segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Caldeirão atrai milhares de fiéis



Crato. Realizada na manhã deste domingo, a 17ª Romaria das Comunidades ao Caldeirão do Beato José Lourenço foi uma realização das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e das Pastorais Sociais da Diocese de Crato. Neste ano, com o tema: "Caldeirão da Resistência: Água nossa de cada dia", tratou de soluções sobre a preservação, o acesso e o compartilhamento.

Para o Coordenador das Pastorais Sociais da Diocese do Crato, padre Vileci Basílio Vidal, esse é um momento oportuno para fomentar uma discussão ampla sobre os problemas da escassez de água, tendo em vista que a situação é bastante preocupante: "Estamos vivendo uma crise de sustentabilidade, falta água para nossa gente no sertão nordestino. Neste ano a Romaria ao Caldeirão procura incentivar a campanha pela instituição de políticas públicas de captação, armazenamento e aproveitamento de água das chuvas para consumo humano, dos animais e a produção de quintais, pois a água tem uma dimensão sagrada e não podemos desperdiçar".

A Santa Missa em memória da comunidade do Caldeirão foi celebrada de frente à Capela de Santa Inácio de Loyola, pelo bispo coadjutor da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana de Oliveira, e sacerdotes de diversas paróquias, grupos religiosos e caravanas, que buscam, por meio da história do Caldeirão e do beato José Lourenço, fortalecer a atuação dos movimentos sociais. Após o ato eucarístico, foram realizadas apresentações culturais, com grupos de tradição, como as incelenças e grupo de bacamarteiros.

- no DN

Nenhum comentário: