terça-feira, 6 de setembro de 2016

Itapajé: Governo do Ceará entrega nova sede da Escola Profissional do município

"Essa é uma das festas mais bonitas que eu já participei dentre as obras que inaugurei. É um orgulho, uma emoção ver essa alegria nos olhos de cada jovem. Saber que eles valorizam a educação como também valorizamos é um motivo de orgulho imenso. É muito contagiante sentir essa energia”, destacou o governador Camilo Santana , na manhã desta segunda-feira (05), na homenagem feita por 800 alunos da rede pública estadual de Itapajé, a 125 quilômetros de Fortaleza. A recepção foi para comemorar a inauguração da sede Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adriano Nobre, que ganhou uma nova estrutura.

A EEEP Adriano Nobre já ofertava os cursos de Administração, Comércio, Contabilidade, Informática e Finanças e ficou bastante conhecida por ser a mais bem colocada no Ceará nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014. A nova sede é distribuída em 5,5 mil metros quadrados, composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Tem capacidade para atender a até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. O investimento foi de R$ 9,3 milhões. A obra foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

“Ver essa recepção desses alunos nos estimula, nos dá força para que possamos superar as dificuldades que o nosso país vive. Investir na educação é o que nos dá ainda mais vontade de entrar nessa batalha, pois podemos ver seus bons frutos no futuro. Temos alunos que conseguiram a medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Matemática. Então, não tem como não nos orgulharmos”, disse o governador.

O estudante Alisson Rocha, de 17 anos, aluno do terceiro ano de Contabilidade da EEEP Adriano Nobre, também não escondeu a satisfação. “Antes, estudávamos em uma escola sem tanta estrutura para os cursos oferecidos no ensino profissionalizante. Agora, temos uma escola padrão, fornecendo um melhor aprendizado, mais conforto e segurança para conseguir conquistar os nossos sonhos. Só mesmo orgulho pode nos definir nesse momento”, comentou o estudante.

Já a diretora da EEEP Adriano Nobre, Silvandira Mesquita, ressaltou o impacto que a nova estrutura pode trazer no ensino dos jovens. “Oferecemos disciplinas da base comum, ou seja, previstas no currículo do Ensino Médio, e as disciplinas relacionadas com cada um dos cursos técnicos desenvolvidos nas escolas. Isso, por si só, já é um diferencial. E trazer esse novo conceito, atrelado a uma estrutura, que não deixa a desejar a qualquer escola particular , nos dá mais disposição para ensinar com qualidade e de forma mais crítica”, acrescentou a diretora.


Escolas Profissionais do Ceará

As Escolas Profissionais foram implementadas com a finalidade de integrar o Ensino Médio à Educação Profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. A rede oferta 53 cursos técnicos para 90 municípios cearenses. Em todo o Estado são 48 mil jovens atendidos nas 115 Escolas Profissionais em funcionamento.

Além da ampliação do currículo, as escolas incluem também a parte diversificada com conteúdos voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Social, Contexto das Relações do Trabalho, conteúdos de Empreendedorismo, metodologia da Aprendizagem Cooperativa no horário de estudo, entre outros.

Nenhum comentário: