domingo, 30 de novembro de 2008
CONSELHOS AOS PREFEITOS ELEITOS
O governador Cid Gomes (PSB) reuniu, nesta semana, todos os prefeitos eleitos do Ceará para uma conversa. O governador deu uma série de conselhos aos prefeitos eleitos, dentre eles, notou-se, o de que os novos gestores devem passar os dois primeiros anos atuando apenas nos serviços básicos, fazendo caixa, economizando, para nos dois últimos anos, trabalhar, fazer obras e em suma, se reeleger. Essa fórmula é a utilizada por Cid Gomes em sua gestão atual. Todos hoje, gritam contra o governo. Esperem 2009 que vai começar o festival de realizações, culminando em 2010, ano da reeleição.
Essa fórmula maniqueísta já é utilizada por muitos políticos conservadores. Atualmente, está se espalhando entre os ditos de centro e de esquerda. Ou seja, os setores mais progressistas, por puro oportunismo e apego ao poder lançam mão de uma prática atrasa e fisiológica para se manter no poder. Os conselhos do governador Cid Gomes, em um país sério, daria uma queda instantânea na popularidade. Aqui, todos, os partidos de esquerda, a imprensa, acham normal.
PREGANDO NO DESERTO
O vice-prefeito de Juazeiro do Norte José Roberto Celestino parece ser uma das poucas pessoas lúcidas do atual momento político. No encontro com o governador, representando o prefeito eleito Manoel Santana, Celestino ousou dizer que a fórmula do Cid Gomes é boa para se reeleger, mas não para o povo. “Governo tem que ter continuidade”, avaliou Celestino, que defende para Juazeiro uma atuação permanente do poder público, em busca de soluções para os principais problemas da cidade.
GATO ESCALDADO
O atual prefeito de Juazeiro do Norte Raimundo Macedo não ficará no PT ou PSB. Ele quer ficar em uma legenda em que possa dar as ordens, conduzir o diretório. Raimundão é gato escaldado com esse negócio de diretório municipal de partido político. Ele jamais esquecerá a lição do PSDB em julho deste ano. Alternativas para Raimundão: PPS, PHS ou PSDC. O tempo dirá o resultado de toda essa espera.
SERÁ QUE ELE VAI MANDAR?
Acredito que não. A pergunta certa é: Raimundão vai mandar alguma coisa no governo de Manoel Santana. Repito. Acredito que não. O prefeito eleito de Juazeiro tem uma postura firme e convicção formada. Tem suas próprias opiniões e, às vezes, alguns amigos apontam que ele é firme até demais quando tem um pensamento ou uma posição política. Com esse temperamento, fica difícil para Raimundo Macedo mandar em alguma coisa. Alguns aliados de Macedo acreditam até, que acontecerá um certo distanciamento dos dois a partir de janeiro.
EXPECTATIVA
A montagem do governo do prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, tem que ser feita de forma diferente. Com maior sigilo. São muitos os boatos, e vez ou outra, o prefeito já divulga quem vai assumir tal pasta. O interessante seria apresentar todo o secretariado, mais próximo da posse, e ao mesmo tempo, quais serão as principais ações dos primeiros cem dias. Nesse início de governo a população vai agüentar tudo, já com o tempo, vai começar a reclamar. Se Santana, Samuel e José Leite aceitarem o conselho do governador, teremos um 2009 e 2010 de muitas reclamações no triângulo Crajubar.
FALTA DE POSTURA
A postura do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com relação ao governo do Estado é ridícula. O partido ameaça uma semana, e na outra semana, lideranças tucanas aparecem na imprensa elogiando o governador, dizendo que está tudo bem, que não existe insatisfação. A falta de postura dos tucanos mostra o apego do partido ao poder. Quer ficar ao lado de Cid de qualquer jeito, mesmo que tenha que pagar o mico de ser enxotado periodicamente do governo pelos petistas.
SILÊNCIO
Os tucanos do Cariri ensaiaram uma rebelião contra o governador Cid Gomes. Em seguida, calaram-se. Silêncio que mostra que os tucanos, ao lado de Tasso Jereissati, têm um pé forte no governo. Falta apenas mostrar a cara. O PSDB no Cariri foi atacado nos últimos tempos pelos partidos da base aliada do governador Cid Gomes. Parece que gostaram.
ALTANEIRA
A política no Cariri não esfriou, mesmo com o fim das eleições municipais. Em Altaneira, o prefeito reeleito Antonio Dorival continua numa acirrada disputa com a oposição. Até festa, situação e oposição disputam para ver quem tem mais influência e dá mais apoio. A oposição acredita que se continuar a desgastar Dorival, a segunda gestão será pior que a primeira, e a chance de vitória em 2012 será mais concreta. Não concordo muito com o quanto pior, melhor. Mas, na política o acirramento é parte da disputa.
PRECISA MELHORAR
O prefeito reeleito de Salitre Agenor Ribeiro tem que avançar seu governo. Com uma equipe não muito competente, tem deixado passar muitas boas oportunidades de fazer Salitre crescer. A cidade está precisando de melhorias em vários aspectos. Lixo nas ruas e falta d’água, são alguns dos problemas vividos por várias comunidades. A falta de prestação de contas é estranha, e vai na contramão do que pregam os petistas, que na maioria, vem mantendo gestões sérias. Em 2008, a Câmara de Vereadores não recebeu a prestação de contas de contas da Prefeitura. Isso não é comum.
REPETIÇÕES
A exposição Repetições surgiu da vontade de trazer um novo rumo para os ares fotográficos do Cariri. Talvez o olhar ousado ou até mesmo um recorte do lado voyeur de todo ser humano, mas o que se mostra nesta exposição fotográfica é a repetição de vários nus em diferentes ângulos e situações, desmistificando o pudor e elaborando um panorama artístico do comum. A nudez. A exposição fotográfica Repetições de Allan Bastos acontece nesta quarta-feira 3 a partir das 20h30min, no espaço cultural Coletivo Malungo, em Crato.
COLETIVO CAMARADAS
Arte contemporânea, marxismo e ações artísticas coletivas serão temáticas discutidas durante o primeiro encontro realizado pelo Coletivo Camaradas, no dia 05 de dezembro, no Olhar Casa das Artes, na cidade do Crato. O Coletivo foi criado no final de 2007 com o intuito de discutir arte numa perspectiva marxista e participar de ações de defesa da fruição artística para o grande público. Os Camaradas realizaram em abril deste ano a 1ª. Mostra desUSa de Artes
Visuais que contou com o envio de trabalhos de artistas de várias regiões do país, no período de junho e julho deste ano liderou uma intensa mobilização contra a exclusão dos artistas Caririenses da Expocrato, participou de duas ações importantes no cenário nacional,
do evento Arte e Guerrilha em Salvador e da Teia 2008 no Distrito Federal, além de integrar o Pia - Programa de Interferências Ambientais o qual reúne artistas e coletivos de diversos estados brasileiros.
Serviço:
Encontro do Coletivo Camaradas
Dia 05 de dezembro de 2008 ( sexta-feira)
Horário: durante todo o dia
Local: Olhar Casa das Artes – Praça da Sé,91
blog: www.coletivocamaradas.blogspot.com
(88) 9248-5255 – Alexandre Lucas
Visuais que contou com o envio de trabalhos de artistas de várias regiões do país, no período de junho e julho deste ano liderou uma intensa mobilização contra a exclusão dos artistas Caririenses da Expocrato, participou de duas ações importantes no cenário nacional,
do evento Arte e Guerrilha em Salvador e da Teia 2008 no Distrito Federal, além de integrar o Pia - Programa de Interferências Ambientais o qual reúne artistas e coletivos de diversos estados brasileiros.
Serviço:
Encontro do Coletivo Camaradas
Dia 05 de dezembro de 2008 ( sexta-feira)
Horário: durante todo o dia
Local: Olhar Casa das Artes – Praça da Sé,91
blog: www.coletivocamaradas.blogspot.com
(88) 9248-5255 – Alexandre Lucas
FUTEBOL, PAIXÃO NACIONAL
Foi finalizada sexta-feira (28) e sábado(29), a 38ª última rodada do Brasileiro Série B. Na sexta, dois jogos, Gama 0 X 0 Bahia, Santo André 3 X 2 Paraná.Ontem, no Castelão, em Fortaleza, o Fortaleza que brigava para não cair , venceu e convenceu a torcida que compareceu ao Castelão, mais de 48 mil torcedores.O Leão que a duas rodadas encontra-se em uma situação de desespero, venceu seus dois adversários e conseguiu fugir do rebaixamento.Os três gols da vitória foram marcados no primeiro tempo através de Nei Paraíba aos 12 minutos, Gaúcho, de falta aos 19 minutos, e Oswaldo aos 43 minutos. Com a vitória assegurada, o tricolor criou algumas oportunidades de ampliar o marcador no segundo tempo, porém, não saiu dos 3 a 0 do primeiro tempo.Outros resultados de ontem:
AMRÉRICA RN 2 X 0 CORINTHIANS
CRB 1 X 3 ABC
MARILIA 2 X 1 CEARA
AVAI 2 X 2 SÃO CAETANO
PONTE PRETA 3X 1 CRICIÚMA
VILA NOVA 2 X 0 BRAGANTINO
JUVENTUDE 3 X 2 BARUERI
Com os resultados da última rodada, os quatros clubes que farão parte do Brasileirão Série A de 2009 serão:
1 Corinthians - 85 PG
2 Santo André - 68 PG
3 Avaí - 67 PG
4 Barueri - 63 PG
Os quatros times rebaixados para Série C 2009 foram : Marília , Criciúma,Gama e CRB.
Brasileirão Séria A
A penúltima rodada do Brasileirão Série A 2008, será realizada hoje, com 10 jogos, todos às 16 horas (horário do Ceará).O São Paulo líder isolado, enfrenta no Morumbi, o Fluminense, e depende de uma vitória para sagrar-se hexa-campeão brasileiro.Outros jogos que completarão a 37ª rodada:
NÁUTICO X ATLÉTICO PR
PORTUGUESA X SPORT
FLAMENGO X GOIÁS
VITÓRIA X PALMEIRAS
BOTAFOGO X FIGUEIRENSE
ATLÉTICO MG X SANTOS
INTERNACIONAL X CRUZEIRO
CORITIBA X VASCO
IPATINGA X GRÊMIO
Colaboração Amilton Som
COLUNA CAIRRI DESTE DOMINGO
CARROS
A região do Cariri tem uma forte vocação para o setor de automóveis. Principalmente em Juazeiro do Norte, onde ficam sediadas filiais das maiores vendedoras e fabricantes de carros do mundo. Para este fim de ano, algumas empresas já preparam grandes promoções, com o claro objetivo de aumentar as vendas. Neste período, e com a ajuda do décimo terceiro salário, muita gente pode trocar de carro. Os carros populares são ainda muito vendidos, mas alguns, de maior luxo, estão na crista da onde. É o caso do Civic, da Honda, bonito, e com um preço bem acessível.
CONSTRUÇÃO
O setor da construção civil em Juazeiro do Norte vem crescendo, o grande ponto deste crescimento é a questão do auto-financiamento. Os construtores do Cariri têm dinheiro no bolso, constroem, depois vendem. As instituições financeiras têm um forte papel na parceria com o setor. A crise econômica não atingiu este setor no Cariri.
MUDANÇA I
O Aeroporto Regional do Cariri bem que poderia mudar de nome. Sem desmerecer o nome atual de Orlando Bezerra, mas, nos últimos tempos, um empresário juazeirense vem se tornando um verdadeiro baluarte na luta pela melhoria do aeroporto regional. Falo do empresário e vice-prefeito eleito de Juazeiro José Roberto Celestino. O próprio governador Cid Gomes, recentemente, reconheceu o trabalho de Celestino por conseguir verbas para as reformas que o aeroporto necessita.
MUDANÇA II
Outra mudança que sugiro, e espero não causar muita polêmica com isso, é com relação ao estádio Romeirão. Por ser um grande torcedor do Vasco da Gama (que torço, também como vascaíno, para que não caia para a Série B), o nome de monsenhor Murilo de Sá Barreto bem que poderia ser o nome oficial do estádio Romeirão. Mais uma vez repito, sem desmerecer o nome de Mauro Sampaio. Apenas acredito que combina mais com os prédios em questão.
BERRO CARIRI
A cidade de Crato será sede, de 4 a 7 de dezembro, no Parque de Exposição Pedro Felício, da quinta edição do Berro Cariri, uma feira que vem sendo realizada desde 2004 objetivando incrementar o setor da ovinocaprinocultura regional. Serão priorizadas as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, apicultura e mandiocultura. O nome Berro Cariri foi idéia do saudoso monsenhor Francisco Murilo de Sá Barreto. Este, ao ser comunicado - pelo prof. Francisco Cunha, em 2004 - da iniciativa da Universidade Regional do Cariri (Urca) em promover uma Feira Regional da Ovinocaprinocultura, lembrou uma carta do padre Cícero (dirigida ao deputado Floro Bartolomeu) onde o sacerdote dizia: "O Cariri precisa continuar "berrando" na busca da solução dos seus problemas..." O prof. Cunha não teve dúvidas: o nome da Feira será Berro Cariri! E assim foi da 1ª a 5ª versão que será realizada de 4 a 7 de dezembro de 2008.
PROJETO
A partir desta segunda-feira, 1º de dezembro, o projeto Pró-Jovem, na cidade de Juazeiro do Norte, vai inscrever adolescentes visando a formação de novas turmas. Os participantes do programa recebem orientações, através de um curso de iniciação profissional com duração de um ano e meio, e ainda têm direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00. Os novos núcleos do Pró-Jovem irão funcionar nas escolas José Geraldo da Cruz (Salesianos), Manoel de Castro (Tiradentes), José Ferreira de Menezes (Vila Fátima) e na futura escola modelo em construção na localidade denominada Vila Nova. Os interessados devem procurar a Secretaria da Educação para maiores informações.
PRÊMIO
O Demutran de Juazeiro do Norte realiza solenidade de entrega do III Prêmio Demutran de Educação para o Trânsito, no próximo dia 12, no auditório do memorial Padre Cícero. Ao todo, 21 alunos de escolas da rede municipal ocupando as três primeiras colocações e farão jus a microsystem, bicicleta, DVD player, televisor, além de medalhas de honra ao mérito.
ÁGUA
A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec), no próximo dia 4 de dezembro, dará início às obras de implantação da rede de esgoto da rua Tenente João Teotônio, na comunidade do Cajueiro. A obra irá beneficiar 30 famílias e será feita com recursos próprios da Saaec. Equipes técnicas irão fazer todo o trabalho que durará 15 dias.
ORGÂNICOS
A feira de produtos orgânicos, iniciada na Praça José Geraldo da Cruz, já repete o mesmo sucesso na Praça José Ilânio Gondim, no Bairro Lagoa Seca. O objetivo vem sendo atingido que é gerar renda para pequenos produtores da agricultura orgânica residentes na zona rural de Juazeiro. São mais de 30 famílias no município que vivem da agricultura familiar e são beneficiadas com a idéia da feira orgânica. Os produtos são livres de agrotóxicos e podem ser adquiridos diretamente aos produtores na quarta-feira na Praça da Lagoa Seca e, na sexta-feira, na antiga Praça das Cacimbas. São, principalmente, verduras e frutas, mas não faltam ovo e galinha caipira, queijo, bolos e sequilhos, tudo vindo do campo. Além das barracas, a prefeitura dá o apoio logístico, sonorização do evento, balança e freezer.
MESTRES DO MUNDO
O IV Encontro de Mestres do Mundo, evento cultural que acontece no Cariri de 2 a 6 de dezembro, tem como grande atração o Mestre Convida, ou as Terreiradas, momento em que os mestres recebem os convidados em suas casas, mostrando in loco seus costumes, a sua arte. As Terreiradas ocorrem no dia 3, com o Reisado do Mestre Aldenir, no Crato; dia 4, com os Penitentes do Mestre Joaquim Mulato, em Barbalha; e no dia 5, na Lapinha (presépio) da Mestra Dona Tatai, no Juazeiro do Norte. As Terreiradas ocorrem sempre a partir das 20 horas e o público pode participar mediante inscrições, para isso, estão sendo destinadas 40 vagas para cada noite. Mais informações e inscrições no www.mestresdomundo.art.br.
VIOLETA ARRAES
O Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), professor Plácido Cidade Nuvens, abriu, em solenidade no auditório do Cine Educadora, em Crato, o 18º Congresso Nacional da Federação dos Arte Educadores do Brasil (18º Confaeb). O evento conta com 700 inscritos de várias partes do Brasil e palestrantes de países Ibero-Americanos. O evento tem continuidade até hoje. Ontem, sábado, em Barbalha, foi inaugurado, com a participação dos integrantes do Congresso, realizado por meio da Federação dos Arte Educadores do Brasil e a Urca, a Escola de Artes Violeta Arraes. Uma justa e honrosa homenagem a uma das maiores benfeitoras da Universidade Regional do Cariri (Urca). Em 1997, a ex-secretária de Cultura, ativista cultural, conhecida pela sua vasta contribuição à cultura brasileira e nordestina, assumiu a Urca, a convite do então governador do Estado, Tasso Jereissati. A expansão material, regional, dos cursos e qualificação do quadro docente foi uma de suas metas, em busca da autonomia da instituição. Com o seu projeto, procurou incansavelmente realizar com coerência a dinamização da cultura do sertão e a valorização do projeto Araripe, cuja linha mestra é o desenvolvimento humano regional sustentável.
Coluna Cariri publicada na edição deste domingo, 30, do jornal O Povo.
LUTHERIA BRASIL
Termina hoje, em Juazeiro do Norte, a Lutheria Brasil, evento de âmbito nacional voltado para a promoção, visibilidade, oferta de produtos, serviços especializados e fomento de negócios na lutheria artesanal brasileira (fabricação de instrumentos). O encontro, aberto na última quarta-feira, reúne os melhores luthiers do País, numa troca de experiências, com exposições, oficinas, shows de música popular brasileira e concertos eruditos. A falta de verbas prejudicou a programação. O encontro esteve na iminência de não ser realizado.
Na Feira de Construtores Artesanais de Instrumentos Musicais, um contraste entre o popular e o clássico. De um lado, uma exposição de instrumentos da banda cabaçal e instrumentos de cordas feitos de cabaça. Do outro, os instrumentos eruditos: fagote, violino e também violoncelo.
Entre os famosos construtores de instrumentos como violino, viola e violão, chamou a atenção um fabricante de banda cabaçal: José Antônio da Silva, conhecido por “Mestre Chico”, que levou a sua oficina para o Ginásio Poliesportivo, onde foi instalada a Feira de Construtores Artesanais de Instrumentos Musicais.
Leia mais no jornal Diário do Nordeste: www.diariodonordeste.com.br
Na Feira de Construtores Artesanais de Instrumentos Musicais, um contraste entre o popular e o clássico. De um lado, uma exposição de instrumentos da banda cabaçal e instrumentos de cordas feitos de cabaça. Do outro, os instrumentos eruditos: fagote, violino e também violoncelo.
Entre os famosos construtores de instrumentos como violino, viola e violão, chamou a atenção um fabricante de banda cabaçal: José Antônio da Silva, conhecido por “Mestre Chico”, que levou a sua oficina para o Ginásio Poliesportivo, onde foi instalada a Feira de Construtores Artesanais de Instrumentos Musicais.
Leia mais no jornal Diário do Nordeste: www.diariodonordeste.com.br
LIVRO SOBRE O GEOPARK
Escrito, em inglês – por André Herzog, Alexandre Sales e Gero Hillmer – o livro “The Unesco Araripe Geopark” mostra uma pequena história da evolução da vida, das rochas e dos continentes. A obra tem apresentação do governador Cid Gomes. Por falar em André Herzog , o ex-reitor da Urca, esteve recentemente em Montevidéu, capital do Uruguai, participando de uma capacitação na área da Paleontologia.
CENTENÁRIO
No próximo domingo, dia 7, na Igreja-Matriz de Santo Antônio, em Barbalha, haverá missa gratulatória pelo centenário de nascimento do líder católico e empresário caririense, Antônio Corrêa Celestino. A missa será celebrada por mons. Pedro Barreto Celestino, filho do homenageado, padre do Opus Dei, residente no Rio de Janeiro. À noite, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, ocorrerá a sessão comemorativa desse centenário, com o lançamento do livro “Antonio Corrêa Celestino”, cuja coordenação e produção ficaram a cargo de Renato Casimiro.
CANDACE SLATER
Quem esteve rapidamente no Cariri foi a pesquisadora em Lingüística da Universidade de Bekerley-California (EUA), Candace Slater. Ele veio a Fortaleza proferir palestra no Seminário Internacional sobre Geoparks e Geoturismo, promovido pelo Governo do Ceará entre os dias 13 e 14 de novembro. De lá deu um saltinho em Juazeiro do Norte para matar saudades dos muitos amigos que aqui possui. Candace anuncia que estará de volta ao Cariri no final do ano, sendo hóspede, como sempre da artista plástica Assunção Gonçalves.
FIM DE CICLO
FIM DE UM CICLO 1
A análise foi feita pelo conhecido arquiteto José Sales, responsável pela feitura do Plano Diretor de Crato: os engenhos de rapadura do Cariri estão com os dias contados. Dos mais de 100 engenhos que funcionaram na década de 60, no município de Barbalha, restam somente cinco, todos agonizantes. O fim da agroindústria canavieira, que durante 300 anos impulsionou a economia regional, está sendo denunciado por um fato inusitado. O gado está sendo solto dentro do canavial. A cana que seria moída pelos engenhos está sendo transformada em pasto.
FIM DE UM CICLO 2
As velhas moendas estão virando sucatas na bagaceira dos engenhos. Outras estão sendo vendidas para Estados nordestino, destinadas ao fabrico de cachaça e álcool. Recentemente, o proprietário do Engenho Padre Cícero, Antônio Sampaio, vendeu para Sergipe, por R$ 10 mil, um centenário engenho que funcionava no Sítio Venha Ver, a quatro quilômetros de Barbalha. Desiludido com a agroindústria canavieira, Antônio soltou o gado dentro das canas e anuncia a desativação do engenho, alegando que não compensa mais fabricar rapadura.
A análise foi feita pelo conhecido arquiteto José Sales, responsável pela feitura do Plano Diretor de Crato: os engenhos de rapadura do Cariri estão com os dias contados. Dos mais de 100 engenhos que funcionaram na década de 60, no município de Barbalha, restam somente cinco, todos agonizantes. O fim da agroindústria canavieira, que durante 300 anos impulsionou a economia regional, está sendo denunciado por um fato inusitado. O gado está sendo solto dentro do canavial. A cana que seria moída pelos engenhos está sendo transformada em pasto.
FIM DE UM CICLO 2
As velhas moendas estão virando sucatas na bagaceira dos engenhos. Outras estão sendo vendidas para Estados nordestino, destinadas ao fabrico de cachaça e álcool. Recentemente, o proprietário do Engenho Padre Cícero, Antônio Sampaio, vendeu para Sergipe, por R$ 10 mil, um centenário engenho que funcionava no Sítio Venha Ver, a quatro quilômetros de Barbalha. Desiludido com a agroindústria canavieira, Antônio soltou o gado dentro das canas e anuncia a desativação do engenho, alegando que não compensa mais fabricar rapadura.
TURISTA
De volta a terrinha, o historiador Armando Rafael. Durante alguns dias ele percorreu o Sul do Maranhão e o Norte de Tocantins, conhecendo a nova fronteira agrícola do Brasil. Mas como é apaixonado pela história, Armando demorou um pouco em Oeiras, onde conheceu o centro histórico da primeira capital do Piauí.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
A Universidade Regional do Cariri (URCA) promove, entre os dias 01 e 05 de dezembro, a I Semana de Ciência, o I Encontro Nordeste de Bioprospecção Molecular e o XI Encontro de Iniciação Científica. O Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa, deputado estadual Roberto Cláudio, participa da solenidade de abertura dos eventos, palestrando sobre o tema inovação tecnológica.
ESCOLA DE ENCENAÇÃO E DRAMATURGIA SERTANEJA
Desde quando foi criada, em 2005, a Cia. Cearense de Teatro Brincante, órgão da Sociedade Cariri das Artes, sediada em Crato, tem funcionado como uma verdadeira escola de formação de atores e desenvolvimento de dramaturgia fundada na cultura tradicional popular, elaborada por Cacá Araújo. Foram montadas as peças “A Comédia da Maldição”, que apresenta o mito da Mula-sem-cabeça (2005/2007); “O Pecado de Clara Menina”, abordando relações de poder e matreirices sertanejas, inspirada em poema anônimo medieval (2007/2008); “As presepadas de Zé Ozébe” (2007), sugerida pelo cordel A históra do cavalo que defecava dinheiro, de Leandro Gomes de Barros; e “a Donzela e o Cangaceiro” (2008), que traz o mito da Caipora e aborda temas ecológicos.
REFORMA TRIBUTÁRIA
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, afirmou nesta quinta-feira, 27 de novembro, que a votação da Reforma Tributária é de suma importância para conter a crise no país. “A reforma é boa para o sistema produtivo, melhora o ambiente de operação das empresas, ajuda na criação de empregos e é totalmente pró-crescimento”. Segundo Monteiro Neto, “a CNI entende que ainda existem pontos que precisam ser aperfeiçoados. Mas o certo é que não podemos adiá-la, caso contrário o processo será suspenso por no mínimo três anos”. Apesar de ser necessária sua aprovação, o presidente da CNI reconhece a existência de dificuldades, pela complexidade do tema, pela restrição causada pelo federalismo do país, com interesses heterogêneos dos Estados. “Porém, há um ponto na Reforma que, independentemente da disputa política e federativa, não podemos perder de vista. A Reforma Tributária destrava o processo de crescimento do país”, avaliou Monteiro Neto.
ABERTURA DO DOCE NATAL
Acontece hoje, no Centro Cultural do Araripe, localizado no Largo da RFFSA em Crato, às 20 horas, o lançamento do Doce Natal edição 2008, com o show “Bárbara” de Abdoral Jamacaru. O Doce Natal é um projeto Social do Governo Municipal do Crato que visa promover a solidariedade, a fraternidade, bem como, enaltecer o espírito natalino com arrecadação de doações e ações de cidadania.
MARÍLIA VENCE CEARÁ, MAS CAI PARA TERCEIRA DIVISÃO
Pela segunda vez no ano, o Marília teve uma disputa para permanecer na elite de um campeonato. No Paulistão, o time se salvou na última rodada. Na Série B, a sorte não foi a mesma. Jogando com casa cheia, o MAC até correspondeu, mas a vitória de 2 a 1 sobre o Ceará não evitou o rebaixamento. O Marília termina o campeonato na 17ª posição, com 45 pontos. Já o Ceará, com 49, encerra sua participação em 12º lugar. JÁ O Fortaleza escapou do rebaixamento, ao vencer o Brasiliense, no estádio Castelão, por 3 a 0.
Classificação final Série B 2008
1 Corinthians-SP 85
2 Santo André-SP 68
3 Avaí-SC 67
4 Barueri-SP 63
5 Ponte Preta-SP 58
6 Vila Nova-GO 58
7 Bragantino-SP 57
8 Juventude-RS 56
9 São Caetano-SP 54
10 Bahia-BA 52
11 Paraná-PR 49
12 Ceará-CE 49
13 ABC-RN 48
14 Brasiliense-DF 47
15 América-RN 46
16 Fortaleza-CE 45
17 Marília-SP 45
18 Criciúma-SC 41
19 Gama-DF 35
20 CRB-AL 24
Colaboração Amilton Som
HABITAÇÃO
O cronograma para que as entidades privadas sem fins lucrativos e vinculadas ao setor habitacional acessem os recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) foi alterado pela Instrução Normativa nº 52. Os recursos disponíveis para aquisição ou produção de moradias e lotes urbanizados são R$ 100 milhões. A IN 52/2008 foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28), com os novos prazos para os processos de habilitação e seleção de propostas. A validação da documentação entregue à Caixa Econômica Federal, para fins de habilitação, será feita até o dia 5 de dezembro. Até 12 de dezembro acontece a homologação e divulgação do resultado da habilitação de entidades. A apresentação de recurso em relação ao resultado do processo de habilitação pode ser feito até 19 de dezembro. Até 30 de dezembro serão julgados os recursos e feita a divulgação do resultado. Entre 2 de janeiro e 30 de janeiro, as entidades habilitadas terão de preencher consulta-prévia para terem suas propostas selecionadas, além de entregar projetos técnicos à Caixa para enquadramento das propostas. Até 27 de fevereiro deve ser feito o encaminhamento de relação de projetos técnicos enquadrados ao Ministério das Cidades.
PROPOSTAS
Mais de 50 organizações e movimentos sociais brasileiros entregaram, na última quarta-feira (26), uma carta no Palácio do Planalto dirigida ao presidente Lula, em que expressam suas demandas e propostas a respeito da crise econômica mundial, na tentativa de que o governo possa preservar os interesses do povo e não somente os do empresariado. Na carta, os movimentos elogiam a iniciativa do presidente brasileiro de ouvir o posicionamento das organizações sociais, sindicais, populares, pastorais sobre a atual crise, que, segundo eles, deve aprofundar-se sobre a economia, sobre a sociedade e, em especial, sobre o povo brasileiro. As propostas apresentadas buscam aproveitar a brecha da crise para implementar mudanças na política macroeconômica qualificadas pelos movimentos como neoliberal.
CRISE
O impacto da crise financeira e as estratégias das empresas brasileiras para superar os efeitos da recessão mundial serão debatidos na reunião do Fórum Nacional da Indústria, marcada para 2 de dezembro. O encontro será realizado das 9h30 às13h, na sede da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), em São Paulo. Órgão consultivo da diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Fórum reúne presidentes de 45 associações nacionais setoriais e de federações de indústrias. Além da crise, os empresários discutirão os pontos que precisam ser aperfeiçoados no projeto de reforma tributária em tramitação no Congresso e ações de mobilização para garantir a aprovação do texto ainda neste ano. O encontro de líderes industriais será coordenado pelo presidente da CNI, Armando Monteiro Neto.
TERRITÓRIOS DE PAZ
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Justiça, Tarso Genro, iniciam, no próximo dia 2, o lançamento dos quatro primeiros Territórios de Paz do país. Santo Amaro, em Recife (PE); Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ); Itapoã, no DF; e a Zona de Atendimento Prioritário 5, no Rio Branco (AC), receberão, simultaneamente, mais de 20 projetos de enfrentamento à criminalidade e ações sociais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
A participação do presidente Lula está prevista no evento de Recife, na terça-feira (2); e do Rio, na quinta (4). No DF, o lançamento será no dia 9; e no Acre, no dia 10. A chegada dos Territórios de Paz representa o marco de uma nova etapa do Pronasci, que está chegando ao dia-a-dia das comunidades. O ministro Tarso Genro destaca que o Território de Paz é um processo de ocupação do Estado, que retoma aos poucos o controle da região conflagrada. “O policiamento comunitário e a presença das estruturas de serviço da União vão se expandindo até que o Território seja ocupado pelo Estado. É uma blindagem policial, política e cultural para que o crime não prospere”, diz.
O policiamento comunitário é um dos projetos a serem lançados no Território de Paz. Treinado e valorizado com o Bolsa Formação e o Plano Habitacional, o policial mantém uma nova relação com a comunidade, baseada na confiança. Os agentes fazem ronda sempre na mesma região, tornando-se conhecidos da população local. Além disso, o Pronasci investe também na compra de equipamentos, viaturas e na construção de postos de polícia.
A participação do presidente Lula está prevista no evento de Recife, na terça-feira (2); e do Rio, na quinta (4). No DF, o lançamento será no dia 9; e no Acre, no dia 10. A chegada dos Territórios de Paz representa o marco de uma nova etapa do Pronasci, que está chegando ao dia-a-dia das comunidades. O ministro Tarso Genro destaca que o Território de Paz é um processo de ocupação do Estado, que retoma aos poucos o controle da região conflagrada. “O policiamento comunitário e a presença das estruturas de serviço da União vão se expandindo até que o Território seja ocupado pelo Estado. É uma blindagem policial, política e cultural para que o crime não prospere”, diz.
O policiamento comunitário é um dos projetos a serem lançados no Território de Paz. Treinado e valorizado com o Bolsa Formação e o Plano Habitacional, o policial mantém uma nova relação com a comunidade, baseada na confiança. Os agentes fazem ronda sempre na mesma região, tornando-se conhecidos da população local. Além disso, o Pronasci investe também na compra de equipamentos, viaturas e na construção de postos de polícia.
PROJETOS CULTURAIS
Um total de 192 projetos, entre 2.238 inscritos, foi selecionado pelo Programa BNB de Cultura 2009 - uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, com dotação orçamentária de R$ 3,0 milhões, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música e Artes Integradas ou Não-Específicas. A lista de projetos selecionados está disponível no portal do BNB (www.bnb.gov.br
Mais da metade dos recursos (R$ 2,019 milhões, ou 67,3%) serão destinados para projetos com ações culturais em municípios de até 100 mil habitantes, dentro da área de atuação do Banco (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo).
Dos 192 projetos, foram aprovados 40 de Artes Cênicas, 31 de Artes Visuais, 14 de Audiovisual, 29 de Literatura, 44 de Música e 34 de Artes Integradas ou Não-Específicas. Entre 543 inscritos no Ceará, foram contempladas 26 propostas, oriundas de 16 municípios - sendo 5 de Artes Cênicas, 4 de Artes Visuais, 1 de Audiovisual, 3 de Literatura, 7 de Música e 6 de Artes Integradas ou Não-Específicas.
A lista de cidades cearenses com projetos contemplados abrange: Aquiraz, Campos Sales, Fortaleza (oito), Iguatu, Irauçuba, Jaguaretama, Jaguaribara, Juazeiro do Norte (três), Madalena, Meruoca, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Pentecoste, Quixadá e São Gonçalo do Amarante. Desses 20 municípios, apenas dois (Fortaleza e Juazeiro do Norte) têm mais de 100 mil habitantes.
ARTIGO: A QUALIDADE DO TURISMO SOBRE QUATRO RODAS
Aproximam-se as férias de final de ano e aumenta nas Agências de Turismo a busca de pacotes de viagens para as pessoas que querem desfrutar os seus dias de descanso, seja para o transporte rodoviário ou aéreo. Inicia-se então um trabalho intensivo para apresentar o melhor ao turista, com a esperança da fidelização e a garantia de que nas próximas férias ele esteja novamente batendo às portas.
O turismo também contribui para o crescimento de várias áreas, gera empregos, desenvolvimento cultural e artístico. Vê-se que vários nichos sociais e econômicos são beneficiados pela atividade, que é de suma importância! Os profissionais da área devem ter o conhecimento da existência de vários eixos ou atividades, os quais interligados sustentam o turismo e faz com que se desenvolva, como: o transporte rodoviário por fretamento, as hospedagens, os serviços de alimentação, os pontos turísticos a serem visitados, as áreas destinadas às compras etc.
Para se ter uma idéia, só na cidade de São Paulo, segundo dados do São Paulo Convention Bureau, são recebidos, por ano, 10 milhões de visitantes, entre brasileiros e estrangeiros. Seja para tratar de negócios ou a lazer e aproveitar o que a cidade tem a oferecer em cultura, gastronomia e diversão, são 10 milhões de pessoas a mais em circulação gerando negócios, empregos e renda.
Podemos considerar também que o ponto essencial para o turismo regional é o transporte por fretamento, pois com o serviço é possível deslocar grupos de pessoas de um local a outro e garantir a segurança e a integridade física delas, desde o embarque, os percursos e o desembarque.
O sistema de transporte, acima de tudo, deve garantir o conforto do turista em todos os momentos, assim como todas as outras atividades turísticas devem manter um padrão de qualidade para proporcionar a volta do turista em uma outra ocasião. O serviço hoteleiro deve ser bem executado, a alimentação deve ter a qualidade requerida, o atendente da loja deve ser bem treinado para atender bem o turista que entra para comprar uma lembrancinha. Todos estes eixos devem estar bem alinhados para que todas as recordações do turista sejam agradáveis.
Da mesma forma, a contratação do transporte fretado, que levará o seu cliente-turista para conhecer os pontos ou percorrer médias ou longas distâncias, não se apresente devidamente, as agências terão, como conseqüência, uma série de clientes descontentes. Assim sendo, é seu dever zelar pela contratação de empresas que ofereçam a melhor prestação de serviços. A agência de turismo nada mais é do que uma administradora do descanso do turista, bem como dos serviços que serão contratados.
Como averiguar a qualidade das transportadoras que prestam o serviço de fretamento turístico? Busque junto às agências e órgãos reguladores as autorizações e condições para atuação e circulação dessas empresas. Verifique se há qualquer fato que desabone a empresa. Acompanhe de perto como e em quais condições o seu turista será transportado. Toda a qualidade de seu trabalho, muitas vezes, está sobre quatro rodas, que podem garantir a volta do turista à sua porta num próximo verão.
Por Regina Rocha, advogada, é especialista em turismo rodoviário e diretora executiva da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (www.fresp.org.br). E-mail: linkfresp@linkportal.com.br
O turismo também contribui para o crescimento de várias áreas, gera empregos, desenvolvimento cultural e artístico. Vê-se que vários nichos sociais e econômicos são beneficiados pela atividade, que é de suma importância! Os profissionais da área devem ter o conhecimento da existência de vários eixos ou atividades, os quais interligados sustentam o turismo e faz com que se desenvolva, como: o transporte rodoviário por fretamento, as hospedagens, os serviços de alimentação, os pontos turísticos a serem visitados, as áreas destinadas às compras etc.
Para se ter uma idéia, só na cidade de São Paulo, segundo dados do São Paulo Convention Bureau, são recebidos, por ano, 10 milhões de visitantes, entre brasileiros e estrangeiros. Seja para tratar de negócios ou a lazer e aproveitar o que a cidade tem a oferecer em cultura, gastronomia e diversão, são 10 milhões de pessoas a mais em circulação gerando negócios, empregos e renda.
Podemos considerar também que o ponto essencial para o turismo regional é o transporte por fretamento, pois com o serviço é possível deslocar grupos de pessoas de um local a outro e garantir a segurança e a integridade física delas, desde o embarque, os percursos e o desembarque.
O sistema de transporte, acima de tudo, deve garantir o conforto do turista em todos os momentos, assim como todas as outras atividades turísticas devem manter um padrão de qualidade para proporcionar a volta do turista em uma outra ocasião. O serviço hoteleiro deve ser bem executado, a alimentação deve ter a qualidade requerida, o atendente da loja deve ser bem treinado para atender bem o turista que entra para comprar uma lembrancinha. Todos estes eixos devem estar bem alinhados para que todas as recordações do turista sejam agradáveis.
Da mesma forma, a contratação do transporte fretado, que levará o seu cliente-turista para conhecer os pontos ou percorrer médias ou longas distâncias, não se apresente devidamente, as agências terão, como conseqüência, uma série de clientes descontentes. Assim sendo, é seu dever zelar pela contratação de empresas que ofereçam a melhor prestação de serviços. A agência de turismo nada mais é do que uma administradora do descanso do turista, bem como dos serviços que serão contratados.
Como averiguar a qualidade das transportadoras que prestam o serviço de fretamento turístico? Busque junto às agências e órgãos reguladores as autorizações e condições para atuação e circulação dessas empresas. Verifique se há qualquer fato que desabone a empresa. Acompanhe de perto como e em quais condições o seu turista será transportado. Toda a qualidade de seu trabalho, muitas vezes, está sobre quatro rodas, que podem garantir a volta do turista à sua porta num próximo verão.
Por Regina Rocha, advogada, é especialista em turismo rodoviário e diretora executiva da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (www.fresp.org.br). E-mail: linkfresp@linkportal.com.br
sábado, 29 de novembro de 2008
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR
Em meio à polêmica aprovação do piso salarial e o início da greve dos professores da rede pública estadual de ensino, o governador Cid Gomes enviou uma mensagem à Assembléia Legislativa criando quatro mil cargos para professores efetivos. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) é que o edital do concurso público para a contratação de novos profissionais seja publicado até fevereiro do ano que vem. O vencimento inicial será de R$ 1.257,34 para uma carga horária de 40 horas semanais.
O líder do governo na AL, deputado Nélson Martins (PT), disse que, pelo conteúdo da mensagem, não será preciso pedir urgência na votação. O documento deve ser lido no plenário na próxima terça-feira, dia 2, e então será apreciado pelos parlamentares. Nélson Martins espera que o projeto de lei seja aprovado em menos de duas semanas.
O novo concurso público deverá suprir as vagas abertas pelos professores que estão em processo de aposentadoria. A Seduc estima que seis mil pessoas estejam nessa situação. De acordo com a secretária da Educação, Izolda Cela, a medida tem um caráter preventivo. "Há um grande número de professores que aguardam a aposentadoria e estão afastados da sala de aula, mas que não liberaram as vagas ainda. Já garantimos a criação dos cargos sem ter de esperar eles saírem. São vagas de reposição para suprir as vagas existentes", explica.
O líder do governo na AL, deputado Nélson Martins (PT), disse que, pelo conteúdo da mensagem, não será preciso pedir urgência na votação. O documento deve ser lido no plenário na próxima terça-feira, dia 2, e então será apreciado pelos parlamentares. Nélson Martins espera que o projeto de lei seja aprovado em menos de duas semanas.
O novo concurso público deverá suprir as vagas abertas pelos professores que estão em processo de aposentadoria. A Seduc estima que seis mil pessoas estejam nessa situação. De acordo com a secretária da Educação, Izolda Cela, a medida tem um caráter preventivo. "Há um grande número de professores que aguardam a aposentadoria e estão afastados da sala de aula, mas que não liberaram as vagas ainda. Já garantimos a criação dos cargos sem ter de esperar eles saírem. São vagas de reposição para suprir as vagas existentes", explica.
IRREGULARIDADES
A comissão antidesmonte, que é formada por integrantes do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), voltou a se reunir ontem, às 11 horas, na sala dos órgãos colegiados da Procuradoria Geral da Justiça, para definir o andamento dos trabalhos, a partir de agora. Na próxima semana, alguns integrantes do referido grupo voltam ao interior para fazer vistorias nas prefeituras de Aquiraz, Baturité, Barbalha e Ipaumirim.
Na abertura da reunião de ontem, o presidente do TCM, conselheiro Ernesto Sabóia, entregou os relatórios das vistorias realizadas semana passada nos municípios de Pindoretama, Fortim e Morada Nova.
Os documentos citados indicam que foram encontradas 35 irregularidades na Prefeitura de Morada Nova, 35 em Pindoretama e 15 em Fortim.
No caso específico de Fortim, constam débitos de R$ 222.134,81 junto ao Fundo de Seguridade Social do Servidor. Em Morada Nova, entre as irregularidades apuradas, foi encontrado débito com o Instituto de Previdência no total de R$ 1.051.656,14.
Já na cidade de Pindoretama foi constatada a emissão de cheques sem fundo no valor total de R$ 596.315,32.
FONTE: Diário do Nordeste
Na abertura da reunião de ontem, o presidente do TCM, conselheiro Ernesto Sabóia, entregou os relatórios das vistorias realizadas semana passada nos municípios de Pindoretama, Fortim e Morada Nova.
Os documentos citados indicam que foram encontradas 35 irregularidades na Prefeitura de Morada Nova, 35 em Pindoretama e 15 em Fortim.
No caso específico de Fortim, constam débitos de R$ 222.134,81 junto ao Fundo de Seguridade Social do Servidor. Em Morada Nova, entre as irregularidades apuradas, foi encontrado débito com o Instituto de Previdência no total de R$ 1.051.656,14.
Já na cidade de Pindoretama foi constatada a emissão de cheques sem fundo no valor total de R$ 596.315,32.
FONTE: Diário do Nordeste
IDOSOS
Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e promover a integração entre os grupos da terceira idade nas regiões Centro-Sul, Sertão Central, Vale do Salgado e Cariri, começou, na última quinta-feira à noite, e prossegue até hoje, a XIII Semana da Terceira Idade. O evento é promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), nesta cidade.
Neste ano, o tema central é “Resgatando o sentido de envelhecer”, que foi debatido em mesa-redonda, na abertura do evento, realizada no auditório do Sesc. Os trabalhos foram dirigidos pelo coordenador local do Sesc e presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Raimundo Neto de Carvalho, e pela assistente social Clécia de Melo.
Neste ano, o tema central é “Resgatando o sentido de envelhecer”, que foi debatido em mesa-redonda, na abertura do evento, realizada no auditório do Sesc. Os trabalhos foram dirigidos pelo coordenador local do Sesc e presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Raimundo Neto de Carvalho, e pela assistente social Clécia de Melo.
CRESCIMENTO ECONÔMICO
Ceará registrou, entre 2000 e 2006, taxa média de criação de novas empresas com pessoal assalariado de 22,2%, com uma taxa média de unidades extintas de 15,5%. Os valores resultaram em um saldo positivo de 6,7% para o Estado, quando se considera a diferença entra a entrada e a saída de empresas no mercado local. O desempenho coloca o Ceará em situação melhor que a média do País e também do Nordeste.
No Brasil, a taxa média de entrada de novas empresas com pessoal assalariado no período foi de 20,3%, com 15,1% de saída, o que eqüivale a um saldo positivo de apenas 5,2%.
Já no Nordeste, os indicadores foram, respectivamente, de 22,1% e de 15,7%, o que corresponde a um saldo positivo de 6,4%. Na comparação com os demais estados da Região, a taxa média de entrada e de saída de empresas no mercado registrada pelo Ceará, levando em conta a diferença entre as duas variáveis, só ficou inferior àquelas anotadas pelo Maranhão e pelo Rio Grande do Norte, ambos com 7,8%.
Diário do Nordeste
No Brasil, a taxa média de entrada de novas empresas com pessoal assalariado no período foi de 20,3%, com 15,1% de saída, o que eqüivale a um saldo positivo de apenas 5,2%.
Já no Nordeste, os indicadores foram, respectivamente, de 22,1% e de 15,7%, o que corresponde a um saldo positivo de 6,4%. Na comparação com os demais estados da Região, a taxa média de entrada e de saída de empresas no mercado registrada pelo Ceará, levando em conta a diferença entre as duas variáveis, só ficou inferior àquelas anotadas pelo Maranhão e pelo Rio Grande do Norte, ambos com 7,8%.
Diário do Nordeste
PEDRO SIMON
Na tentativa de evitar a eleição do petista Tião Viana (PT-AC) para a presidência do Senado, o PMDB articula o nome do senador Pedro Simon (PMDB-RS) para entrar na disputa pelo comando da Casa Legislativa.
Com resistências do senador José Sarney (PMDB-AP) em lançar seu nome para disputar a vaga com o PT, os peemedebistas avaliam que Simon poderá unir governistas e senadores da oposição em torno da candidatura da legenda.
O nome de Simon ganhou força esta semana, depois que Sarney sinalizou que não pretende aceitar o convite para entrar na corrida pela presidência da Casa. O peemedebista disse a interlocutores do partido que não está disposto a enfrentar uma disputa direta com Viana.
Com resistências do senador José Sarney (PMDB-AP) em lançar seu nome para disputar a vaga com o PT, os peemedebistas avaliam que Simon poderá unir governistas e senadores da oposição em torno da candidatura da legenda.
O nome de Simon ganhou força esta semana, depois que Sarney sinalizou que não pretende aceitar o convite para entrar na corrida pela presidência da Casa. O peemedebista disse a interlocutores do partido que não está disposto a enfrentar uma disputa direta com Viana.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
FEBRE AFTOSA
O gerente regional da EMATERCE no Cariri, Adonias Sobreira informa que a Região já atingiu mais de 90% da cobertura vacinal da campanha contra a febre aftosa. O maior problema é no município de Missão Velha, que atingiu apenas 70% da meta. O alerta é grave e vale para todos os produtores: a cobertura vacinal é obrigatória e deve ser feita para que o Estado do Ceará possa comercializar carnes e derivados sem problemas, já que as barreiras sanitárias existem e são feitas em estados como Pernambuco. Se os animais não estiverem vacinados e forem detectados problemas da febre aftosa nos animais o Ceará fica prejudicado na comercialização de carne, leite e outros produtos, com diversos estados brasileiros.
IGREJA
A tradição vem da antiga localidade de Conceição do Buraco, no município de Orós, a 416 quilômetros de Fortaleza. A localidade e o distrito Guassussê foram cobertos pelas águas do açude Orós que estava sendo construído. Era o ano de 1960. No meio da inundação, a imagem de Nossa Senhora foi resgatada das águas e ganhou o altar da capela de Guassussê. Imaculada Conceição também é padroeira do distrito de Palestina, também no Orós, e de mais 36 municípios.
Os festejos começam, de acordo com cada paróquia, amanhã, 28, ou sábado próximo, mas a data de encerramento é a mesma: 8 de dezembro, dia em que os católicos reverenciam a Mãe de Deus. Nas capelinhas de Guassussê e da Palestina, pertencentes à diocese de Iguatu, os festejos serão abertos amanhã com o hasteamento das bandeiras e início dos novenários. As homenagens do dia 8 de novembro começam com alvoradas festivas, missas solenes e encerram com procissões. O mesmo está programado para o distrito de Várzea da Conceição, Cedro.
Na Meruoca, a 257 quilômetros de Fortaleza, a festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, começa amanhã com os fiéis carregando o pau da bandeira. Eles cortam o tronco de uma árvore nativa e levam até a igreja onde pedem uma graça. Sobral também celebra Nossa Senhora da Conceição como padroeira. Os festejos vão ser abertos amanhã, 28, às 18h30min com uma carreata saindo da igreja de Nossa Senhora de Fátima até a igreja matriz, no Centro.
Na cidade de Ipueiras, os católicos da cidade e visitantes reúnem-se na igreja matriz para as celebrações eucarísticas e novena a partir de amanhã, 28. O tema geral é “Queremos com Maria defender a vida, a partir dos excluídos, em nosso semi-árido!”. As homenagens continuam até o dia 8.
Cinco municípios da diocese do Crato - Farias Brito, Mauriti, Porteiras, Granjeiro e Ipaumirim - celebram Nossa Senhora da Conceição como padroeira. As homenagens começam no próximo sábado e continuam até o dia 8.
Na região do Maciço de Baturité, também há festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, nos municípios de Redenção, Aracoiaba, Guaramiranga e Pacoti. Em Redenção, a paróquia teve início a partir de uma capela construída há 140 anos.
Os festejos começam, de acordo com cada paróquia, amanhã, 28, ou sábado próximo, mas a data de encerramento é a mesma: 8 de dezembro, dia em que os católicos reverenciam a Mãe de Deus. Nas capelinhas de Guassussê e da Palestina, pertencentes à diocese de Iguatu, os festejos serão abertos amanhã com o hasteamento das bandeiras e início dos novenários. As homenagens do dia 8 de novembro começam com alvoradas festivas, missas solenes e encerram com procissões. O mesmo está programado para o distrito de Várzea da Conceição, Cedro.
Na Meruoca, a 257 quilômetros de Fortaleza, a festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, começa amanhã com os fiéis carregando o pau da bandeira. Eles cortam o tronco de uma árvore nativa e levam até a igreja onde pedem uma graça. Sobral também celebra Nossa Senhora da Conceição como padroeira. Os festejos vão ser abertos amanhã, 28, às 18h30min com uma carreata saindo da igreja de Nossa Senhora de Fátima até a igreja matriz, no Centro.
Na cidade de Ipueiras, os católicos da cidade e visitantes reúnem-se na igreja matriz para as celebrações eucarísticas e novena a partir de amanhã, 28. O tema geral é “Queremos com Maria defender a vida, a partir dos excluídos, em nosso semi-árido!”. As homenagens continuam até o dia 8.
Cinco municípios da diocese do Crato - Farias Brito, Mauriti, Porteiras, Granjeiro e Ipaumirim - celebram Nossa Senhora da Conceição como padroeira. As homenagens começam no próximo sábado e continuam até o dia 8.
Na região do Maciço de Baturité, também há festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, nos municípios de Redenção, Aracoiaba, Guaramiranga e Pacoti. Em Redenção, a paróquia teve início a partir de uma capela construída há 140 anos.
LEI SECA
Desde o início da vigência da Lei Seca (Lei 11.705), em junho deste ano, o número de pessoas que foram detidas dirigindo alcoolizadas no Ceará aumentou de 20, em 2007, para 60, só 2008, representando um salto de 300%. Os dados são da Polícia Rodoviária do Ceará (PRF/CE) e referem-se um comparativo feito nos dois anos, no período de junho a novembro.
As detenções por outros crimes de trânsito previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como homicídio culposo, prática de “rachas”, evasão do local do acidente e omissão de socorro à vítima aumentaram em 118%. Foram 83, de junho a novembro deste ano, contra 38 no mesmo período do ano passado.
Neste ano também foram registrados mais acidentes com feridos em comparação ao ano passado. Foram 1.049 acidentes que resultaram em 749 pessoas feridas (em 2008) contra 988 acidentes e 698 feridos (em 2007). Em contrapartida, o número de vítimas fatais diminuiu: foram 89 mortos no trânsito em 2008 e 94 ano passado.
Redação O POVO Online
As detenções por outros crimes de trânsito previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como homicídio culposo, prática de “rachas”, evasão do local do acidente e omissão de socorro à vítima aumentaram em 118%. Foram 83, de junho a novembro deste ano, contra 38 no mesmo período do ano passado.
Neste ano também foram registrados mais acidentes com feridos em comparação ao ano passado. Foram 1.049 acidentes que resultaram em 749 pessoas feridas (em 2008) contra 988 acidentes e 698 feridos (em 2007). Em contrapartida, o número de vítimas fatais diminuiu: foram 89 mortos no trânsito em 2008 e 94 ano passado.
Redação O POVO Online
CASA DE PROSTITUIÇÃO EM MAURITI
Uma mulher foi presa na madrugada de sábado, 22, em Mauriti acusada de manter uma casa de prostituição em Mauriti. No local foram encontradas duas mulheres uma de 21 anos, que morava em Maracanau, e outra de 24 anos, de Brejo Santo. As informações foram repassadas na manhã desta segunda-feira, 24, na sede da secretaria de Segurança Pública do Estado.
Cada garota cobrava R$ 50 por programa e metade do dinheiro ficava com Maria Venceslau de Morais, de 47 anos, que já respondia por crime de favorecimento de prostituição de menores.
Agora, Maria Venceslau irá responder por tráfico interno de pessoas, manutenção de casa de prostituição e favorecimento de prostituição. A mulher esta presa na cadeia pública de Mauriti e as garotas foram encaminhadas para suas casas. A secretaria afirma que as investigações vão continuar.
Redação O POVO Online
Cada garota cobrava R$ 50 por programa e metade do dinheiro ficava com Maria Venceslau de Morais, de 47 anos, que já respondia por crime de favorecimento de prostituição de menores.
Agora, Maria Venceslau irá responder por tráfico interno de pessoas, manutenção de casa de prostituição e favorecimento de prostituição. A mulher esta presa na cadeia pública de Mauriti e as garotas foram encaminhadas para suas casas. A secretaria afirma que as investigações vão continuar.
Redação O POVO Online
HOSPITAL FECHADO EM JATI
Um grupo de manifestantes promoveu protesto contra o fechamento do Hospital Geral de Jati, desativado no dia 13 de setembro, porque, segundo o diretor clínico, Francisco Alencar Macedo, os recursos repassados pela Prefeitura, cerca de R$ 26 mil por mês, foram insuficientes para sua manutenção. Os manifestantes exigem do prefeito Arlindo Rocha Neto a reabertura do Hospital. De acordo com o secretário de Finanças, Carlos César Teixeira Rocha, as manifestações têm motivos políticos. A maioria da população, segundo ele, está satisfeito com o atendimento no setor de saúde no município.
A ex-funcionária da unidade hospitalar, Maria de Fátima Souza, disse que está sendo programada outra manifestação. “Agora, nós vamos fechar a BR-116, que passa por dentro de Jati”, ameaça. Fátima diz que a rede de atendimento básico montada pela Prefeitura não atende a população que precisa se deslocar para Brejo Santo, a 20 quilômetros de distância, para atendimento.
As lideranças do município entregaram um abaixo-assinado à Câmara Municipal de Jati para ser encaminhado a Promotoria de Defesa de Saúde do Estado, solicitando uma providência. “A cidade não pode ficar sem este hospital”, reclama o comerciante Valmir Siqueira.
A ex-funcionária da unidade hospitalar, Maria de Fátima Souza, disse que está sendo programada outra manifestação. “Agora, nós vamos fechar a BR-116, que passa por dentro de Jati”, ameaça. Fátima diz que a rede de atendimento básico montada pela Prefeitura não atende a população que precisa se deslocar para Brejo Santo, a 20 quilômetros de distância, para atendimento.
As lideranças do município entregaram um abaixo-assinado à Câmara Municipal de Jati para ser encaminhado a Promotoria de Defesa de Saúde do Estado, solicitando uma providência. “A cidade não pode ficar sem este hospital”, reclama o comerciante Valmir Siqueira.
MACONHA EM IPAUMIRIM
Já está preso na sede da Polícia Federal, na cidade de Juazeiro do Norte, o vereador eleito de Ipaumirim Vanderlan Leandro Jorge, o Vando, eleito nas últimas eleições pelo Partido Trabalhista brasileiro (PTB). O delegado Tarcísio Abreu falou com a reportagem do Jornal do Cariri e informou que foram apreendidas mais de 600 quilos de maconha in natura e prensada, no Sítio Saco do Lacerda, na rural de Ipaumirim. Essa foi a maior apreensão de drogas da Região este ano. O plantio está numa área de difícil acesso, mas a PF conseguiu chegar até o local e fazer a apreensão
COMUNIDADE DO CAJUEIRO, EM CRATO
A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) informa que no próximo dia 4 de dezembro, dará início às obras de implantação da rede de esgoto da rua Tenente João Teotônio, na comunidade do Cajueiro. A obra irá beneficiar 30 famílias e será feita com recursos próprios da SAAEC. Equipes técnicas irão fazer todo o trabalho que durará 15 dias.
TRANSNORDESTINA
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou, na última terça-feira, o projeto da Transnordestina. A obra, considerada uma das mais importantes do governo Lula, terá o custo de R$ 5,4 bilhões, sendo R$ 2,6 bilhões provenientes do Fundo do Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) através da Sudene. A resolução que aprova o projeto será publicada na próxima segunda-feira no Diário Oficial da União. A partir desta data, a Transnordestina Logística e o Banco do Nordeste (BNB), agente operador do FDNE, têm até 120 dias para a assinatura do contrato. A previsão é de que as obras estejam concluídas dentro de três anos.
Já o prazo para a liberação do dinheiro, explica Rômulo Monteiro, diretor de Gestão de Fundos e Atração de Investimentos da Sudene, deverá começar em abril do próximo ano, com as parcelas sendo repassadas de acordo com o ritmo da obra, que serão fiscalizadas por uma comissão mista formada pelos órgãos envolvidos no projeto. Segundo ele, por meio do FDNE, a Sudene é quem mais impulsiona a Transnordestina, com o financiamento de R$ 2,6 bilhões, ou aproximadamente 48% do custo total da obra. ´O restante dos recursos estão assim distribuídos: cerca de R$ 1,42 bilhão são próprios; R$ 823 milhões, são do Finor (Fundo de Investimentos do Nordeste); R$ 225 milhões, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); R$ 180 milhões, do BNB; e R$ 164 milhões do governo federal´, explica. De acordo com Monteiro, para que o projeto fosse aprovado, a Transnordestina Logística teve que apresentar carta consulta à Sudene, à qual foi aprovada há cerca de um mês.
Já o prazo para a liberação do dinheiro, explica Rômulo Monteiro, diretor de Gestão de Fundos e Atração de Investimentos da Sudene, deverá começar em abril do próximo ano, com as parcelas sendo repassadas de acordo com o ritmo da obra, que serão fiscalizadas por uma comissão mista formada pelos órgãos envolvidos no projeto. Segundo ele, por meio do FDNE, a Sudene é quem mais impulsiona a Transnordestina, com o financiamento de R$ 2,6 bilhões, ou aproximadamente 48% do custo total da obra. ´O restante dos recursos estão assim distribuídos: cerca de R$ 1,42 bilhão são próprios; R$ 823 milhões, são do Finor (Fundo de Investimentos do Nordeste); R$ 225 milhões, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); R$ 180 milhões, do BNB; e R$ 164 milhões do governo federal´, explica. De acordo com Monteiro, para que o projeto fosse aprovado, a Transnordestina Logística teve que apresentar carta consulta à Sudene, à qual foi aprovada há cerca de um mês.
DOCE NATAL
Com o slogan "No Cratinho de Açúcar todo mundo é irmão" o projeto da Prefeitura Municipal do Crato, Doce Natal, começa a desenvolver seus trabalhos para a promoção de um Natal cheio de luz, paz, generosidade e fraternidade. Serão realizadas ações no intuito de arrecadar brinquedos, divertir e, sobretudo, promover a fraternidade que há no coração da população cratense. Em suma, serão atividades que arrecadarão brinquedos para um Feliz Natal para todas as crianças cratenses. Ações como a Doce Ilha Solidária, Doce Malhação, Doce Saúde, bem como o Mão Amiga, que realiza visita em hospitais, creches e ONGs. Dentro da programação do Doce Natal, a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, apresenta hoje o Doce Canção, a partir das 21h com um show de Geraldo Juinior e Banda,com o legitimo Forró Pé de Serra. O show será no Café Estação, localizado no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA. O Couvert artístico será um brinquedo.
PRAÇA NO BAIRRO LIMOEIRO, EM JUAZEIRO
O prefeito Raimundo Macedo agendou para às 19 horas deste sábado, dia 29 de novembro, a solenidade de inauguração da Praça Geraldo Rocha Sobreira no Bairro Limoeiro em Juazeiro do Norte. Ela fica situada na Rua Vereador Antonio Brás e constitui-se em mais um benefício que a atual gestão leva àquele bairro. Ali, o prefeito já entregou uma escola modelo com 16 salas de aula, Laboratório de Informática e quadra coberta, além de outra quadra coberta na Escola Odorina Castelo Branco Sampaio. Outros benefícios foram o posto de saúde, recuperação do calçamento do bairro, ligação de três ruas com a Avenida Castelo Branco e, atualmente, investe numa das obras mais importantes dos últimos tempos. Trata-se da urbanização da Avenida José Bezerra, que nasce no Limoeiro e segue margeando a Várzea das Timbaúbas cortando os bairros Franciscanos e Pio XII. A nova avenida está ganhando drenagens em alguns trechos, canteiros centrais, calçamento e uma no va iluminação pública já em funcionamento.
FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS
A feira de produtos orgânicos, iniciada na Praça José Geraldo da Cruz, já repete o mesmo sucesso na Praça José Ilânio Gondim, no Bairro Lagoa Seca. O objetivo vem sendo atingido que é gerar renda para pequenos produtores da agricultura orgânica residentes na zona rural de Juazeiro. São mais de 30 famílias no município que vivem da agricultura familiar e são beneficiadas com a idéia da feira orgânica. Os produtos são livres de agrotóxicos e podem ser adquiridos diretamente aos produtores na quarta-feira na Praça da Lagoa Seca e, na sexta-feira, na antiga Praça das Cacimbas. São, principalmente, verduras e frutas, mas não faltam ovo e galinha caipira, queijo, bolos e sequilhos tudo vindo do ca mpo. Além das barracas, a prefeitura dá o apoio logístico, sonorização do evento, balança e freezer.
A iniciativa recebe apoio da administração Raimundo Macedo, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, e numa parceria com a Ematerce e BNB por meio do Programa Agroamigo.
A iniciativa recebe apoio da administração Raimundo Macedo, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, e numa parceria com a Ematerce e BNB por meio do Programa Agroamigo.
MESTRES DO MUNDO
12 Mestres da Cultura do Ceará serão diplomados próxima terça-feira (2), em Juazeiro do Norte (CE), na solenidade de abertura do IV Encontro Mestres do Mundo que contará com as presenças do Governador, Cid Gomes, do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do Secretário, Auto filho. Na ocasião, também serão lançados o livro Cultura Popular e o Catálogo Mestres do Mundo, publicações do Ministério da Cultura e Secretaria Estadual. Atrações como os Maracatus Estrela de Ouro de Aliança e Leão Coroado (PE) e Nação Fortaleza (CE), além da atração internacional Grupo Elumbé (tambores) do Uruguai marcarão o início das atividades. A abertura acontecerá na Praça Padre Cícero, a partir das 18h. O IV Encontro Mestres do Mundo se estenderá até o dia 6 reunindo os mais variados gêneros culturais de diversas partes do País e do mundo.
• IV Encontro Mestres do Mundo
Local: Juazeiro do Norte/CE
Data: 2 a 6 de dezembro
Informações: (85) 3262. 5011 – 3262.0841
• IV Encontro Mestres do Mundo
Local: Juazeiro do Norte/CE
Data: 2 a 6 de dezembro
Informações: (85) 3262. 5011 – 3262.0841
SEMINÁRIO DE FÍSICA
Departamento de Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza o seminário
"Jogando luz na matéria: alguns resultados de espalhamento de luz em moléculas orgânicas", tendo como palestrante Dr. Paulo de Tarso (Departamento de Física da UFC. O seminário acotnece dia 5 de dezembro, (sexta-feira da próxima semana, às 17:00 horas, no Auditório João Almino da URCA - Campus Crajubar.
"Jogando luz na matéria: alguns resultados de espalhamento de luz em moléculas orgânicas", tendo como palestrante Dr. Paulo de Tarso (Departamento de Física da UFC. O seminário acotnece dia 5 de dezembro, (sexta-feira da próxima semana, às 17:00 horas, no Auditório João Almino da URCA - Campus Crajubar.
INCLUSÃO SOCIAL
Serão encerradas nesta quinta-feira, dia 27, às 9 horas, na Cadeia Pública do Crato, as oficinas de EVA e Corte e Costura, destinadas a 16 detentos, uma parceria da Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção – Crato, por meio do Comissão de Direitos Humanos, e Cadeia Pública do Crato, com apoio de empresas como a Gigi Tecidos e a Singer do Brasil. Na ocasião será feita a entrega de certificados aos 16 alunos participantes. Já as oficinas de pintura em cerâmica e jornal será encerrada no início do mês de dezembro. A idéia, segundo os organizadores, é realizar uma exposição e venda de todos os produtos confeccionados nas oficinas e também mostrar para a sociedade que mesmo convivendo com dificuldades, na realidade prisional do País, se pode contribuir para a promoção humana.
ARTE EDUCAÇÃO
Os maiores nomes da arte-educação Ibero-Americana já se encontram no Cariri para participarem do evento, que conta com mais de 700 inscritos de todo o Brasil.
O 18º Congresso Nacional da Federação dos Arte Educadores do Brasil (18º Confaeb) será aberto nesta quinta-feira, a partir das 8 horas, no auditório do Cine Educadora, no município do Crato, com 700 participantes de várias localidades do Brasil e exterior. O evento será histórico na região, por marcar a eleição da nova diretoria da Federação, ser discutida a mudança no estatuto nacional, além da inauguração da Escola de Artes Violeta Arraes, que acontecerá às 8 horas do dia 29, no município de Barbalha. Essa é a primeira vez que o evento acontece no Ceará.
Os maiores nomes na arte-educação Ibero-Americana já se encontram no Cariri e estarão presentes durante a solenidade de abertura do Congresso, que será presidida pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Plácido Cidade Nuvens.
O presidente do Congresso, Professor Doutor da URCA, Fábio Rodrigues, afirma que o evento de maior peso na área da arte-educação do Brasil, fará com que a região passe a ser por quatro dias o centro de discussões da área. Ele destaca a conquista da URCA e da Escola de Artes Violeta Arraes, nesse momento inaugural, de estar proporcionando um Congresso com participantes de renome.
Entre os palestrantes estão nomes como Doutora Olga Olaya, representante Latino-Americana da Sociedade Mundial de Educação pela Arte; Doutora Teresa Eça, de Portugal, representante da Rede Ibero-Americana de Educação Artística; Doutor José Mauro, da Universidade de Brasília (UnB), Presidente da Federação Nacional de Arte Educadores do Brasil; Juan Carlos Arañó Gisbert, da Universidade de Sevilla-Espanha, representante do Congresso Internacional de Educação Artística. Também estará presente na solenidade o Secretário de Cultura do Estado, Auto Filho.
O 18º Congresso Nacional da Federação dos Arte Educadores do Brasil (18º Confaeb) será aberto nesta quinta-feira, a partir das 8 horas, no auditório do Cine Educadora, no município do Crato, com 700 participantes de várias localidades do Brasil e exterior. O evento será histórico na região, por marcar a eleição da nova diretoria da Federação, ser discutida a mudança no estatuto nacional, além da inauguração da Escola de Artes Violeta Arraes, que acontecerá às 8 horas do dia 29, no município de Barbalha. Essa é a primeira vez que o evento acontece no Ceará.
Os maiores nomes na arte-educação Ibero-Americana já se encontram no Cariri e estarão presentes durante a solenidade de abertura do Congresso, que será presidida pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Plácido Cidade Nuvens.
O presidente do Congresso, Professor Doutor da URCA, Fábio Rodrigues, afirma que o evento de maior peso na área da arte-educação do Brasil, fará com que a região passe a ser por quatro dias o centro de discussões da área. Ele destaca a conquista da URCA e da Escola de Artes Violeta Arraes, nesse momento inaugural, de estar proporcionando um Congresso com participantes de renome.
Entre os palestrantes estão nomes como Doutora Olga Olaya, representante Latino-Americana da Sociedade Mundial de Educação pela Arte; Doutora Teresa Eça, de Portugal, representante da Rede Ibero-Americana de Educação Artística; Doutor José Mauro, da Universidade de Brasília (UnB), Presidente da Federação Nacional de Arte Educadores do Brasil; Juan Carlos Arañó Gisbert, da Universidade de Sevilla-Espanha, representante do Congresso Internacional de Educação Artística. Também estará presente na solenidade o Secretário de Cultura do Estado, Auto Filho.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
MAIS QUALIFICAÇÃO PARA OS PROFESSORES
O deputado Welington Landim (PSB) defendeu a qualificação dos professores para melhorar a educação no País. O parlamentar destacou o editorial do jornal Diário do Nordeste do último domingo, intitulado “Quadro a reverter”, que traz dados divulgados pelo IBGE acerca da situação dos estudantes no País.
De acordo com o Editorial, no Brasil 2,43 milhões de pessoas, entre 07 e 14 anos, não sabem ler nem escrever. 87,2% destes jovens estão matriculados no ensino médio ou fundamental da rede pública.
Na avaliação de Welington Landim, os dados são alarmantes e o problema está, em grande parte, na falta de qualificação dos professores. “Não há aprendizado sem uma formação adequada para os professores. O dinheiro é um grande incentivo, mas a qualificação dos professores é fundamental para que possamos ter uma mudança neste quadro”, disse. Para ele, é preciso prezar, também, pela auto-estima do professor.
O parlamentar afirmou que atualmente a escola pública está desacreditada, e defendeu incentivos para professores e funcionários, para que esse quadro possa melhorar. “Temos que criar mecanismos de incentivo, a começar pela prioridade, que é a educação”, disse.
De acordo com o Editorial, no Brasil 2,43 milhões de pessoas, entre 07 e 14 anos, não sabem ler nem escrever. 87,2% destes jovens estão matriculados no ensino médio ou fundamental da rede pública.
Na avaliação de Welington Landim, os dados são alarmantes e o problema está, em grande parte, na falta de qualificação dos professores. “Não há aprendizado sem uma formação adequada para os professores. O dinheiro é um grande incentivo, mas a qualificação dos professores é fundamental para que possamos ter uma mudança neste quadro”, disse. Para ele, é preciso prezar, também, pela auto-estima do professor.
O parlamentar afirmou que atualmente a escola pública está desacreditada, e defendeu incentivos para professores e funcionários, para que esse quadro possa melhorar. “Temos que criar mecanismos de incentivo, a começar pela prioridade, que é a educação”, disse.
CRÍTICA
A deputada Ana Paula Cruz (PMDB), criticou na última sexta-feira (21/11), em Plenário, os prejuízos causados aos mineradores do Cariri por uma operação realizada pela força-tarefa composta naquela região. A operação é dirigida pelo Ministério Público, pela Polícia Federal, pelo Ibama e pelo Departamento Nacional de Patrimônio Mineral e interditou três mineradoras em Nova Olinda e Santana do Cariri, com a finalidade de proibir a exploração da pedra cariri, devido ao não cumprimento da determinação imposta pela legislação ambiental.
Ana Paula frisou que existe a necessidade de uma atividade exploratória consciente e responsável, que busque a sustentabilidade. “O presidente da Cooperativa de Mineração dos Produtores da Pedra Cariri, Idemar Alencar, informou que mais de dois mil funcionários estão desempregados em decorrência das medidas adotadas. São duas mil famílias diretamente atingidas pela interdição, sem levar em consideração o número de pessoas indiretamente envolvidas nesse ramo comercial”, disse.
A deputada salientou ainda que é preciso levar em consideração o impacto do fechamento na economia local, que é fortemente influenciada pela atividade mineradora e que pode acarretar prejuízos para o comércio do Cariri.
De acordo com Ana Paula, o superintendente em exercício do Ibama no Ceará, João Juvêncio, e o coordenador de Controle e Proteção Ambiental Florestal da Semace, Arilo Veras, manifestaram preocupação com a situação e defenderam uma solução pacífica pela regularização e continuidade dos trabalhos das empresas, em substituição às medidas mais gravosas.
Ana Paula frisou que existe a necessidade de uma atividade exploratória consciente e responsável, que busque a sustentabilidade. “O presidente da Cooperativa de Mineração dos Produtores da Pedra Cariri, Idemar Alencar, informou que mais de dois mil funcionários estão desempregados em decorrência das medidas adotadas. São duas mil famílias diretamente atingidas pela interdição, sem levar em consideração o número de pessoas indiretamente envolvidas nesse ramo comercial”, disse.
A deputada salientou ainda que é preciso levar em consideração o impacto do fechamento na economia local, que é fortemente influenciada pela atividade mineradora e que pode acarretar prejuízos para o comércio do Cariri.
De acordo com Ana Paula, o superintendente em exercício do Ibama no Ceará, João Juvêncio, e o coordenador de Controle e Proteção Ambiental Florestal da Semace, Arilo Veras, manifestaram preocupação com a situação e defenderam uma solução pacífica pela regularização e continuidade dos trabalhos das empresas, em substituição às medidas mais gravosas.
DÍVIDA COM O NORDESTE
O deputado Professor Teodoro (PSDB) destacou na sessão desta terça-feira (25/11) da Assembléia Legislativa, entrevista concedida pelo ministro de Educação, Fernando Haddad, ao jornal O Povo, e publicada na edição de ontem. Na reportagem o representante do Governo Federal afirma que o país tem uma dívida com o Nordeste, já que nesta região há 12,5% de analfabetos na faixa etária dos 15 aos 29, enquanto que a média nas demais regiões é de 2,6%. Ou seja, há cinco vezes mais analfabetos nos estados nordestinos.
O parlamentar concordou com o ministro quando ele sugeriu que a saída para a situação caótica da educação competiria à universidade pública, a quem cabe a responsabilidade pela formação dos professores que vão atuar na rede de ensino fundamental e médio. “Para tanto, conta com a expansão das vagas nas universidades, notadamente nos cursos de licenciatura”, destacou Teodoro.
De acordo com o ministro, explicou Teodoro, a aprovação do piso nacional do magistério é fator indutor dessa melhoria, uma vez que vai tornar um elemento atraente de jovens para a carreira docente. “A fala do ministro prossegue quando trata da busca de uma escola mais eficaz no Brasil, que, segundo ele, passa por quatro eixos estruturantes: a melhoria do financiamento, a melhoria da gestão, a formação dos professores e avaliações periódicas”.
Site Assembléia Legislativa
O último discurso, por Charles Chaplin
Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar - se possível - judeus, o gentio... negros... brancos.
Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar ou desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma do homem... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
A aviação e o rádio aproximaram-se muito mais. A próxima natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: "Não desespereis!" A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem os homens, a liberdade nunca perecerá.
Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam ... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como um gado humano e que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos.
Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas é escrito que o Reino de Deus está dentro do homem - não de um só homem ou um grupo de homens, mas dos homens todos! Estás em vós! Vós, o povo, tendes o poder - o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto - em nome da democracia - usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.
É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progreso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos.
Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontres, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo - um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergues os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!
POLÍTICA NO CARIRI
Santana honrará compromissos
O prefeito eleito de Juazeiro, Manoel Santana, tem avisado aos partidos e políticos que o ajudaram a se eleger que irá respeitar todos os acordos assumidos na campanha. Assim, caberá ao prefeito Raimundo Macedo a secretaria de Educação e ao PSB do prefeito de Aurora, Carlos Macedo, a secretaria de Obras. Apesar das pressões em contrário, Santana está disposto a confirmar o médico Giovani Sampaio na secretaria de Saúde. O secretariado de Santana nessa primeira fase será amplo e comportará todos os aliados.
Ataque ao Governador
O prefeito de Aurora, Carlos Macedo, continuará presidindo a Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) mesmo quando tiver deixado o cargo a 1o de Janeiro. Acumulará a presidência da Aprece com a secretaria de Obras de Juazeiro. Cargo que irá assumir em janeiro, até a eleição da nova diretoria da Associação dos Prefeitos. Disposto a ser presidente da Aprece até o último dia, Carlos Macedo, bateu duro no governador Cid Gomes acusando-o de não dar atenção aos municípios do Cariri. Disse isso abertamente na frente de pelo menos 50 prefeitos em encontro ocorrido em Fortaleza. A origem desse confronto foi a ausência de Cid no palanque do PSB nas eleições de Aurora.
Santana refém de Raimundão
O maior problema para o prefeito eleito Manoel Santana é a falta de base na Câmara de Juazeiro. Hoje, apenas dois vereadores estão fechados no respaldo à futura administração. O prefeito Raimundo Macedo controla nove dos catorze vereadores e esse poder que mantém sobre a Câmara de Vereadores favorece suas exigências na nova administração. Essa situação incomoda Santana, que assume a prefeitura dependendo do humor dos vereadores de Raimundão.
Prefeitos sob ameaça
O PSDB pressiona os prefeitos de Assaré, Evanderto Almeida, e de Nova Olinda, Afonso Sampaio, a romperem o acordo firmado para votarem no prefeito reeleito de Parambu, Genecias Noronha, que é candidato a deputado federal em 2010 pelo PMDB. A cúpula tucana quer que Evanderto e Humberto apóiem um candidato a deputado federal do partido. Quem pressiona pelos votos é o deputado federal Manoel Salviano. Os prefeitos de Assaré e de Nova Olinda alegam que durante a última campanha eleitoral quem os auxiliou foi Genecias enquanto Salviano nem pensava em voto para a Câmara dos Deputados pois tinha certeza que seria eleito prefeito de Juazeiro.
Pressão em dobro
O deputado Vasques Landim garante que o prefeito de Assaré, Evanderto Almeida, irá apoiar sua candidatura à Assembléia do Ceará. Essa informação não procede apesar de Vasques Landim estar até dando entrevistas sobre o apoio de Evanderto a sua reeleição. Evanderto é eleitor assumido do deputado estadual Perboyare Diógenes, do PSL. Teria fracassado assim a proposta de Manoel Salviano de convencer o prefeito de Assaré a apoiar a sua reeleição e a de Vasques Landim, em troca de emendas no valor de R$ 2 milhões em 2009. Evanderto nem aceita discutir a possibilidade de não votar em Perboyare. Quanto a votar em Salviano, essa possibilidade apesar de remota não foi toda descartada por Evanderto.
Duelo no Crato
Os vereadores Dácio Luiz (PSDB) e Joana Pedrosa(PSB) travam uma acirrada disputa pela presidência da Câmara dos Vereadores do Crato. Na verdade, quem briga pelo cargo são o prefeito Samuel Araripe e o deputado estadual Sineval Roque. O jogo das promessas e das propostas de vaga no céu estão nas ruas do Crato. O vencedor desse confronto depende do voto de dois vereadores: Carlos Orlando e Ailton Esmeraldo. Para onde eles penderem, definirá o vitorioso.
Medo do Governador
O coordenador da bancada do Ceará, deputado Arnon Bezerra, permanece defendendo o fim da autonomia dos deputados federais e senadores cearenses. Arnon alega que foi uma medida positiva ter entregue 16 emendas de bancada para o total controle do governador Cid Gomes. Arnon também não condena os deputados federais do Ceará que com medo de Cid entregaram até as emendas individuais. O governador Cid Gomes está tão poderoso que acabará por influenciar na composição dos deputados que poderão se reeleger ou chegar à Câmara Federal pela primeira vez.
Desabafo verdadeiro
O PSDB não tem coragem de romper com o governador Cid Gomes. Esta frase em tom de indignação foi proferida pelo deputado Vasques Landim durante reunião tucana em Fortaleza. Dois dias depois da tucanada querer contestar a verdade de Vasques Landim, Cid Gomes convidou os deputados tucanos para um encontro. A tucanada foi e ao final da reunião jurou amor eterno ao Governador. Vasques Landim estava certo, os deputados do PSDB querem ser governo, mesmo sendo tratados como "cururu", termo usado contra o candidato do deputado tucano Cirilo Pimenta na sucessão de Quixeramobim.
Disse me disse
Sou ou não sou. Deputado Ely Aguiar anda perdido na Assembléia Legislativa. Tem dia que é um ácido crítico da política de segurança do Governo Cid Gomes. Mas, no dia seguinte, vota com a base governista.
Essa postura dúbia de Ely deve desagradar ao prefeito do Crato, Samuel Araripe, que virou um ardoroso defensor do governador Cid Gomes.
A prefeita de Lavras, Dena Oliveira, vai lançar o filho Daniel para disputar uma vaga de deputado estadual. Rompe assim com o deputado Neto Nunes.
Desculpe a ignorância, até quando os deputados do PSDB acreditarão que são da base aliada do governador Cid Gomes?
Coluna política escrita pelo jornalista Donizete Arruda, publicada no Jornal do Cariri, edição desta terça-feira, 25 de novembro.
PAPAI NOEL DE CARRO ANTIGO
A paixão por automóveis antigos vem crescendo no Cariri. O Clube do Automóvel Antigo Siqueira Campos, tem sido um dos mais atuantes na região, com a realização de exposições de veículos antigos, em eventos como a Expocrato.
Para divulgar um pouco mais os carros antigos, que enchem os olhos, pela beleza e estado de conservação, no próximo sábado, 29, vai acontecer no triângulo Crajubar, a recepção e desfile de Papai Noel. A saída será às 16 horas, da Praça da Sé, em Crato, com um percurso que seguirá para Barbalha e finalizando em Juazeiro do Norte, onde o bom velinho receberá a chave da cidade das mãos do prefeito Raimundo Macedo. O evento é uma promoção do Clube do Automóvel Antigo Siqueira Campos e do Cariri Shopping. O Papai Noel vai desfilar em um MP Lafer 76, de propriedade do empresário cratense Mário da Mapam.
Os organizadores esperam a participação de 48 automóveis, informa Mário Correia, vice-presidente do clube. A entidade atualmente conta com 74 associados, e 98 veículos cadastrados, com mais de 35 anos de uso e oitenta por cento de originalidade, distribuídos em municípios do Cariri e Centro-sul.
A chegada do Papai Noel, será no Cariri Shopping, onde estarão milhares de pessoas. A direção de Marketing do Shopping, articula a presença de famílias e crianças, além de alunos de diversos colégios públicos e particulares.
O presidente do Clube do Automóvel Antigo Siqueira Campos, Diogenaldo Dourado dos Santos, avisa que além do desfile do Papai Noel, a entidade vai expor 40 veículos na quinta edição do Berro Cariri, que se realizará de 4 a 7 de dezembro, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. Uma outra exposição acontecerá de 25 a 31 de janeiro próximo, no Shopping Cariri.
Siqueira Campos – O pernambucano Siqueira Campos, foi quem trouxe o primeiro carro para o Cariri: um FORD-T, em 29 de setembro de 1919, adquirido em Recife. Aqui chegou abrindo estradas pelos duros sertões, sem caminhos e sem infra-estrutura. O fato aconteceu 26 anos depois da chegada do primeiro carro no Brasil, um Peugeot 3, em 1893, adquirido por Henrique Dumont, irmão do ilustre Alberto Santos Dumont.
Para divulgar um pouco mais os carros antigos, que enchem os olhos, pela beleza e estado de conservação, no próximo sábado, 29, vai acontecer no triângulo Crajubar, a recepção e desfile de Papai Noel. A saída será às 16 horas, da Praça da Sé, em Crato, com um percurso que seguirá para Barbalha e finalizando em Juazeiro do Norte, onde o bom velinho receberá a chave da cidade das mãos do prefeito Raimundo Macedo. O evento é uma promoção do Clube do Automóvel Antigo Siqueira Campos e do Cariri Shopping. O Papai Noel vai desfilar em um MP Lafer 76, de propriedade do empresário cratense Mário da Mapam.
Os organizadores esperam a participação de 48 automóveis, informa Mário Correia, vice-presidente do clube. A entidade atualmente conta com 74 associados, e 98 veículos cadastrados, com mais de 35 anos de uso e oitenta por cento de originalidade, distribuídos em municípios do Cariri e Centro-sul.
A chegada do Papai Noel, será no Cariri Shopping, onde estarão milhares de pessoas. A direção de Marketing do Shopping, articula a presença de famílias e crianças, além de alunos de diversos colégios públicos e particulares.
O presidente do Clube do Automóvel Antigo Siqueira Campos, Diogenaldo Dourado dos Santos, avisa que além do desfile do Papai Noel, a entidade vai expor 40 veículos na quinta edição do Berro Cariri, que se realizará de 4 a 7 de dezembro, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. Uma outra exposição acontecerá de 25 a 31 de janeiro próximo, no Shopping Cariri.
Siqueira Campos – O pernambucano Siqueira Campos, foi quem trouxe o primeiro carro para o Cariri: um FORD-T, em 29 de setembro de 1919, adquirido em Recife. Aqui chegou abrindo estradas pelos duros sertões, sem caminhos e sem infra-estrutura. O fato aconteceu 26 anos depois da chegada do primeiro carro no Brasil, um Peugeot 3, em 1893, adquirido por Henrique Dumont, irmão do ilustre Alberto Santos Dumont.
SANTA MARIA ALACOQUE
A Diocese de Crato recepcionará, no próximo dia 26 de dezembro, as relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque, ora percorrendo as dioceses brasileiras em peregrinação. Essas relíquias – um ossário que contém vários fragmentos de ossos e uma parte do tecido cerebral, que se conserva incorrupto, por mais de 300 anos – serão recepcionadas inicialmente na Catedral de Nossa Senhora da Penha.
A peregrinação, que vem percorrendo diversos países partiu da França, onde Jesus apareceu à Santa, no século XVII. Conforme Dom Fernando Panico, bispo de Crato, o objetivo da peregrinação das relíquias da santa é despertar no povo essa devoção e preparar o Brasil para ser consagrado ao Coração de Jesus. No Cariri, segundo Dom Fernando, essa devoção já está bem arraigada e faz parte da cultura católica nos 32 municípios que formam a diocese de Crato, todos possuidores da associação de fiéis do Apostolado da Oração.
Para o Cura da Sé Catedral, Padre Edmilson Neves, as peregrinações contribuem para fazer conhecer a mensagem do Coração de Jesus no mundo, que é uma mensagem de paz, amor e reconciliação, além de reavivar a fé dos cristãos no profundo Amor do Divino Coração pela humanidade.
Quem foi a Santa
Santa Margarida Maria Alacoque era francesa, nasceu em 1647, e acreditava que sua missão era dar impulso à devoção ao Sagrado Coração. Ela morreu no dia 17 de outubro de 1690, aos 43 anos de idade. Foi beatificada no dia 18 de setembro de 1864 e canonizada no dia 13 de maio de 1920.
Colaboração
Armando Rafael
A peregrinação, que vem percorrendo diversos países partiu da França, onde Jesus apareceu à Santa, no século XVII. Conforme Dom Fernando Panico, bispo de Crato, o objetivo da peregrinação das relíquias da santa é despertar no povo essa devoção e preparar o Brasil para ser consagrado ao Coração de Jesus. No Cariri, segundo Dom Fernando, essa devoção já está bem arraigada e faz parte da cultura católica nos 32 municípios que formam a diocese de Crato, todos possuidores da associação de fiéis do Apostolado da Oração.
Para o Cura da Sé Catedral, Padre Edmilson Neves, as peregrinações contribuem para fazer conhecer a mensagem do Coração de Jesus no mundo, que é uma mensagem de paz, amor e reconciliação, além de reavivar a fé dos cristãos no profundo Amor do Divino Coração pela humanidade.
Quem foi a Santa
Santa Margarida Maria Alacoque era francesa, nasceu em 1647, e acreditava que sua missão era dar impulso à devoção ao Sagrado Coração. Ela morreu no dia 17 de outubro de 1690, aos 43 anos de idade. Foi beatificada no dia 18 de setembro de 1864 e canonizada no dia 13 de maio de 1920.
Colaboração
Armando Rafael
DICAS DE INGLÊS
Dicas de Inglês (English Usage Tips) – Jayro Starkey
Como se usa de forma errada o Genitive Case (‘S) por aqui! Veja alguns exemplos:
Nome de estabelecimentos comerciais:
Mandacaru’s. (nome de loja) errado.
Jean’s (nome de loja) errado.
Cyber’s (nome de lan house). Errado, a não ser que o proprietário se chame João Cyber, por exemplo.
Acho que é para dar um certo “requinte”. Simplesmente errado, considerando-se as regras anglo-saxônicas do uso do ‘S.
Devemos usar o ‘S quando o nome do estabelecimento é o próprio nome do proprietário:
Danúsia’s - correto.
Walter’s - correto.
Ou quando trata-se dos seguintes casos:
The doctor’s (practice) – consultório médico.
The dentist’s (practice) – consultório dentário.
The lawyer’s (office) – escritório de advocacia.
Sardi’s (restaurante) – restaurante do Sardi (Nova York)
Conran’s (bar and grill-room) – bar e grelhados do Conrad (Londres)
O uso incorreto mais comum de apóstrofos é para formar um plural. Em inglês, este tipo de erro é chamado de greengrocer's apostrophe (apóstrofo de quitandeiro), uma vez que lá, nos países de língua inglesa, parece ser o tipo de pessoa que mais incorre neste erro (ou pelo menos a mais visível). Se estiver falando de mais de uma maçã, escreva apples e não apple's. Via de regra, se não puder substituir a palavra por um pronome possessivo, não use o apóstrofo.
I hope you enjoyed it (espero que você tenha gostado)
Bye. See you then.
Jayro F. Starkey – jfstarkey@gmail.com
Visite: jayrostarkey.blogspot.com
Publicado na edição de hoje, 25 de novembro, do jornal do Cariri.
Como se usa de forma errada o Genitive Case (‘S) por aqui! Veja alguns exemplos:
Nome de estabelecimentos comerciais:
Mandacaru’s. (nome de loja) errado.
Jean’s (nome de loja) errado.
Cyber’s (nome de lan house). Errado, a não ser que o proprietário se chame João Cyber, por exemplo.
Acho que é para dar um certo “requinte”. Simplesmente errado, considerando-se as regras anglo-saxônicas do uso do ‘S.
Devemos usar o ‘S quando o nome do estabelecimento é o próprio nome do proprietário:
Danúsia’s - correto.
Walter’s - correto.
Ou quando trata-se dos seguintes casos:
The doctor’s (practice) – consultório médico.
The dentist’s (practice) – consultório dentário.
The lawyer’s (office) – escritório de advocacia.
Sardi’s (restaurante) – restaurante do Sardi (Nova York)
Conran’s (bar and grill-room) – bar e grelhados do Conrad (Londres)
O uso incorreto mais comum de apóstrofos é para formar um plural. Em inglês, este tipo de erro é chamado de greengrocer's apostrophe (apóstrofo de quitandeiro), uma vez que lá, nos países de língua inglesa, parece ser o tipo de pessoa que mais incorre neste erro (ou pelo menos a mais visível). Se estiver falando de mais de uma maçã, escreva apples e não apple's. Via de regra, se não puder substituir a palavra por um pronome possessivo, não use o apóstrofo.
I hope you enjoyed it (espero que você tenha gostado)
Bye. See you then.
Jayro F. Starkey – jfstarkey@gmail.com
Visite: jayrostarkey.blogspot.com
Publicado na edição de hoje, 25 de novembro, do jornal do Cariri.
ENCONTRO DE MESTRES DA CULTURA
O IV Encontro Mestres do Mundo reúne na região do Cariri, entre os dias 2 e 6 de dezembro, cerca de 300 mestres da cultura. O evento unirá em um mesmo espaço uma grande diversidade de tradições vindas de várias regiões do Brasil e de diversos países, como Peru, Colômbia, Venezuela e Peru, em encontros, oficinas e seminários, além de apresentações artísticas nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, na região do Cariri, sul do Ceará, a cerca de 560 km de Fortaleza.
Para a noite de abertura (2) estão previstos o lançamento do livro Cultura Popular e do Catálogo Mestres do Mundo, publicações do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura, respectivamente, a diplomação dos Mestres da Cultura do Ceará 2008, a apresentação dos Maracatus Estrela de Ouro de Aliança e Leão Coroado, ambos de Pernambuco, e Maracatu Nação Fortaleza, do Ceará, e ainda do Grupo Elumbé do Uruguai.
O IV Encontro Mestres do Mundo é uma promoção do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).
SERVIÇO
IV Encontro Mestres do Mundo
Local: Juazeiro do Norte/CE
Data: 2 a 6 de dezembro
Informações: (85) 3262. 5011 – 3262.0841
• Mais informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, empresa responsável pela assessoria do IV Encontro Mestres do Mundo, pelo fone (85) 3258.1001 ou pelo e-mail ad2m@ad2m.com.br Falar com Eugênia Brasil ou Mauro Costa
Jornalista responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP)
Outras informações www.mestresdomundo.art.br
Para a noite de abertura (2) estão previstos o lançamento do livro Cultura Popular e do Catálogo Mestres do Mundo, publicações do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura, respectivamente, a diplomação dos Mestres da Cultura do Ceará 2008, a apresentação dos Maracatus Estrela de Ouro de Aliança e Leão Coroado, ambos de Pernambuco, e Maracatu Nação Fortaleza, do Ceará, e ainda do Grupo Elumbé do Uruguai.
O IV Encontro Mestres do Mundo é uma promoção do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).
SERVIÇO
IV Encontro Mestres do Mundo
Local: Juazeiro do Norte/CE
Data: 2 a 6 de dezembro
Informações: (85) 3262. 5011 – 3262.0841
• Mais informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, empresa responsável pela assessoria do IV Encontro Mestres do Mundo, pelo fone (85) 3258.1001 ou pelo e-mail ad2m@ad2m.com.br Falar com Eugênia Brasil ou Mauro Costa
Jornalista responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP)
Outras informações www.mestresdomundo.art.br
INTERLOCUTOR
O deputado estadual, Vasques Landim, defendeu a nomeação de um interlocutor político pelo governador do Ceará, Cid Gomes. Ele considera que o chefe do executivo estadual precisa de uma pessoa da sua confiança para fazer essa intermediação sem deixar de ouvir os apelos, sugestões e críticas, principalmente do parlamento. A afirmação do parlamentar caririense foi feita mediante o pronunciamento do líder do governo na Assembléia, deputado Nelson Martins, para quem Cid Gomes tem agido de forma suprapartidária, especialmente na hora de decidir onde serão implantadas ações e obras do Governo. Por isso, Vasques defendeu que o governador se assessore de uma pessoa que tenha conhecimento sobre a política no Estado para fazer a interlocução entre Governo e Parlamento
NOTÍCIAS DO CRATO
CENTRO DE ZOONOSES TRABALHA ATIVAMENTE NA
CAMPANHA ANTI-RÁBICA
Iniciada , no ultimo sábado, a campanha anti-rábica de vacinação de cães e gatos. A campanha, coordenada pelo Centro de Zoonoses do Crato, ligado a Secretaria de Saúde do Município, visa vacinar cerca de 13 mil cães e 5 mil gatos, bem como atender toda área territorial do município o Centro envolverá mais de 100 vacinadores e 125 postos fixos de vacinação, em bairros da cidade. A partir do dia 2 de dezembro serão realizadas as vacinações em todos os distritos e localidades mais afastadas. No dia 2 as localidades atendidas serão: Batateiras, no Posto de Saúde e Escola Gisélia Pinheiro), São Gonçalo, Sitio Pelado, Campo Alegre, Guaribas, Almécegas, Anil, Serrinha e Sitio Páscoa.
MOBILIZAÇÃO SOCIAL TRABALHA
NO COMBATE AO CALAZAR E A DENGUE
A Mobilização Social, no intuito de esclarecer a comunidade sobre os cuidados e prevenção do calazar, está fazendo visitas domiciliares e proferindo palestras. Próximo dia 27, a equipe estará no Distrito de Dom Quintino e dia 28, no bairro Alto da Penha. Todas as visitas e a palestra serão proferidas pela manhã.
É importante salientar que a Mobilização Social também trabalha em combate a dengue e, dentro desse contexto, estará disponibilizando informações sobre a doença e o mosquito transmissor, amanhã, 26 ,na Escola Sonia Callou no distrito de Bela Vista.
SAÚDE DO CRATO E ALUNOS DA LEÃO SAMPAIO
PROMOVEM CURSO PARA GESTANTES
A Secretaria de Saúde do Crato, através da equipe do Programa de Saúde da Família PSF do bairro Seminário, em parceria com os alunos do curso de Psicologia da Faculdade Leão Sampaio, estão realizando um curso intitulado "Futura Mamãe". São 15 gestantes que estão sendo orientadas sobre: abordagem psicológica, (auto-estima, responsabilidade, aceitação da gravidez, comportamento de risco) e cuidados com a gestante e o recém nascido (importância da amamentação, higiene, alimentação saudável) O curso teve inicio no dia 21 de outubro, com encerramento previsto para o próximo dia 2 de dezembro. As reuniões acontecem no Centro de Referencia em Assistência Social ,CRAS Seminário, sempre as terças-feiras, pela manhã. No final do curso as participantes receberão um certificado e um kit para o bebê.
fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura do Crato
CAMPANHA ANTI-RÁBICA
Iniciada , no ultimo sábado, a campanha anti-rábica de vacinação de cães e gatos. A campanha, coordenada pelo Centro de Zoonoses do Crato, ligado a Secretaria de Saúde do Município, visa vacinar cerca de 13 mil cães e 5 mil gatos, bem como atender toda área territorial do município o Centro envolverá mais de 100 vacinadores e 125 postos fixos de vacinação, em bairros da cidade. A partir do dia 2 de dezembro serão realizadas as vacinações em todos os distritos e localidades mais afastadas. No dia 2 as localidades atendidas serão: Batateiras, no Posto de Saúde e Escola Gisélia Pinheiro), São Gonçalo, Sitio Pelado, Campo Alegre, Guaribas, Almécegas, Anil, Serrinha e Sitio Páscoa.
MOBILIZAÇÃO SOCIAL TRABALHA
NO COMBATE AO CALAZAR E A DENGUE
A Mobilização Social, no intuito de esclarecer a comunidade sobre os cuidados e prevenção do calazar, está fazendo visitas domiciliares e proferindo palestras. Próximo dia 27, a equipe estará no Distrito de Dom Quintino e dia 28, no bairro Alto da Penha. Todas as visitas e a palestra serão proferidas pela manhã.
É importante salientar que a Mobilização Social também trabalha em combate a dengue e, dentro desse contexto, estará disponibilizando informações sobre a doença e o mosquito transmissor, amanhã, 26 ,na Escola Sonia Callou no distrito de Bela Vista.
SAÚDE DO CRATO E ALUNOS DA LEÃO SAMPAIO
PROMOVEM CURSO PARA GESTANTES
A Secretaria de Saúde do Crato, através da equipe do Programa de Saúde da Família PSF do bairro Seminário, em parceria com os alunos do curso de Psicologia da Faculdade Leão Sampaio, estão realizando um curso intitulado "Futura Mamãe". São 15 gestantes que estão sendo orientadas sobre: abordagem psicológica, (auto-estima, responsabilidade, aceitação da gravidez, comportamento de risco) e cuidados com a gestante e o recém nascido (importância da amamentação, higiene, alimentação saudável) O curso teve inicio no dia 21 de outubro, com encerramento previsto para o próximo dia 2 de dezembro. As reuniões acontecem no Centro de Referencia em Assistência Social ,CRAS Seminário, sempre as terças-feiras, pela manhã. No final do curso as participantes receberão um certificado e um kit para o bebê.
fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura do Crato
ENFRENTAMENTO
Os adolescentes como protagonistas no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. É esta a nova perspectiva que caracteriza a III edição do Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece no centro de evento Riocentro, no Rio de Janeiro (Brasil) de 25 a 28 de novembro.
O evento, que reúne cerca de 3 mil delegados, se propõe a levantar a importância da temática, chamando a atenção dos governos e mobilizando articulações e políticas setoriais, junto aos representantes do legislativo, à família, à sociedade civil e ao setor privado.
A participação dos próprios adolescentes se apresenta como uma realidade forte neste III Congresso..Eles estão presentes em número muito maior das duas precedentes reuniões mundiais. São 300 (???), entre 12 e 18 anos, em vez dos 17 que estiveram na primeira edição do Congresso, em Estocolmo, na Suécia, em 1996, e dos 100 que foram protagonistas da segunda, em Yokohama, no Japão, em 2001.
Site da Adital
O evento, que reúne cerca de 3 mil delegados, se propõe a levantar a importância da temática, chamando a atenção dos governos e mobilizando articulações e políticas setoriais, junto aos representantes do legislativo, à família, à sociedade civil e ao setor privado.
A participação dos próprios adolescentes se apresenta como uma realidade forte neste III Congresso..Eles estão presentes em número muito maior das duas precedentes reuniões mundiais. São 300 (???), entre 12 e 18 anos, em vez dos 17 que estiveram na primeira edição do Congresso, em Estocolmo, na Suécia, em 1996, e dos 100 que foram protagonistas da segunda, em Yokohama, no Japão, em 2001.
Site da Adital
NOTÍCIAS DE AURORA
AURORA: vice-prefeito eleito comemora Bordas de prata
Num clima de muita animação e alegria, amigos, familiares e correligionários do vice-prefeito eleito de Aurora Antonio Landim, bem como da sua esposa Joana Darc(eleita também vereadora) comemoraram na noite da última sexta-feira, 21, as 'bordas de prata' do casal. A festa do aniversário dos 25 anos de enlace matrimonial aconteceu na chácara dos homenageados no sítio Angico do Meio. Pouco mais de mil pessoas, além de políticos e autoridades locais se fizeram presentes ao acontecimento, dentre as quais o prefeito eleito Adailton Macedo e sua esposa Rose, o vereador mais votado na última eleição Chico Henrique, a atual presidente da Câmara Socorro Macedo, o ex-prefeito João Antonio de Macedo(João de Zeca), o advogado Idemário Tavares, o vereador Dr. Arnaldo França, professores, lideranças comunitárias, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A abertura ocorreu com a celebração de uma missa campal oficiada pelo vigário de Aurora padre Cícero Leandro. Após o ato religioso com a renovação simbólica do matrimônio, os homenageados ofereceram aos seus convidados um coquetel, regado a boa música e muita cerveja. Na ocasião também se comemorou os 81 anos de vida do senhor José de Sousa, genitor da vereadora Joana Darc, além da alusão a vitória da coligação "O povo construindo o novo" que elegeu Adailton Macedo e Antonio Landim.
Distribuídos num amplo espaço da fazenda, preparado especialmente para o acontecimento, os convidados estiveram inteiramente à vontade durante toda a festa curtindo o aprazível aconchego bucólico do local sob o céu de estrelas do sítio Angico.
Foi uma comemoração bastante acolhedora e que primou pela organização como forma de garantir comodidade e descontração a todos os convidados. Todas as mesas foram visitadas pelo casal de homenageados, inclusive pelo prefeito eleito Adailton Macedo.
Sindicatos dos Servidores PúblicosMunicipais de Aurora elege nova diretória
Com apenas uma única chapa concorrente, cognominada de "A conquista de todos", o Sindicatos dos Servidores Público-Municipais de Aurora - SSPMA, na região do Cariri, realizou durante o último sábado, 22 a eleição para a escolha dos seus novos diretores para o próximo triênio. Para a atual diretoria, o bom trabalho desempenhado durante o mandado que está se vencendo fez com que a maioria dos associados aprovasse o projeto de trabalho que vem sendo executado pela direção da entidade. "Isso com certeza contribuiu para a eleição através de uma única chapa. O que só vem aprovar o nosso trabalho a frente do sindicato em favor de professores e demais funcionários público-municipais de maneira geral", enfatizou uma das diretoras do sindicato, a professora Cláudia Maria. O processo eleitoral teve início às 8 h na sede da entidade localizada a rua Marçal Pinto no centro da cidade terminando às 15 h; seguida da apuração. A comissão apuradora foi constituída pelas professoras: Dalveliza, Hélia Pessoa e Elizete Albuquerque. Terminado o escrutínio, foi registrado um total de 119 votantes, com 3 votos em branco registrados. Obtendo a chapa vencedora a maioria absoluta dos votos válidos.
A posse dos eleitos acontecerá em janeiro do ano vindouro. Era visível a alegria estampada nos semblantes de todos os integrantes da nova diretoria eleita responsáveis pelos destinos da entidade por mais 3 anos. Uma luta que não pode pára, afirmaram.
Diretoria Eleita:
Presidente: Profª Rejane M. Leite Granjeiro
Vice-presidente – Profª Fca. De Sousa Lira Saraiva
Secretária Geral – Profª Cláudia Maria de Sousa
Secretária de Finanças – Terezinha Custódio dos santos
Séc. de Formação, Comunicação e Cultura – Rdo. Leite Leal
Conselho Fiscal:
Fco. F. Ribeiro Araújo
Karla Fernandes Peixoto
Joana Ferreira F. Santos
Suplentes:
Maria Tereza B. dos Santos
Profª Maria Aurileide F. Peixoto
Joana T. de Luna
Edivânia T. Gonçalves
Dionísia Maria de Sousa
Maria Moreira C. Lobo
Jânia Maria de Sousa.
Colaboração
José Cícero
Aurora - CE.
Num clima de muita animação e alegria, amigos, familiares e correligionários do vice-prefeito eleito de Aurora Antonio Landim, bem como da sua esposa Joana Darc(eleita também vereadora) comemoraram na noite da última sexta-feira, 21, as 'bordas de prata' do casal. A festa do aniversário dos 25 anos de enlace matrimonial aconteceu na chácara dos homenageados no sítio Angico do Meio. Pouco mais de mil pessoas, além de políticos e autoridades locais se fizeram presentes ao acontecimento, dentre as quais o prefeito eleito Adailton Macedo e sua esposa Rose, o vereador mais votado na última eleição Chico Henrique, a atual presidente da Câmara Socorro Macedo, o ex-prefeito João Antonio de Macedo(João de Zeca), o advogado Idemário Tavares, o vereador Dr. Arnaldo França, professores, lideranças comunitárias, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A abertura ocorreu com a celebração de uma missa campal oficiada pelo vigário de Aurora padre Cícero Leandro. Após o ato religioso com a renovação simbólica do matrimônio, os homenageados ofereceram aos seus convidados um coquetel, regado a boa música e muita cerveja. Na ocasião também se comemorou os 81 anos de vida do senhor José de Sousa, genitor da vereadora Joana Darc, além da alusão a vitória da coligação "O povo construindo o novo" que elegeu Adailton Macedo e Antonio Landim.
Distribuídos num amplo espaço da fazenda, preparado especialmente para o acontecimento, os convidados estiveram inteiramente à vontade durante toda a festa curtindo o aprazível aconchego bucólico do local sob o céu de estrelas do sítio Angico.
Foi uma comemoração bastante acolhedora e que primou pela organização como forma de garantir comodidade e descontração a todos os convidados. Todas as mesas foram visitadas pelo casal de homenageados, inclusive pelo prefeito eleito Adailton Macedo.
Sindicatos dos Servidores PúblicosMunicipais de Aurora elege nova diretória
Com apenas uma única chapa concorrente, cognominada de "A conquista de todos", o Sindicatos dos Servidores Público-Municipais de Aurora - SSPMA, na região do Cariri, realizou durante o último sábado, 22 a eleição para a escolha dos seus novos diretores para o próximo triênio. Para a atual diretoria, o bom trabalho desempenhado durante o mandado que está se vencendo fez com que a maioria dos associados aprovasse o projeto de trabalho que vem sendo executado pela direção da entidade. "Isso com certeza contribuiu para a eleição através de uma única chapa. O que só vem aprovar o nosso trabalho a frente do sindicato em favor de professores e demais funcionários público-municipais de maneira geral", enfatizou uma das diretoras do sindicato, a professora Cláudia Maria. O processo eleitoral teve início às 8 h na sede da entidade localizada a rua Marçal Pinto no centro da cidade terminando às 15 h; seguida da apuração. A comissão apuradora foi constituída pelas professoras: Dalveliza, Hélia Pessoa e Elizete Albuquerque. Terminado o escrutínio, foi registrado um total de 119 votantes, com 3 votos em branco registrados. Obtendo a chapa vencedora a maioria absoluta dos votos válidos.
A posse dos eleitos acontecerá em janeiro do ano vindouro. Era visível a alegria estampada nos semblantes de todos os integrantes da nova diretoria eleita responsáveis pelos destinos da entidade por mais 3 anos. Uma luta que não pode pára, afirmaram.
Diretoria Eleita:
Presidente: Profª Rejane M. Leite Granjeiro
Vice-presidente – Profª Fca. De Sousa Lira Saraiva
Secretária Geral – Profª Cláudia Maria de Sousa
Secretária de Finanças – Terezinha Custódio dos santos
Séc. de Formação, Comunicação e Cultura – Rdo. Leite Leal
Conselho Fiscal:
Fco. F. Ribeiro Araújo
Karla Fernandes Peixoto
Joana Ferreira F. Santos
Suplentes:
Maria Tereza B. dos Santos
Profª Maria Aurileide F. Peixoto
Joana T. de Luna
Edivânia T. Gonçalves
Dionísia Maria de Sousa
Maria Moreira C. Lobo
Jânia Maria de Sousa.
Colaboração
José Cícero
Aurora - CE.
ARTIGO: O PIOR DA CRISE AINDA ESTÁ POR VIR ?
Num artigo anterior afirmávamos que a atual crise mais que econômico-financeira é uma crise de humanidade. Atingiram-se os fundamentos que sustentam a sociabilidade humana - a confiança, a verdade e a cooperação - destruídos pela voracidade do capital. Sem eles é impossível a política e a economia. Irrompe a barbárie.
Queremos levar avante esta reflexão de cariz filosófico, inspirados em dois notáveis pensadores: Karl Marx e Max Horkheimer. Este último foi proeminente figura da escola de Frankfurt ao lado de Adorno e Habermas. Antes mesmo do fim da guerra, em 1944, teve a coragem de dizer, em palestras na Universidade de Colúmbia nos EUA, publicadas sob o titulo Eclipse da Razão (no Brasil 1976) que pouco adiantava a vitória iminente dos aliados. O motivo principal que gerou a guerra continuava atuante no bojo da cultura dominante. Seria o seqüestro da razão para o mundo da técnica e da produção, portanto, para o mundo dos meios, esquecendo totalmente a discussão dos fins. Quer dizer, o ser humano já não se pergunta por um sentido mais alto da vida. Viver é produzir sem fim e consumir o mais que pode. É um propósito meramente material, sem qualquer grandeza. A razão foi usada para operacionalizar esta voracidade. Ao submeter-se, ela se obscureceu deixando de colocar as questões que ela sempre colocou: que sentido tem a vida e o universo, qual é o nosso lugar? Sem estas respostas só nos resta a vontade de poder que leva à guerra como na Europa de Hitler.
Algo semelhante dizia Marx no terceiro livro do Capital. Ai deixa claro que o ponto de partida e de chegada do capital é o próprio capital em sua vontade ilimitada de acumulação. Ele visa o aumento sem fim da produção, para a produção e pela própria produção, associada ao consumo, em vista do desenvolvimento de todas as forças produtivas. É o império dos meios sem discutir os fins e qual o sentido deste tresloucado processo. Ora, são os fins humanitários que sustentam a sociedade e conferem propósito à vida. Bem o expressou o nosso economista-pensador Celso Furtado: "O desafio que se coloca no umbral do século XXI é nada menos do que mudar o curso da civilização, deslocar o eixo da lógica dos meios a serviço da acumulação, num curto horizonte de tempo, para uma lógica dos fins em função do bem estar social, do exercício da liberdade e da cooperação entre os povos"(Brasil: a construção interrompida,1993,76).
Não foi isso que os ideólogos do neoliberalismo, da desregulação da economia e do laissez-faire dos mercados nos aconselharam. Eles mentiram para toda a humanidade, prometendo-lhe o melhor dos mundos. Para essa via não existiam alternativas, diziam. Tudo isso foi agora desmascarado, gerando uma crise que vai ficar ainda pior.
A razão reside no fato de que a atual crise se instaurou no seio de outras crises ainda mais graves: a do aquecimento global que vai produzir dimensões catastróficas para milhões da humanidade e a da insustentabilidade da Terra em consequência da virulência produtivista e consumista. Precisamos de um terço a mais de Terra. Quer dizer, a Terra já passou em 30% sua capacidade de reposição. Ela não agüenta mais o crescimento da produção e do consumo atuais como é proposto para cada pais. Ela vai se defender produzindo caos, não criativo, mas destrutivo.
Aqui reside o limite do capital: o limite da Terra. Isso não existia na crise de 1929. Dava-se por descontada a capacidade de suporte da Terra. Hoje não: se não salvarmos a sustentabilidade da Terra, não haverá base para o projeto do capital em seu propósito de crescimento. Depois de haver precarizado o trabalho, substituindo-o pela máquina, está agora liquidando com a natureza.
Estas ponderações aparecem raramente no atual debate. Predomina o tema da extensão da crise, dos índices da recessão e do nível de desemprego. Neste campo os piores conselheiros são os economistas, especialmente os ministros da Fazenda. Eles são reféns de um tipo de razão que os cega para estas questões vitais. Há que se ouvir os pensadores e os que ainda amam a vida e cuidam da Terra.
Leopnardo Boff - Teólogo
Fonte: Site Adital
Leia mais artigos: www.adital.org.br
Queremos levar avante esta reflexão de cariz filosófico, inspirados em dois notáveis pensadores: Karl Marx e Max Horkheimer. Este último foi proeminente figura da escola de Frankfurt ao lado de Adorno e Habermas. Antes mesmo do fim da guerra, em 1944, teve a coragem de dizer, em palestras na Universidade de Colúmbia nos EUA, publicadas sob o titulo Eclipse da Razão (no Brasil 1976) que pouco adiantava a vitória iminente dos aliados. O motivo principal que gerou a guerra continuava atuante no bojo da cultura dominante. Seria o seqüestro da razão para o mundo da técnica e da produção, portanto, para o mundo dos meios, esquecendo totalmente a discussão dos fins. Quer dizer, o ser humano já não se pergunta por um sentido mais alto da vida. Viver é produzir sem fim e consumir o mais que pode. É um propósito meramente material, sem qualquer grandeza. A razão foi usada para operacionalizar esta voracidade. Ao submeter-se, ela se obscureceu deixando de colocar as questões que ela sempre colocou: que sentido tem a vida e o universo, qual é o nosso lugar? Sem estas respostas só nos resta a vontade de poder que leva à guerra como na Europa de Hitler.
Algo semelhante dizia Marx no terceiro livro do Capital. Ai deixa claro que o ponto de partida e de chegada do capital é o próprio capital em sua vontade ilimitada de acumulação. Ele visa o aumento sem fim da produção, para a produção e pela própria produção, associada ao consumo, em vista do desenvolvimento de todas as forças produtivas. É o império dos meios sem discutir os fins e qual o sentido deste tresloucado processo. Ora, são os fins humanitários que sustentam a sociedade e conferem propósito à vida. Bem o expressou o nosso economista-pensador Celso Furtado: "O desafio que se coloca no umbral do século XXI é nada menos do que mudar o curso da civilização, deslocar o eixo da lógica dos meios a serviço da acumulação, num curto horizonte de tempo, para uma lógica dos fins em função do bem estar social, do exercício da liberdade e da cooperação entre os povos"(Brasil: a construção interrompida,1993,76).
Não foi isso que os ideólogos do neoliberalismo, da desregulação da economia e do laissez-faire dos mercados nos aconselharam. Eles mentiram para toda a humanidade, prometendo-lhe o melhor dos mundos. Para essa via não existiam alternativas, diziam. Tudo isso foi agora desmascarado, gerando uma crise que vai ficar ainda pior.
A razão reside no fato de que a atual crise se instaurou no seio de outras crises ainda mais graves: a do aquecimento global que vai produzir dimensões catastróficas para milhões da humanidade e a da insustentabilidade da Terra em consequência da virulência produtivista e consumista. Precisamos de um terço a mais de Terra. Quer dizer, a Terra já passou em 30% sua capacidade de reposição. Ela não agüenta mais o crescimento da produção e do consumo atuais como é proposto para cada pais. Ela vai se defender produzindo caos, não criativo, mas destrutivo.
Aqui reside o limite do capital: o limite da Terra. Isso não existia na crise de 1929. Dava-se por descontada a capacidade de suporte da Terra. Hoje não: se não salvarmos a sustentabilidade da Terra, não haverá base para o projeto do capital em seu propósito de crescimento. Depois de haver precarizado o trabalho, substituindo-o pela máquina, está agora liquidando com a natureza.
Estas ponderações aparecem raramente no atual debate. Predomina o tema da extensão da crise, dos índices da recessão e do nível de desemprego. Neste campo os piores conselheiros são os economistas, especialmente os ministros da Fazenda. Eles são reféns de um tipo de razão que os cega para estas questões vitais. Há que se ouvir os pensadores e os que ainda amam a vida e cuidam da Terra.
Leopnardo Boff - Teólogo
Fonte: Site Adital
Leia mais artigos: www.adital.org.br
ARTIGO: COMPRAS? FAÇA AS CONTAS
Dezembro se aproxima e com ele as festas do final do ano. Natal e Ano-Novo fazem deste mês um dos mais rentáveis para a indústria e comercio. Todos os anos, este é o período onde são oferecidos empregos temporários nos dois setores para dar conta das encomendas e atendimento. A economia se aquece e o pagamento do 13º e, possivelmente, da remuneração das férias trazem um “gás extra” ao bolso do trabalhador. Mas o que fazer pra não estourar o orçamento? Como calcular até onde podemos ir com os gastos de fim de ano? Quanto reservar para as despesas do início do ano?
No mês que montamos a árvore de natal e encomendamos o peru, parecemos inebriados com a euforia das festas e, muitas vezes, esquecemos de pensar no quanto precisamos reservar do orçamento para a virada do ano. Material escolar das crianças, matrícula do colégio, licenciamento e seguro do carro, gastos de viagem como passagens e hospedagens são algumas das despesas que representam um grande impacto no orçamento doméstico, de janeiro de cada ano. O problema é ainda maior quando, por razões diversas, o cidadão comum acumula dívidas e vê-se em situação difícil. Como diz o ditado popular: além da queda, coice! A solução parece ser uma só: planejamento!
No primeiro caso, o melhor é fazer as contas. Some tudo que tem que pagar (contas) e comprar (presentes), veja se dispõe do montante nas datas. Dê prioridade às contas. Assim o restante poderá ser usado de acordo com sua disponibilidade e ordem de prioridades. Se o seu caso é o segundo (você devedor), a sugestão é usar o 13º no abatimento total ou parcial da dívida. O que restar dela deve ser negociada e dividida em parcelas. Caso isso não seja possível, fuja dos juros altos dos cartões e parta para um empréstimo que usará no pagamento das dívidas, de preferência no banco que oferecer os juros mais baixos, sempre com parcelas dentro da sua capacidade de pagamento.
Este texto não se trata de uma apologia ao “anti-consumo”. Trata-se de um apanhado de sugestões de ações, simples, de grande impacto na saúde financeira da família. É fundamental que a cultura do planejamento financeiro faça, cada vez mais, parte da educação de todos. O Brasil crescerá ainda mais. Acompanhar e registrar as despesas, poupar, aplicar bem os vencimentos, e principalmente, não comprar (gastar) o que não se pode pagar, diminuirá a inadimplência e suas terríveis conseqüências: endividamento e desemprego.
Compras? Sim! Depois de fazer as contas.
Dimas de Castro e Silva Neto
-Mestre em Gerenciamento da Construção
pela University of Birmingham
Professor do Curso de Engenharia Civil da UFC Cariri
No mês que montamos a árvore de natal e encomendamos o peru, parecemos inebriados com a euforia das festas e, muitas vezes, esquecemos de pensar no quanto precisamos reservar do orçamento para a virada do ano. Material escolar das crianças, matrícula do colégio, licenciamento e seguro do carro, gastos de viagem como passagens e hospedagens são algumas das despesas que representam um grande impacto no orçamento doméstico, de janeiro de cada ano. O problema é ainda maior quando, por razões diversas, o cidadão comum acumula dívidas e vê-se em situação difícil. Como diz o ditado popular: além da queda, coice! A solução parece ser uma só: planejamento!
No primeiro caso, o melhor é fazer as contas. Some tudo que tem que pagar (contas) e comprar (presentes), veja se dispõe do montante nas datas. Dê prioridade às contas. Assim o restante poderá ser usado de acordo com sua disponibilidade e ordem de prioridades. Se o seu caso é o segundo (você devedor), a sugestão é usar o 13º no abatimento total ou parcial da dívida. O que restar dela deve ser negociada e dividida em parcelas. Caso isso não seja possível, fuja dos juros altos dos cartões e parta para um empréstimo que usará no pagamento das dívidas, de preferência no banco que oferecer os juros mais baixos, sempre com parcelas dentro da sua capacidade de pagamento.
Este texto não se trata de uma apologia ao “anti-consumo”. Trata-se de um apanhado de sugestões de ações, simples, de grande impacto na saúde financeira da família. É fundamental que a cultura do planejamento financeiro faça, cada vez mais, parte da educação de todos. O Brasil crescerá ainda mais. Acompanhar e registrar as despesas, poupar, aplicar bem os vencimentos, e principalmente, não comprar (gastar) o que não se pode pagar, diminuirá a inadimplência e suas terríveis conseqüências: endividamento e desemprego.
Compras? Sim! Depois de fazer as contas.
Dimas de Castro e Silva Neto
-Mestre em Gerenciamento da Construção
pela University of Birmingham
Professor do Curso de Engenharia Civil da UFC Cariri
Assinar:
Postagens (Atom)