sábado, 22 de novembro de 2008

MÍDIA DO NORDESTE

No Simpósio 200 Anos de História da Mídia no Nordeste, haverá espaços dedicados especialmente ao lançamento de livros. O público terá a oportunidade de presenciar esses momentos no dia 26 de novembro, às 18: 30 horas, e no dia 27, no mesmo horário. Os lançamentos acontecem no Centro Dragão de Mar de Arte e Cultura, como parte da programação do evento.

No dia 26, a pesquisadora Marialva Barbosa, da Universidade Federal Fluminense, vai apresentar a obra "História Cultural da Imprensa - Brasil (1900-2000)", da editora Mauad. A publicação discute a trajetória da imprensa durante todo o século XX, mapeando os momentos mais marcantes da mídia nesse espaço de tempo. Também no dia 26, estará presente a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Ana Paula Goulart, que vai lançar o livro "Comunicação e História: interface e novas abordagens". A obra, recém-publicada pela editora Maud, foi organizada em parceria com Micael Herschmann e traz artigos de autores como Jesus Martín-Barbero, Peter Burke, Randal Johnson, Marialva Barbosa e Alzira Alves de Abreu, entre outros.

No dia 27, é a vez do professor Sérgio Vilas Boas apresentar ao público do evento a sua obra "Biografismo" (Unesp, 2008). Com certo viés filosófico, o livro discute o fazer biográfico, englobando os modos de ler, criticar e praticar esse gênero. A obra traz uma análise consistente a respeito das biografias de Juscelino Kubistchek, de Cláudio Bojunga; Nelson Rodrigues e Garrincha, escrita por Ruy Castro; Chatô, de Fernando Morais; Mauá, de Jorge Caldeira; Stefan Zweid, de autoria do jornalista Alberto Dines; e Fidel Castro, elaborada por Cláudia Furiati. Também será lançada a edição de número 49 da Revista Comunicação e Sociedade, editada pelo professor Adolpho Queiroz. O conteúdo trata dos 200 anos de história da imprensa e propaganda no País.

Nenhum comentário: