quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Dona Mazé é sepultada em Sobral


Pesar, saudade e gratidão se fizeram presentes na missa de corpo presente e enterro de Maria José dos Santos Ferreira Gomes, a dona Mazé, mãe do ministro da Educação Cid Gomes, em Sobral, onde também se encontra sepultado o patriarca da família. Na missa, que se iniciou por volta das 10h20, na Igreja da Sé, estiveram presentes, além da família, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o governador do Estado, Camilo Santana, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque; o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, e a vice-governadora do Estado, Izolda Cela, entre outros políticos, e a atriz Patrícia Pillar, ex-mulher de Ciro Gomes.
Uma multidão também compareceu para a homenagem à matriarca da família Ferreira Gomes. Na ocasião, Ciro fez um discurso agradecendo a presença de todos e o carinho da mãe por Sobral, que ressaltou a vontade de ser enterrada no mesmo cemitério do marido, José Euclides Ferreira Gomes.
Emoção no enterro
Todos os filhos de dona Mazé conduziram o caixão, que foi fechado por Cid e Ciro, que ficou bastante emocionado, até o carro da funerária.
Segundo a assessoria do Palácio da Abolição, será decretado luto oficial de três dias pela morte da matriarca dos Ferreira Gomes. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Sobral, o município também está em luto oficial.
Antes de o caixão ser colocado ao lado de onde descansa Jose Euclides, os filhos fizeram um minuto de silêncio e colocaram para tocar, no celular de Lúcio Gomes, outro filho de dona Mazé, uma música cantada por Mazé, que emocionou todos os presentes na cerimônia.
História de vida
A professora Maria José se destacou por seu trabalho em prol da educação, em sala de aula e também como dirigente de órgãos implementadores de políticas públicas educacionais.
Teve a trajetória de vida marcada também por sua dedicação e eficiência de ação social junto às famílias mais pobres do município de Sobral, especialmente suas crianças e adolescentes, tendo criado a Sociedade de Amigos das Famílias Sobralenses (Safs), entidade atuante ainda hoje na cidade.

Dona Mazé era paulista de nascimento, mas ainda nova mudou-se para Sobral, onde casou-se com José Euclides Ferreira Gomes. Aos 86 anos, ela estava internada há algumas semanas em um hospital na Capital e faleceu por razões naturais.

Nenhum comentário: