quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Na 4ª feira de cinzada choveu em 28 cidades cearenses

Voltou a chover na madrugada desta quarta-feira de Cinzas no Interior e litoral do Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 28 municípios do Estado. A maior ocorreu em Icapuí (59mm), seguida de Coreaú (28mm) e Viçosa do Ceará (27mm). A previsão de mais chuvas para todas as regiões do Estado para amanhã (quinta-feira).
As chuvas desta Quarta-Feira de Cinzas tiveram pluviometria média de 23mm. Para hoje, esse índice deve ser mantido, com precipitações entre fracas e moderadas. “As chuvas desde o período do Carnaval são provocadas pela aproximação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do norte do Ceará”, explicou o meteorologista da Funceme, Leandro Valente.
A previsão é de chuva isolada e irregular, típica dessa época do ano. A Funceme registrou ainda chuva em São Gonçalo do Amarante (17,5mm); Itapajé (17,2mm); Granja e Meruoca (17mm); Poranga (16mm); Porteiras (15mm) e Alcântaras (14mm).
Até ontem, a Funceme registrava 43mm de chuva, em média, observada neste mês de fevereiro. Esse índice indica um desvio negativo de 66%. A média do período é de 127mm. As chuvas em janeiro passado ficaram 70% abaixo da média.
No campo, o clima é de apreensão em decorrência das reduzidas chuvas verificadas no primeiro mês da quadra chuvosa (fevereiro). Os agricultores têm opiniões diferentes. Há quem acredite será mais um ano de estiagem. Outros têm fé de que a partir do fim do próximo mês de março as chuvas vão banhar o sertão de forma intensa, permitindo o plantio e a colheita de grãos.

Nenhum comentário: