terça-feira, 14 de outubro de 2008

POLÍTICA NO CARIRI

Estrela vermelha
O prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, impecável na vestimenta, foi recepcionado por um sorridente presidente Lula. A conversa entre Lula e Santana foi animada, e com promessas de que Juazeiro receberá importantes incentivos para transformá-la em uma referência de administração pública no Brasil. Santana deixou o gabinete de Lula no Planalto feliz da vida, e grato ao deputado federal José Guimarães que articulou o encontro. Com a visita que fez a Lula, Santana mostra antes mesmo da posse que se tornou numa estrela do PT não apenas no Cariri, mas com repercussão em todo o Ceará. E Guimarães provou mais uma vez que tem prestígio.

Eu também quero
Os outros quatro prefeitos do PT do Cariri – José Leite (Barbalha), Agenor Ribeiro (Salitre), Fransquim (Umari) e Dr Junior (Mauriti) também deverão ser recebidos pelo presidente Lula. Só que irão conjuntamente com outros prefeitos do PT do Ceará e provavelmente com prefeitos petistas de todo o País. A data ainda não foi definida pelo Planalto, e deverá acontecer esse encontro a priori depois do segundo turno.

O vice tucano
Cada dia mais candidato ao governo do Ceará, o senador Tasso Jereissati acredita na força eleitoral do prefeito do Crato, Samuel Araripe, para obter um bom desempenho na corrida ao Governo em 2010 no Cariri. Se o PSDB marchar com chapa pura, desde já, cresce a cotação do prefeito Samuel Araripe para ser vice de Tasso na sucessão do governador Cid Gomes.

Era melhor silenciar
Esmagado eleitoralmente nas urnas do Crato, o poderoso deputado estadual Sineval Roque retornou à Assembléia Legislativa em Fortaleza denunciando abuso de poder econômico por parte do prefeito Samuel Araripe. Perdeu uma ótima oportunidade de respeitar a vontade popular e assumir que as trapalhadas das forças de oposição no Crato impediram o êxito eleitoral nas urnas. Basta olhar Juazeiro e Barbalha. Lá, as oposições tiveram a capacidade de construir candidatos fortes. Bem diferente do Crato, onde Walter Peixoto foi vítima de uma assessoria jurídica desastrosa na fase inicial do processo ainda no Município, impedindo completamente suas chances de viabilizar o registro de sua candidatura. Waltin não teve uma defesa digna de seu prestígio político. Ao terem constatado isso, aos caciques caberia pedir ao “líder” Sineval Roque que buscasse uma saída para se contrapor ao favoritismo de Samuel Araripe. Agora, querer criar factóides para ganhar as eleições no tapetão não é o melhor caminho.

Aliado a ser buscado
Os prefeitos de Juazeiro, Manoel Santana, e de Barbalha, José Leite, devem urgentemente procurarem o deputado federal Arnon Bezerra. Coordenador da bancada do Ceará em Brasília, Arnon sempre foi um parlamentar consciente de suas responsabilidades políticas com o Cariri, tanto que sempre ajudou as administrações da região, mesmo sem ser votado pelos prefeitos. Assim, Santana e José Leite que derrotaram os candidatos apoiados por Arnon devem pedir sua ajuda, pois com certeza Arnon não se recusará a colaborar e devem também dizê-lo que a sua reeleição em 2010 será uma vitória de todo o Cariri. Essa unidade do Cariri é fundamental para o crescimento de todo o sul do Ceará.

União com todos
O deputado federal Manoel Salviano também deve ser procurado pelos prefeitos Manoel Santana e José Leite, tão logo cesse os efeitos eleitorais. É fundamental para o fortalecimento do Cariri, que seus políticos façam política com grandeza, sem pequenez, respeitando as urnas, mas trabalhando a favor do desenvolvimento da região.


Disse me disse


• O prefeito de Parambu, Genecias Noronha, um dos mais votados no Ceará, se prepara para ser candidato a deputado federal em 2010. Tem forte base política no Cariri.
• O deputado Paulo Henrique Lustosa é entusiasta da proposta de unir cada vez mais o Cariri e cobrar pesados investimentos do Governo Lula e do Governo Cid para alavancar a economia do Cariri.
Desculpe a ignorância, a denúncia do deputado Sineval Roque não é choro de derrotado?


Coluna política publicada na edição de hoje, do Jornal do Cariri.
Por Donizete Arruda

Nenhum comentário: