segunda-feira, 18 de agosto de 2008

FISCALIZAÇÃO NA CHAPADA DO ARARIPE

As leis ficaram mais rígidas e os chefes da Área de Preservação Ambiental (APA) da Chapada do Araripe e da Floresta Nacional do Araripe (Flona), na região do Cariri, decidiram apertar o cerco aos infratores. Agora, com o decreto 6.514, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, quem transportar, vender ou guardar em depósito qualquer quantidades de carvão vegetal, bem como quaisquer outros produtos florestais sem a devida licença, está passível de autuações administrativas e criminais.

Além do carvão vegetal, a soltura do gado e a caça predatória, por exemplo, são infrações que serão rigidamente fiscalizadas, de acordo com a chefe da Floresta Nacional do Araripe (Flona), Verônica Maria Figueiredo. Ela disse que, com a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a principal meta é ter atenção redobrada nas Unidades de Conservação e seus entornos.

"É uma verdadeira força tarefa para reprimir todo tipo de agressão", confirmou. Outro ponto é a revisão dos planos de manejo florestais, projeto que determina o zoneamento de uma unidade de conservação, caracterizando cada uma de suas zonas e propondo seu desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades. Estabelece, desta forma, diretrizes básicas para o manejo da Unidade. Verônica diz que esse trabalho de revisão já começou.

"A agressão existe e vem aumentando queremos que todos se conscientizem sobre a forma de vida que não prejudique a Flona e a Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe. Não vamos impedir que as pessoas retirem o seu sustentado da região, mas de forma responsável e sem prejudicar o meio ambiente", reforça a chefe da Flona.

O chefe da APA da Chapada do Araripe, Francisco Jackson Antero de Souza, também avisa que quem transportar, vender ou guardar em depósito qualquer quantidades de carvão vegetal, bem como quaisquer outros produtos florestais sem a devida licença, está passível de autuações administrativas e criminais.

SERVIÇO:
Quem quiser fazer denúncias sobre agressões ao meio ambiente na Floresta Nacional do Araripe (Flona) ligar para (88)3523 1999
Jornal O Povo

Nenhum comentário: