quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Programação dos 10 anos do Geopark Araripe acontece até dia 24


A Semana dos 10 anos do Geopark Araripe, aberta na noite de segunda-feira, durante conferência, no auditório do projeto. O evento tem continuidade com a programação até o próximo dia 24, desde palestras oficinas, mesas de debates, ações culturais, sociais, e visita aos geossítios, com a programação 'Geopark no mêi do mundo'. Na ocasião, o Governador do Estado, Camilo Santana, destacou, através de mensagem, a sua satisfação, por ter no Cariri ambiente tão rico nos aspectos histórico, cultural e econômico.

Ele ainda ressaltou que a presença do Geopark Araripe enche de orgulho e delega responsabilidade, na luta de todos pela preservação do patrimônio, uma das mais relevantes marcas do Estado. O Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, realizou a Conferência de abertura. Atualmente, ele é um dos 12 conselheiros da Rede Global de Geoparks, no mundo, que conta com a inserção de 121. Atuará na avaliação para aprovação de novos territórios, e, no próximo dia 22, estará participando do Congresso Internacional de Geoparks, na Riviera Inglesa, ocasião em que irá receber o Selo Verde, resultado da segunda avaliação positiva do projeto, com validade de quatro anos.

O Reitor em Exercício da URCA, Professor Francisco do ‘O de Lima Júnior, superintendente do Geopark, destacou as peculiaridades do Geopark e sua contribuição para os diversos setores, nos últimos anos, a exemplo do turismo, economia, ciência e na forma de construção de uma consciência na sociedade sobre a relevância do patrimônio. Ele destaca o fortalecimento da diversidade e diz que o Cariri ganhou um verdadeiro meio de divulgação. “Continuamos a fazer história, por mais 10 anos, inspirados por outras possibilidades”, afirma.

A presidente do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (IDECE), Rita Bezerra, destacou todo o trabalho empreendido ao longo dos últimos anos, para chegar ao atual momento de conquista do

 Geopark, com diversos técnicos e instituições envolvidas. Atualmente um dos projetos que vem sendo trabalhados envolvendo o instituto, diz respeito ao plano de gestão dos geossítios. Desde novembro do ano passado, o Geopark Araripe passou a integrar o Programa da Rede Global, criado exclusivamente para atuar, por meio da Unesco, com políticas voltadas para os geoparks.  

O Diretor Executivo do projeto, Marcelo Martins de Moura Fé, ressaltou o desafio de estar à frente do projeto, e que muito há de se fazer, ressaltando a importância da inserção das comunidades. Já o conferencista Patrício Melo, em sua exposição, além de abordar toda a trajetória do Geopark, suas conquistas, o que envolve o projeto e suas peculiaridades, destacou a presença das pessoas como protagonista desse projeto, em prol da região do Araripe. O evento contou com a presença de pró-reitores da universidade e convidados, além de alunos da instituição. 

A programação segue hoje, com as palestras 'O importante papel das Unidades de Conservação: conhecer e participar e 'Patrimônio Natural: memória e construção'. `À tarde serão realizados mini-cursos e oficinas, apresentação do Selo Especial Comemorativo, às 18 h, atração cultural e exposição 'Território Geopark', no SESC

Nenhum comentário: