
Cooperativa de Credito dos Agricultores Familiares da Micro Região do Crato, realizou de 9 a 12 de outubro no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, em Crato, a II Exposição de Produtos da Economia Solidária de Base Familiar (EXPOFAM). O evento contou com a participação de produtores e apresentações artísticas durante os quatro dias.
EXPOFAM reuniu artesãos e demais produtos da economia solidária
Com cerca de 25 stands de produtos da economia solidária de base familiar, a EXPOFAM da micro região do Crato foi realizada de 9 a 12 de outubro , ocupando 20 por cento de toda área do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. Para Expedito Guedes, um dos coordenadores, é uma experiência que está sendo construída no Brasil, nascida na IV plenária nacional da economia solidária que classifica essas pequenas feiras como forma de valorizar pequenos negócios nas regiões respeitando as peculiaridades locais.
Durante o evento foram proferidas palestras, realizadas oficinas e debates. O engenho de rapadura e a casa de farinha estiveram funcionando a exemplo da EXPOCRATO. As apresentações folclóricas como reisado , mineiro-pau e banda cabaçal se apresentaram no palco principal da festa onde todos as noites uma banda de forró animava o publico. Muitas comidas típicas como o baião de dois, muncunzá, a fava verde com macaxeira e outros pratos regionais formaram o principal cardápio.
Na parte de exposição e negócios muitos produtos agrícolas e peças artesanais do campo e da cidade ocuparam os espaços. Expedito Guedes conta que a tendência da feira é crescer cada vez mais desde que haja mais participação social e interesse do poder publico. Embora o evento seja da micro região do Crato mais outros municípios do Cariri como Barbalha, Juazeiro, Caririaçu, Farias Brito e Missão Velha expuseram seus produtos. Aos poucos a região vai absorvendo a idéia como absorveu a própria Exposição Agropecuária que começou pequena e que hoje é a maior do gênero no Nordeste, comparou Expedito Guedes.
Dona Maria Solidade, 64, é artesã em Juazeiro do Norte e trabalha há 30 anos com peças a base de argila. Ela contou que a EXPOFAM é um espaço criado para valorizar o artesanato caririense e serve como vitrine para os artistas populares. As miniaturas em palhas e gesso foram alguns dos produtos mais procurados pelos visitantes. A jovem Suely Mendes Araújo Silva, 19, diz que desde criança confecciona objetos usando a palha de milho e o sisal, suas peças já foram exportadas para os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Ela vê na EXPOFAM a oportunidade de ampliar o negócio e o reconhecimento de sua profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário