terça-feira, 25 de novembro de 2008

POLÍTICA NO CARIRI



Santana honrará compromissos

O prefeito eleito de Juazeiro, Manoel Santana, tem avisado aos partidos e políticos que o ajudaram a se eleger que irá respeitar todos os acordos assumidos na campanha. Assim, caberá ao prefeito Raimundo Macedo a secretaria de Educação e ao PSB do prefeito de Aurora, Carlos Macedo, a secretaria de Obras. Apesar das pressões em contrário, Santana está disposto a confirmar o médico Giovani Sampaio na secretaria de Saúde. O secretariado de Santana nessa primeira fase será amplo e comportará todos os aliados.

Ataque ao Governador

O prefeito de Aurora, Carlos Macedo, continuará presidindo a Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) mesmo quando tiver deixado o cargo a 1o de Janeiro. Acumulará a presidência da Aprece com a secretaria de Obras de Juazeiro. Cargo que irá assumir em janeiro, até a eleição da nova diretoria da Associação dos Prefeitos. Disposto a ser presidente da Aprece até o último dia, Carlos Macedo, bateu duro no governador Cid Gomes acusando-o de não dar atenção aos municípios do Cariri. Disse isso abertamente na frente de pelo menos 50 prefeitos em encontro ocorrido em Fortaleza. A origem desse confronto foi a ausência de Cid no palanque do PSB nas eleições de Aurora.

Santana refém de Raimundão

O maior problema para o prefeito eleito Manoel Santana é a falta de base na Câmara de Juazeiro. Hoje, apenas dois vereadores estão fechados no respaldo à futura administração. O prefeito Raimundo Macedo controla nove dos catorze vereadores e esse poder que mantém sobre a Câmara de Vereadores favorece suas exigências na nova administração. Essa situação incomoda Santana, que assume a prefeitura dependendo do humor dos vereadores de Raimundão.

Prefeitos sob ameaça

O PSDB pressiona os prefeitos de Assaré, Evanderto Almeida, e de Nova Olinda, Afonso Sampaio, a romperem o acordo firmado para votarem no prefeito reeleito de Parambu, Genecias Noronha, que é candidato a deputado federal em 2010 pelo PMDB. A cúpula tucana quer que Evanderto e Humberto apóiem um candidato a deputado federal do partido. Quem pressiona pelos votos é o deputado federal Manoel Salviano. Os prefeitos de Assaré e de Nova Olinda alegam que durante a última campanha eleitoral quem os auxiliou foi Genecias enquanto Salviano nem pensava em voto para a Câmara dos Deputados pois tinha certeza que seria eleito prefeito de Juazeiro.

Pressão em dobro

O deputado Vasques Landim garante que o prefeito de Assaré, Evanderto Almeida, irá apoiar sua candidatura à Assembléia do Ceará. Essa informação não procede apesar de Vasques Landim estar até dando entrevistas sobre o apoio de Evanderto a sua reeleição. Evanderto é eleitor assumido do deputado estadual Perboyare Diógenes, do PSL. Teria fracassado assim a proposta de Manoel Salviano de convencer o prefeito de Assaré a apoiar a sua reeleição e a de Vasques Landim, em troca de emendas no valor de R$ 2 milhões em 2009. Evanderto nem aceita discutir a possibilidade de não votar em Perboyare. Quanto a votar em Salviano, essa possibilidade apesar de remota não foi toda descartada por Evanderto.

Duelo no Crato

Os vereadores Dácio Luiz (PSDB) e Joana Pedrosa(PSB) travam uma acirrada disputa pela presidência da Câmara dos Vereadores do Crato. Na verdade, quem briga pelo cargo são o prefeito Samuel Araripe e o deputado estadual Sineval Roque. O jogo das promessas e das propostas de vaga no céu estão nas ruas do Crato. O vencedor desse confronto depende do voto de dois vereadores: Carlos Orlando e Ailton Esmeraldo. Para onde eles penderem, definirá o vitorioso.

Medo do Governador

O coordenador da bancada do Ceará, deputado Arnon Bezerra, permanece defendendo o fim da autonomia dos deputados federais e senadores cearenses. Arnon alega que foi uma medida positiva ter entregue 16 emendas de bancada para o total controle do governador Cid Gomes. Arnon também não condena os deputados federais do Ceará que com medo de Cid entregaram até as emendas individuais. O governador Cid Gomes está tão poderoso que acabará por influenciar na composição dos deputados que poderão se reeleger ou chegar à Câmara Federal pela primeira vez.

Desabafo verdadeiro

O PSDB não tem coragem de romper com o governador Cid Gomes. Esta frase em tom de indignação foi proferida pelo deputado Vasques Landim durante reunião tucana em Fortaleza. Dois dias depois da tucanada querer contestar a verdade de Vasques Landim, Cid Gomes convidou os deputados tucanos para um encontro. A tucanada foi e ao final da reunião jurou amor eterno ao Governador. Vasques Landim estava certo, os deputados do PSDB querem ser governo, mesmo sendo tratados como "cururu", termo usado contra o candidato do deputado tucano Cirilo Pimenta na sucessão de Quixeramobim.

Disse me disse

Sou ou não sou. Deputado Ely Aguiar anda perdido na Assembléia Legislativa. Tem dia que é um ácido crítico da política de segurança do Governo Cid Gomes. Mas, no dia seguinte, vota com a base governista.

Essa postura dúbia de Ely deve desagradar ao prefeito do Crato, Samuel Araripe, que virou um ardoroso defensor do governador Cid Gomes.

A prefeita de Lavras, Dena Oliveira, vai lançar o filho Daniel para disputar uma vaga de deputado estadual. Rompe assim com o deputado Neto Nunes.

Desculpe a ignorância, até quando os deputados do PSDB acreditarão que são da base aliada do governador Cid Gomes?



Coluna política escrita pelo jornalista Donizete Arruda, publicada no Jornal do Cariri, edição desta terça-feira, 25 de novembro.

Nenhum comentário: