terça-feira, 19 de agosto de 2008

LULA SE BLINDA CONTRA CANDIDATOS




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega amanhã ao Ceará com dois grandes desafios: cumprir a agenda oficial de inaugurações e driblar candidatos a prefeito e a vereador que tentarão de qualquer forma conseguir alguma imagem ou foto para suas campanhas. Diversas comitivas já estão sendo formadas para receber o presidente em Juazeiro do Norte, Quixadá e São Gonçalo do Amarante, mas o cerimonial avisa: não será permitida a presença de bandeiras, faixas e santinhos e candidatos não poderão ter acesso ao palanque ou às áreas reservadas.

Não se fala em outra coisa na região do Cariri. A visita do presidente Lula movimentará os candidatos que disputam as eleições de outubro. Tanto petistas quanto membros de partidos aliados tentarão tirar uma lasquinha de Lula para a campanha eleitoral. O intuito é conseguir gravar alguma mensagem exclusiva ou tirar uma foto ao lado do presidente. Antes de Juazeiro, Lula passará pelo Pecém, em São Gonçalo do Amarante, para inaugurar o terminal de regaseificação da Petrobras, e por Quixadá, onde inaugurará a Usina de Biodiesel.

A busca para conseguir vantagens políticas da visita de Lula, no entanto, será arduamente dificultada pela segurança e pelo cerimonial do presidente. Segundo a assessoria do gabinete, nenhum candidato de nenhuma cidade foi convidado para os eventos e nenhum terá direito a entrar em áreas reservadas. A recomendação é para que tudo seja feito para preservar o caráter institucional da agenda oficial.

Contexto político
Apesar de serem eventos de caráter oficial, duas das três cidades pelas quais Lula passará contam com fatores políticos significativos. Quixadá tem como prefeito Ilário Marques, que também é presidente estadual do PT no Ceará. Ilário, que já foi reeleito, não concorrerá nestas eleições, mas apóia um candidato também do PT para a Prefeitura da cidade.

Já em Juazeiro do Norte, onde Lula inaugurará um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), a situação é mais delicada. O cenário político da cidade tem sido palco de polêmicas nos últimos meses envolvendo o principal partido de oposição ao PT no cenário nacional. O PSDB viveu divisões e brigas internas que culminaram com a homologação da candidatura de Manoel Salviano em detrimento a do prefeito Raimundo Macêdo. O prefeito, por sua vez, em retaliação ao seu partido, já declarou que apoiará e fará campanha pela candidatura de Manuel Santana, do PT.

Nos bastidores comenta-se que a articulação para levar Lula à terra do Padre Cícero contou com influência do deputado federal José Guimarães (PT). Sua estratégia visa não só ajudar a campanha de Santana, mas também criar um contraponto dentro do próprio PT no Estado. Guimarães e Ilário Marques estavam em lados opostos nas últimas eleições internas do partido, que sagraram o segundo como vencedor. O horário da chegada de Lula ao Ceará ainda não está confirmado. Existe a possibilidade de que o presidente desembarque ainda hoje à noite.

[!] FALE COM A GENTE
vicente@opovo.com.br
Jornal O Povo

Nenhum comentário: