sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Começa período mais crítico para queimadas no Cariri



A combinação entre baixa umidade do ar, tempo seco e muito vento tem aumentado a incidência de queimadas na Região do Cariri. O Corpo de Bombeiros e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão em alerta e pedem o apoio da população para evitar prejuízos a fauna e flora local.

De agosto a janeiro muitos agricultores têm o costume de atear fogo na intenção de preparar o solo para o plantio, uma prática antiga que traz prejuízos irreparáveis ao meio ambiente. Só na primeira semana de agosto, o Corpo de Bombeiros e o ICMBio registram várias ocorrências em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

“É incrível, mas é só começar o mês de agosto para aumentar a incidência de queimadas e incêndios no Cariri, na maioria das vezes por conta da ação do homem. Enquanto na Zona Urbana as pessoas ateiam fogo nos terrenos baldios para
se livrarem do lixo, na Zona Rural os agricultores queimam a vegetação para preparar o solo para o plantio. Com a elevação da temperatura e os ventos fortes a propagação das chamas acaba sendo mais rápida, aumentando a ocorrência de queimadas”, afirma o Major Noberto Santos do Corpo de Bombeiros.

- Site Cariri News 7

Nenhum comentário: