quinta-feira, 27 de novembro de 2008

IGREJA

A tradição vem da antiga localidade de Conceição do Buraco, no município de Orós, a 416 quilômetros de Fortaleza. A localidade e o distrito Guassussê foram cobertos pelas águas do açude Orós que estava sendo construído. Era o ano de 1960. No meio da inundação, a imagem de Nossa Senhora foi resgatada das águas e ganhou o altar da capela de Guassussê. Imaculada Conceição também é padroeira do distrito de Palestina, também no Orós, e de mais 36 municípios.

Os festejos começam, de acordo com cada paróquia, amanhã, 28, ou sábado próximo, mas a data de encerramento é a mesma: 8 de dezembro, dia em que os católicos reverenciam a Mãe de Deus. Nas capelinhas de Guassussê e da Palestina, pertencentes à diocese de Iguatu, os festejos serão abertos amanhã com o hasteamento das bandeiras e início dos novenários. As homenagens do dia 8 de novembro começam com alvoradas festivas, missas solenes e encerram com procissões. O mesmo está programado para o distrito de Várzea da Conceição, Cedro.

Na Meruoca, a 257 quilômetros de Fortaleza, a festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, começa amanhã com os fiéis carregando o pau da bandeira. Eles cortam o tronco de uma árvore nativa e levam até a igreja onde pedem uma graça. Sobral também celebra Nossa Senhora da Conceição como padroeira. Os festejos vão ser abertos amanhã, 28, às 18h30min com uma carreata saindo da igreja de Nossa Senhora de Fátima até a igreja matriz, no Centro.

Na cidade de Ipueiras, os católicos da cidade e visitantes reúnem-se na igreja matriz para as celebrações eucarísticas e novena a partir de amanhã, 28. O tema geral é “Queremos com Maria defender a vida, a partir dos excluídos, em nosso semi-árido!”. As homenagens continuam até o dia 8.

Cinco municípios da diocese do Crato - Farias Brito, Mauriti, Porteiras, Granjeiro e Ipaumirim - celebram Nossa Senhora da Conceição como padroeira. As homenagens começam no próximo sábado e continuam até o dia 8.

Na região do Maciço de Baturité, também há festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, nos municípios de Redenção, Aracoiaba, Guaramiranga e Pacoti. Em Redenção, a paróquia teve início a partir de uma capela construída há 140 anos.

Nenhum comentário: