliou ainda que os cearenses podem ter sido "vítimas de uma ardilosa mentira e que na realidade a Petrobras nunca esteve realmente comprometida com aquele projeto".

Nenhum comentário: