sábado, 10 de setembro de 2016

STDS capacita 100 técnicos dos Cras de 36 municípios do Estado

O Programa Mais Infância Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), inicia nesta segunda-feira (12), às 9h, capacitação para 100 técnicos das equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de 36 municípios integrantes do PforR (Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados). Participa da abertura do curso, que se estende até o dia 16, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, que apresentará o documentário “O Começo da Vida” e disponibilizará cópias do material às unidades da STDS.

As capacitações e a exibição do documentário são ações do Programa Mais Infância Ceará, especificamente do “Tempo de Crescer”, que visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. Foram convidados os secretários municipais de Assistência Social, técnicos dos Cras dos municípios integrantes do PforR, equipes técnicas dos Centros Comunitários, Espaço Viva Gente e ABC's. “As nossas crianças precisam e têm direito ao pleno desenvolvimento físico e mental, e isso só é possível através dos laços de afeto que recebem logo no início da vida. Esse documentário é importante porque mostra exatamente esse processo de formação do indivíduo e do fortalecimento de vínculos afetivos no desenvolvimento de pessoas saudáveis e confiantes”, declara a primeira-dama, Onélia Leite Santana, que também ressaltou a importância da capacitação dos profissionais dos Cras para uma atuação mais humanizada e próxima das famílias que dependem do apoio do Estado.

A qualificação será focada, inicialmente, nos orientadores sociais que atuam nos Cras. Entre os temas abordados durante a semana estão o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de 0 (zero) a 6 anos; matricialidade sociofamiliar; desenvolvimento da criança; brincadeiras e jogos; inclusão e diversidade; e linguagem. Os municípios cujas equipes serão qualificadas são: Aiuaba, Amontada, Ararendá, Araripe, Barroquinha, Boa Viagem, Capistrano, Choró, Croatá, Graça, Ipaporanga, Ipueiras, Irauçuba, Itapiúna, Itarema, Itatira, Martinópole, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Novo Oriente, Pereiro, Poranga, Quiterianópolis, Reriutaba, Salitre, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, Tamboril, Tarrafas, Trairi, Tururu, Uruoca e Viçosa do Ceará.

Nenhum comentário: