terça-feira, 12 de agosto de 2008

POLÍTICA NO CARIRI



Raimundão muda roteiro

O prefeito Raimundo Macedo, teve uma dura conversa com o presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira. Cobrou dele apoio integral a candidatura petista do médico Manoel Santana. Raimundão também avisou-o que diante dos rumos eleitorais que o PMDB parece adotar em Juazeiro do Norte, a sua tendência é desistir do seu projeto de se filiar ao partido para concorrer às eleições estaduais em 2010.

Estrela no peito

Um influente aliado do prefeito Raimundo Macedo disse a coluna que seu destino após as eleições de outubro deverá ser mesmo o Partido dos Trabalhadores(PT). Raimundão não se conforma com o fato do deputado Eunício Oliveira estar respaldando a candidatura de Manoel Salviano, seu inimigo nas eleições. Quem também deve seguir Raimundão nessa mudança partidária é o suplente de deputado estadual e vice na chapa da deputada federal Gorete Pereira, Giovani Sampaio.

Conversa com testemunhas

O candidato a prefeito do PSDB, Manoel Salviano, pegou o deputado Eunício Oliveira pela mão e ao lado da deputada Gorete Pereira foram conversar. O trio sentou no salão verde da Câmara dos Deputados. A pauta não poderia ser diferente: a sucessão em Juazeiro do Norte. Salviano pediu a Eunício que tornasse público seu apoio. Ouvindo atentamente estava Gorete. Outro tema discutido foi a exclusão do suplente de deputado Giovani Sampaio da propaganda eleitoral gratuita da campanha de Gorete. Essa solicitação foi rejeitada pela candidata, que disse a Eunício e a Salviano que Giovani terá todo espaço para mostrar suas idéias e até mesmo fazer críticas a candidatura do tucano Manoel Salviano.

A reunião vazou

O deputado federal José Guimarães foi informado do teor do encontro de Salviano, Eunício e Gorete Pereira. Telefonou para o presidente regional do PMDB, deputado Eunício Oliveira. Quis saber sobre qual lado estaria o parlamentar peemedebista nas eleições de Juazeiro. Eunício afirmou a Guimarães que todos seus aliados apoiarão a candidatura do petista Manoel Salviano. Guimarães então cobrou de Eunício uma data para que ele compareça a Juazeiro, participe de um comício e diga publicamente que está no palanque do candidato do PT. O dia para a oficialização do apoio de Eunício a Santana ainda não foi decidido.

Propaganda gratuita

O deputado Manoel Salviano aproveitou a ida dele a Brasília para gravar depoimentos de importantes tucanos a sua candidatura. Entre outros que declararam apoio a Salviano estão o senador Arthur Virgílio e o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal. Quem também ajudou na coleta de testemunhos favoráveis ao trabalho de Salviano como parlamentar foi o deputado federal José Arnon, que inclusive improvisou um estúdio de tevê em seu gabinete na suplência da 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados.

Preocupação petista

A campanha do petista José Leite em Barbalha está tirando o sono da direção regional do PT. O candidato tem todo respaldo do partido e conta com o trabalho do secretário Camilo Santana que tem dado atenção especial nos finais de semana. Mas, o PT quer que Leite intensifique o número de compromissos em sua agenda para se sobrepor ao favoritismo do atual prefeito Rommel Feijó.

Cid vai ficar ausente

O governador Cid Gomes comunicou por fontes confiáveis ao comando da campanha de Manoel Santana que não irá participar de nenhum evento de sua candidatura ou de comício de qualquer outro candidato em Juazeiro do Norte. Ao ficar ausente da corrida eleitoral, Cid frusta também o ex-prefeito Carlos Cruz que contava com a subida do Governador em seu palanque.





Disse me disse

· O reitor da Urca, Plácido Nunes, estaria promovendo mudanças na administração da Universidade. O chefe de gabinete, professor Darlan Reis estaria saindo do cargo como também dois pró-reitores.

· O clima anda esquentando em muitas cidades do Cariri. Denúncias nem sempre comprovadas se multiplicam a cada dia. Seria bom que os candidatos brigassem menos e mostrassem mais o que pretendem fazer.

· O prefeito de Salitre, Agenor Ribeiro, anda insatisfeito com o seu deputado federal José Airton Cirilo.

· O deputado estadual Perboyare Diógenes(PSL) adquiriu o controle acionário da primeira rádio, uma emissora FM, de Antonina do Norte.

· Desculpe a ignorância, por que o governador Cid Gomes não vai por os pés nas eleições municipais de Juazeiro do Norte?

Coluna política do jornalista Donizete Arruda publicada na edição de hoje, 12/08/2008, do Jornal do Cariri.

Nenhum comentário: