sábado, 28 de fevereiro de 2015

Ceará com 54 casos de sarampo confirmados

O Ceará tem 54 casos confirmados de sarampo em 2015, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado ontem (27). Há ainda 67 ocorrências sob investigação em 16 municípios. Os dois últimos casos a entrar no sistema foram registrados no dia 23 de fevereiro em Fortaleza e São Luís do Curu.
Os dados foram apresentados durante o lançamento da campanha publicitária "Todos contra a Sarampo", promovida pela Sesa e que começa neste sábado na rádio, televisão e redes sociais na internet. A meta é reforçar a vacinação, principalmente em crianças de 6 meses a 1 ano, mais suscetíveis a doença. Do total de 753 casos computados no Ceará entre 25 de dezembro de 2013 e o último dia 25 de fevereiro, 210 são crianças nesta faixa etária.
Apesar de ser considerada cara, R$ 1 milhão, a campanha, com duração de dez dias, é vista como um instrumento vital para sensibilizar a população. "O sarampo é grave e mais contagioso do que o ebola ou qualquer tipo de influenza, como a H1N1", aponta a técnica da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Aidée Rameras, que acompanha as ações do Estado no combate à doença.

Segundo ela, o Ceará tem condições de eliminar o Morbilivirus, transmissor da moléstia, e para isso, tem feito um bom trabalho. "Tanto que dos 33 municípios com registros, 22 já conseguiram superar os 90 dias sem registros e dos 11 com casos em investigação, apenas Fortaleza e Caucaia ainda tem o vírus do genótipo D8 (importado da Europa) em circulação e confirmação de contágios", analisa.

Nenhum comentário: