domingo, 15 de junho de 2008

COLUNA CARIRI DE HOJE




Acompanhe amigo leitor minha coluna Cariri publicada hoje no jornal O Povo.

EDUCAÇÃO
Números apresentados pelo Ministério da Educação apontam que os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são de escolas da rede municipal de ensino no caso de Juazeiro. A Escola Demóstenes Ratts Barbosa lidera o ranking com um índice de 4,0, o que supera a média estadual e até em nível de Nordeste. Em segundo lugar vem o Grêmio Monsenhor Juviniano Barreto com 3,9 e, na terceira posição, a Escola José Geraldo da Cruz. O Ideb foi calculado e divulgado para todas as escolas que participaram da Prova Brasil (2005) e a diretora da Escola Ratts Barbosa, Socorro Moura, ficou emocionada.

SEGURANÇA
O novo delegado de polícia do Crato, Leví Gonçalves Leal, informou à imprensa uma diminuição da violência no Crato e das cidades sob a jurisdição da 19ª Delegacia de Polícia Civil. Para Levi Gonçalves, a principal tarefa no momento é ir em busca da solução de alguns crimes até agora insolúveis. Para ampliar a ação da polícia, o delegado do Crato disse que foi firmado acordo verbal com seus colegas de Campos Sales, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo, para atuarem juntos nas ações de maior gravidade. Os delegados formam a maior frente policial contra o crime no Cariri. Esse intercâmbio irá permitir mais agilidade nas investigações e nos crimes que podem ser resolvidos.

FUNDÃO
Depois de uma longa negociação com o Governo do Ceará e avaliação por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE), os herdeiros dos 97 hectares do Sítio Fundão ainda não receberam o pagamento devido referente à compra da área onde será criado o parque estadual do Sítio Fundão. O decreto de criação do parque ainda não foi assinado pelo governador Cid Gomes, apenas o decreto da desapropriação. Sendo uma unidade de proteção integral, o parque terá uso muito restrito, voltado para o turismo, educação ambiental, pesquisa científica e visitação de estudantes. Logo que for oficializado, será criado um conselho gestor que ficará responsável pela definição das metas a serem cumpridas dentro do parque que é rico em biodiversidades, várias espécies remanescentes de mata atlântica e, dentro da zona urbana do Crato, é a principal área verde que, se bem preservada, vai ajudar na manutenção do clima e as qualidades do meio ambiente local.

EUCALIPTO
Os mais de 20 pés de eucalipto que ofereciam sombra e bom clima aos freqüentadores da Expocrato foram cortados. A justificativa é de que estavam velhos, seus troncos ocados e antes que caíssem, possivelmente durante a festa, preferiram eliminá-los. No seu lugar estão sendo plantados o nim, um tipo de árvore apropriada para a zona urbana e que oferece muita sombra devido à densidade de sua copa, verde constante.

NEGÓCIOS
No último dia 12, o Sindindústria, em parceria com Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), realizou a apresentação da Ferramenta Benchmarking Industrial, coordenada pelo IEL/CE, em parceria com o IEL/SC e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A ferramenta tem como objetivo medir o desempenho da sua empresa em relação às líderes mundiais do seu setor, identificando os pontos fortes e os pontos que necessitam ser melhorados, resultando em um plano de ação, sendo de muita importância na atualização e manutenção da competitividade no mercado.

REUNIÃO
Esta semana juízes eleitorais estiveram reunidos em Juazeiro do Norte. O objetivo do encontro foi o de discutir a legislação eleitoral e formas de combater os possíveis abusos que venham a acontecer durante as eleições. A Justiça Eleitoral promete ser dura com quem transgredir a lei. É justo!

EXPCORATO 2008
A Expocrato 2008 vai ser das melhores. O presidente da comissão gestora promotor de Justiça Leitão Moura informando que os prazos serão cumpridos e todos os projetos que irão estar em funcionamento na exposição estão em andamento. Acontecerão durante a Expocrato Leilões com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi. O setor de negócios tem tudo para crescer, podendo chegar a R% 50 milhões negociados.

EXPROAF
Na primeira semana de junho, o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti sediou a 8ª Exproaf. O evento marca a revitalização da agricultura familiar no Cariri. Dezenas de expositores estiveram no parque quando puderam fazer negócios e participar de eventos e capacitações.

EXONERAÇÃO
O professor Reno Feitosa, do Departamento de Direito da Urca, na última quarta-feira, pediu exoneração do cargo de presidente da comissão gestora da Unidade Descentralizada da Universidade em Iguatu, região centro-sul do Estado. Reno Feitosa tomou tal atitude por divergir da política administrativa adotada pela Reitoria, e principalmente, pela falta de projeto para a Universidade.

POLÍTICAS
Em Juazeiro do Norte, o ex-prefeito Carlos Cruz (PP) fechou aliança com Lucildo Leite (PDT).

Em Crato, Samuel Araripe (PSDB) terá como vice Raimundo Filho (PPS).

Em Barbalha, José Leite será candidato do PT contra Rommel Feijó (PTB).

Em Nova Olinda, Fábia Brito (PSB) vai disputar com o atual prefeito Afonso Sampaio (PSDB).

Sineval Roque (PSB) e Walter Peixoto (PMDB) não decidiram nomes dos vices para a disputa em Crato.

Manoel Salviano e Raimundo Macedo: uma parada difícil para saber o nome do PSDB na disputa em Juazeiro

Nenhum comentário: