segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Sindicato dos Bancários do CE apoia Rafael Matos para o Caref do Banco do Brasil no 2º turno

Rafael Matos é apoiado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, Contraf-CUT e pela grande maioria das entidades sindicais, no segundo turno das eleições para a representação dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref), que acontece de 2 a 6 de março. Rafael Vieira de Matos é candidato à reeleição e seu número é  F8369846.

Um candidato identificado com as lutas do funcionalismo
Rafael tem 14 anos de banco. De São Paulo, trabalhou na agência Freguesia do Ó, Gepes e Dicre SP. Foi diretor do Sindicato de São Paulo, participando da luta por melhores salários, condições de trabalho e isonomia para os novos funcionários. Trabalhou na Previ, assessorando os direitos eleitos a zelar pelo patrimônio dos associados.

Sintonia com os sindicatos e compromisso com os trabalhadores
O Caref é a representação dos trabalhadores no mais alto órgão de decisão do Banco do Brasil, o Conselho de Administração. Apesar de ser minoritário, o conselheiro eleito pelos funcionários participa das decisões mais importantes e estratégicas do banco: política de crédito, investimentos, produtos, orçamento, aquisição e venda de subsidiárias, política de pessoal, remuneração da diretoria, dentre outras.
É muito importante eleger um representante comprometido com os interesses do funcionalismo e em sintonia com o movimento sindical. É dessa união e soma de esforços que a luta do funcionalismo se fortalece. O primeiro mandato de Rafael teve esse caráter, de atuação conjunta com as entidades sindicais.

Rafael defende relações de trabalho melhores e por um BB público
Entre as principais bandeiras do candidato apoiado pelo Sindicato, destacam-se
● Combate ao assédio moral, às metas abusivas e aos desafios diários.
● A luta por melhores condições de trabalho e o combate ao autoritarismo.
● A luta pelo orçamento participativo, com o envolvimento de todos os funcionários na definição de metas e acordos de trabalho, acabando com a política de imposição hoje praticada pela direção do banco.
● A criação de uma Diretoria de Sustentabilidade e a presença de mais mulheres nos cargos de direção do BB.
● Aprofundamento do caráter público do BB.
● Aumentar a oferta de crédito, privilegiando o financiamento à atividade produtiva, a agricultura familiar, as cooperativas, as pequenas e médias empresas e o microcrédito.
Para que isto aconteça, o funcionalismo deve tomar parte das decisões estratégicas do banco.

O Conselho de Administração
O Caref é o representante dos funcionários no Conselho de Administração. Este Conselho é composto de 8 membros, sendo 5 indicados pelo governo, 2 pelos acionistas minoritários mais um eleito pelos funcionários. Apesar de ser somente um, o Caref participa de todas as decisões, exceto daquelas que dizem respeito à remuneração e benefício dos funcionários. Em 2010 o Congresso Nacional aprovou a lei que garante esta representação em todas as empresas públicas federais e impôs esta restrição. A luta para derrubar esta proibição já começou, para que a representação seja por inteiro, e não pela metade.

Nenhum comentário: