sábado, 22 de novembro de 2008

TASSO SE ALIA A PT NO SENADO PARA ELEGER A CANDIDATURA DE TIÃO VIANA




Por: Donizete Arruda/Site Ceará Agora

Uma aliança inusitada está acontecendo no Senado Federal. Os arquiinimigos PT e senador Tasso Jereissati estão unidos e aliados no mesmo projeto político e eleitoral: eleger o senador Tião Viana como o novo presidente do Senado Federal. Tasso faz firme oposição ao PMDB que por ter maior bancada quer manter o cargo hoje ocupado pelo senador Garibaldi Alves.

O PT que não conta com outros votos na bancada do PSDB transformou o senador cearense Tasso Jereissati em modelo de político e não pára de elogiá-lo. Esse acordo agrada também ao presidente Lula e ao Planalto que deseja que o senador Tião Viana assuma o comando do Senado. Mas, essa união esbarra na força do PMDB e no apoio de outros senadores tucanos a um candidato peemedebista, onde o nome mais provável é do senador José Sarney. Leia mais sobre o inusitado da aliança Tasso Jereissati e PT em matéria da revista Veja:

Brasil
Tião, o candidato da oposição


Há dois anos, PT e PMDB fecharam um acordo que previa um rodízio entre os dois partidos nas presidências da Câmara e do Senado. Pelo acerto, a partir de fevereiro o petista Tião Viana (AC) presidirá o Senado e o peemedebista Michel Temer (SP), a Câmara. A combinação, porém, está ameaçada desde que o senador Renan Calheiros, que renunciou à presidência do Senado para escapar da cassação por crimes de corrupção, tráfico de influência, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, exploração de prestígio e sonegação fiscal, decidiu retomar o comando do Congresso. Renan colocou de prontidão seus seguidores dentro do PMDB – que não são poucos – para minar a ascensão do candidato petista. Os argumentos contra Viana revelam o grau de degradação que atingiu o Senado. Os peemedebistas alegam que o petista não pode ser presidente porque, no ano passado, ao assumir interinamente o cargo, ele teria criado terríveis constrangimentos para os colegas ao determinar a transparência nos gastos dos parlamentares, além de impedir o uso da máquina para salvar o mandato de Renan Calheiros. Diante de argumentos tão republicanos, o PMDB quer o senador José Sarney como o próximo presidente do Congresso.

A manobra de Renan Calheiros fragilizou a candidatura de Tião Viana, mas ainda não conseguiu inviabilizá-la por completo. Ao contrário, produziu um fato inédito no Congresso Nacional na era Lula: está se materializando uma curiosa aliança entre o PT e a oposição. Um grupo de senadores encabeçado por Demóstenes Torres, do DEM de Goiás, Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará, e Jarbas Vasconcelos, do PMDB de Pernambuco, já fechou questão em torno da candidatura do petista. Os senadores continuam na oposição, votam e discursam contra o governo Lula, mas consideram que a volta de Renan Calheiros e sua tropa ao comando do Parlamento seria um retrocesso sob todos os aspectos, principalmente em relação à já tão desgastada imagem da Casa. Resume o senador Demóstenes Torres: "Tião Viana, nesse contexto, acaba sendo uma noiva charmosa. Ele é criticado por suas virtudes. Entre ele e esse pessoal do PMDB que todo mundo conhece, não há dúvida".

imagem: O Globo

Nenhum comentário: