quinta-feira, 25 de agosto de 2016

II Cavalgada em louvor à ‘Mãe da Penha’ deve reunir mais de 500 participantes



Um cortejo que se tornou um dos grandes momentos festivos e de homenagem à padroeira do Crato, Nossa Senhora da Penha, acontece no próximo domingo, a partir das 8 horas, com a II Cavalgada de Nossa Senhora da Penha. Está prevista a presença de mais de 500 participantes, como ocorreu em seu primeiro ano, numa verdadeira demonstração de fé e devoção à santa pelas ruas da cidade.

A cavalgada terá como local de concentração dos participantes, o bairro Barro Branco, no monumento de Nossa Senhora de Fátima, de onde sairão os fiéis. A festa da padroeira, aberta no último sábado, com grande carreata pelas ruas do Crato, teve missa oficial no domingo, 21. Os festejos foram iniciados no último dia 20 e vão até dia 1º, data de encerramento, com procissão pelas ruas da cidade.

O cortejo da II Cavalgada seguirá pela Avenida Padre Cícero, passando pelo bairro São Miguel, e o Centro da cidade, encerrando na praça da Sé, onde haverá missa em altar instalado na frente da Sé Catedral, com participação de grupo de aboiadores. Na chegada, será realizado o momento da benção, com o Padre Edmilson Neves, cura da Catedral, e servida uma feijoada aos participantes, às 11 horas, na confraternização em prol da festa.

No domingo pela manhã, foi realizada a II Pedalada Mariana, saindo do Posto Palmeiral, em direção à Sé Catedral, onde foi encerrado o cortejo com a participação de centenas de ciclistas de bairros do Município. Com momentos de oração, noitários, música e animação, a festa é o maior acontecimento religioso do Crato, demonstrando a grande devoção do povo cratense à “Mãe da Penha”. A previsão de público durante a procissão é de mais de 40 mil pessoas. As ruas ficam inteiramente no cortejo, além dos moradores, que enfeitam suas casas e soltam fogos para homenagear à santa.

A carreata no último sábado foi bastante prestigiada pela população, por onde passou. Com bandeiras, música e conclamando os moradores para o momento da festa, os condutores de carros e motos foram festejados e aplaudidos, por onde passaram, seja pelo Centro ou mesmo em bairros como o Seminário.

A paróquia está completando 248 anos, além de 271 anos da chegada da imagem principal de Nossa Senhora da Penha, em Crato, trazida pelos capuchinhos, em 1745. A festa tem como tema ‘Salve Rainha, Mãe de Misericórdia’. A cada noite de orações nas comunidades, vem sendo trabalhada uma temática diferenciada. Até o dia 31 serão realizados noitários, em diversas repartições e comunidades.

Trajeto do Cortejo

O dia 1º contará com uma programação a partir das 6 horas, com alvorada festiva celebrações, culminando com a missa às 16 horas, antes da grande procissão, que acontece em seguida. O cortejo sai da matriz da Sé, pela Rua Dom Quintino, Rui Barbosa, Av. José Alves de Figueiredo, Cel. Luiz Teixeira, Nelson Alencar, Duque de Caxias, Senador Pompeu, Bárbara de Alencar, Rua Dr. João Pessoa, Miguel Lima Verde e Praça da Sé.
A festa de Nossa Senhora da Penha também segue com a parte social, e realização de Bingão beneficente, no dia 31 de agosto, às 20 horas, na Praça da Sé. Também haverá ação entre amigos, no dia 1º de setembro, após a procissão de encerramento. As premiações do bingo serão uma TV de 32 polegadas; um smartphone Samsung Galaxy J7 e uma moto Honda CG 125 Fan – 2016; e da ação entre amigos, uma geladeira, uma central de ar, R$ 1 mi e R$ 2 mil.

Devoção de mais de 300 anos

A devoção a Nossa Senhora da Penha começ ou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos. A primeira imagem veio para o Crato da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda-PE, e ainda existe preservada na paróquia.


Nenhum comentário: