quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Juazeiro realiza jornada acadêmica de neurocirurgia

Teve início ontem, quarta-feira, 24, a I Jornada Acadêmica de Neurocirurgia, que acontece até o dia 27 de julho, no auditório da Faculdade de Medicina Estácio, em Juazeiro do Norte. O evento será aberto às 18 horas. Com o objetivo de proporcionar e atualizar conhecimentos técnicos e práticos voltados à neurocirurgia e neurologia, a jornada busca abordar de forma didática e em um contexto humanizado, o cuidado integral do paciente, desde o pré-operatório, passando pelo ato cirúrgico em si, até a reabilitação pós-operatória desses pacientes. Estarão reunidos mais de 150 participantes, entre profissionais e estudantes da região.

No evento haverá palestras, mesas redondas acerca dos principais temas neurocirúrgicos-neurológicos, como traumatismo craniano, AVC, aneurismas cerebrais, tumores, entre outros. Também serão ministrados minicursos disponibilizados aos primeiros inscritos, que abordarão aspectos práticos da rotina neurocirúrgica-neurológica. Na programação, temáticas como a abordagem pré-hospitalar ao paciente neurológico, Neurosemiologia, Fundoscopia e Protocolo de morte encefálica.

Segundo um dos organizadores do evento, Pablo Ítalo Santos, a neurocirurgia é definida como uma especialidade cirúrgica que executa tratamento cirúrgico e não cirúrgico e inclui prevenção, diagnóstico, avaliação, tratamento, cuidados intensivos e reabilitação das desordens ou doenças do sistema nervoso central, periférico e autonômico. Ele destaca importância de atualização dos profissionais acerca dos avanços na área, além de possibilitar uma troca de experiência entre os profissionais e melhores condições de avaliação sobre os estudos da área por parte dos alunos.

Para Pablo, esse estudo mais direcionado, na jornada, se dá também pela alta demanda neurocirúrgica-neurológica do Cariri e a gama de cursos ofertados nas áreas de saúde. “É importante que os profissionais formados saibam o melhor e mais atualizado manejo possível para esses pacientes, além de ofertar dentro de sua área de atuação uma saúde de qualidade à população”, explica.

Nenhum comentário: