sexta-feira, 8 de agosto de 2008

MESTRES DO MUNDO NO CARIRI

Pela primeira vez o Cariri será sede do Encontro de Mestres do Mundo, que estará em sua quarta edição a ser realizada de 2 a 6 de dezembro deste ano. Um trabalho de preparação é iniciado na região, com intuito de agregar conhecimento e envolver estudantes de escolas públicas. Também será realizado o 3º Seminário Nacional de Cultura Popular. O evento será realizado por meio do Ministério da Cultura (Minc), e Secretaria de Cultura do Estado, com diversas parcerias.

O Encontro dos Mestres da Cultura, por três anos, foi sediado em de Limoeiro do Norte. O Cariri passou a ser foco do evento por ser um celeiro cultural do Nordeste e de deter o maior número de Mestres da Cultura instituídos pelo Estado, conforme assessores da Secretaria. No total, já foram diplomados 48 mestres no Estado nos anos de 2004 a 2007. Para este ano, os novos eleitos já passaram a ser escolhidos. Na região Sul do Ceará já são 14. Há a possibilidade da cerimônia de diplomação, mais uma vez esse ano, acontecer no Cariri. Serão mais 12 escolhidos entre 82 inscritos. A primeira cerimônia de premiação aconteceu no ano de 2005, e contou com a presença do então ministro da Cultura, Gilberto Gil, que esteve no Crato.

O evento será um grande encontro no Cariri de Mestres da Cultura de todo o Ceará e de diversos Estados e representantes de outros países. Na ocasião do evento, haverá a entrega do prêmio culturas populares. Ano passado, o agraciado durante o 3º Seminário Nacional foi o mestre Duda Olinda. Este ano, conforme a assessora técnica da Secult, poderá ser o poeta Popular Patativa do Assaré, por conta das comemorações do centenário do ilustre cearense.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: