segunda-feira, 26 de setembro de 2016

TSE recebeu mais de 32 mil denuncias de propaganda irregular



A sete dias das eleições municipais, a Justiça Eleitoral já recebeu 32.070 registros pelo aplicativo Pardal, que permite que os eleitores de todo País façam denúncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas como na internet e em veículos de comunicação. A ferramenta foi lançada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, no dia 18 de agosto, logo após o início da campanha.

Além da propaganda irregular, também é possível denunciar outras irregularidades como compra de votos, uso da máquina administrativa ou gastos irregulares. As denúncias que envolvem a propaganda eleitoral somam 51,93% dos registros.

Segundo o TSE, por ser o Estado mais populoso e com o maior número de eleitores e de candidatos, São Paulo é recordista de denúncias com 6.444 registros.

Em seguida aparece o Espírito Santo, com 3.160 denúncias. Pernambuco está em terceiro lugar, com 2.841 registros. De olho na conectividade cada vez maior dos brasileiros, o TSE desenvolveu 11 aplicativos para smartphones e tablets para que os eleitores participem mais ativamente do processo eleitoral deste ano.

- no Diário do Nordeste

Nenhum comentário: