terça-feira, 25 de novembro de 2008

CRÍTICA

A deputada Ana Paula Cruz (PMDB), criticou na última sexta-feira (21/11), em Plenário, os prejuízos causados aos mineradores do Cariri por uma operação realizada pela força-tarefa composta naquela região. A operação é dirigida pelo Ministério Público, pela Polícia Federal, pelo Ibama e pelo Departamento Nacional de Patrimônio Mineral e interditou três mineradoras em Nova Olinda e Santana do Cariri, com a finalidade de proibir a exploração da pedra cariri, devido ao não cumprimento da determinação imposta pela legislação ambiental.

Ana Paula frisou que existe a necessidade de uma atividade exploratória consciente e responsável, que busque a sustentabilidade. “O presidente da Cooperativa de Mineração dos Produtores da Pedra Cariri, Idemar Alencar, informou que mais de dois mil funcionários estão desempregados em decorrência das medidas adotadas. São duas mil famílias diretamente atingidas pela interdição, sem levar em consideração o número de pessoas indiretamente envolvidas nesse ramo comercial”, disse.

A deputada salientou ainda que é preciso levar em consideração o impacto do fechamento na economia local, que é fortemente influenciada pela atividade mineradora e que pode acarretar prejuízos para o comércio do Cariri.

De acordo com Ana Paula, o superintendente em exercício do Ibama no Ceará, João Juvêncio, e o coordenador de Controle e Proteção Ambiental Florestal da Semace, Arilo Veras, manifestaram preocupação com a situação e defenderam uma solução pacífica pela regularização e continuidade dos trabalhos das empresas, em substituição às medidas mais gravosas.

Nenhum comentário: