quarta-feira, 13 de agosto de 2008

EXPERIÊNCIA POSITIVA

Publicada hoje no Diário do Nordeste uma informação que chama a atenção. Um estudo sobre o CrediAmigo, programa social do Banco do Nordeste, chegou PA conclusão que a maioria das pessoas que participam do programa saíram da pobreza. Um bom exemplo de que com boa vontade e idéias interessantes o Brasil pode dar certo.
Veja o texto:
De acordo com um estudo do LEP (Laboratório de Estudos da Pobreza), da Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (Caen/UFC), no âmbito do programa de microcrédito do BNB (Banco do Nordeste), o CrediAmigo, metade dos clientes deixam de ser pobres em até cinco anos.

No Ceará, onde o programa foi implementado primeiro, de forma experimental, o ritmo é mais acelerado do que no restante da região. Em 45 meses, a probabilidade de um cearense sair da pobreza utilizando o microcrédito é de 60,27%, enquanto a média do Nordeste é de 47,49%. No total, a pesquisa tomou como base 170.495 clientes do CrediAmigo que estavam ativos em dezembro de 2006 e em qualquer parâmetro adotado para definir a pobreza, os resultados foram positivos.

Considerando como critério os que ganham menos de um salário mínimo (R$ 175), utilizado internacionalmente, 48,1% conseguiram abandonar a pobreza, apontou o estudo. Se levado em conta o padrão do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que diferencia os padrões de vida entre os estados (R$ 159,43), a proporção sobe para 50%.

Leia mais: www.diariodonordeste.com.br

Nenhum comentário: