quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Nova temporada de Narcos mostra um Pablo Escobar em seus últimos dias

Caso estivesse vivo, Pablo Emilio Escobar Gavíria completaria 67 anos em dezembro deste ano. O colombiano foi morto durante uma fuga pelos telhados de Medellín, cidade que tanto deu nome ao seu cartel, o mais poderoso de seu tempo, quanto foi reduto de suas atividades e de uma população grata por suas “boas ações”. Envolta em teorias, a morte do traficante internacional é o momento mais aguardado da segunda temporada de Narcos, que chega aos assinantes da Netflix amanhã.

Se em seu primeiro ano a série cobriu toda a ascensão do colombiano, nesta temporada os últimos meses de Pablo - interpretado pelo brasileiro Wagner Moura - serão o mote principal. Pelos trailers divulgados até agora, a audiência pode aguardar momentos intensos, com um Escobar sendo pressionado pela polícia, enquanto elimina todos que representam riscos para ele. Em uma divertida estratégia de marketing, a Netflix pegou os fãs de surpresa, na última quinta-feira, 25, com a exibição ao vivo do primeiro episódio no Facebook. Após 12 minutos, a transmissão era e interrompida e Pablo ameaçava os espectadores de roubo.

Figura ainda lembrada pelos colombianos - El Patrón, Don Pablo ou El Capo - foi um homem ousado. Enquanto disseminou a cocaína nos Estados Unidos, desafiou as forças policiais. Utilizava seus bilhões (ele integrou a lista de bilionários da Forbes por sete anos, chegando a sétima colocação em 1989) para melhorar a vida de seus conterrâneos, com a construção de praças, igrejas e campos de futebol. As frequentes viagens que fazia para a terra de Ronald Reagan e George Bush mostravam sua influência, chegando até a tirar uma foto em frente a Casa Branca.

Para o professor da Faculdade Cásper Líbero e mestre em televisão, Julio Cesar Fernandes, a popularidade de Escobar, além de ser naturalmente uma história cativante para o público, também se beneficia da qualidade narrativa de Narcos. “A historia dele já é dramatizada, unindo isso a questão das mulheres, sua esposa, os amigos, a história dos policiais. Acaba por criar um ambiente de série de suspense”, explica.

Uma das maiores dúvidas dos fãs é sobre a continuidade da série após a morte de Escobar. Mas, como todos ressalvam, o próprio título Narcos abre espaço para que as ramificações do narcotráfico sejam exploradas. Um dos traficantes que poderiam tomar a frente da série é El Chapo, líder do cartel de Sinaloa. Atualmente, o mexicano se encontra preso, após duas fugas da polícia.

Teorias

Após ser encurralado em Medellín, Pablo foi alvejado pela força militar que o perseguia. Atingido nas pernas e no tronco, o tiro fatal se alojou na parte de trás de sua orelha. Enquanto a polícia defende que efetuou o disparo, familiares do colombiano levantam a possibilidade de um possível suicídio, pois em diferentes situações repetiu que “sua pistola tinha 15 tiros: 14 para polícia e uma para ele”.

- Jornal O Povo

Nenhum comentário: