domingo, 30 de novembro de 2008

TERRITÓRIOS DE PAZ

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Justiça, Tarso Genro, iniciam, no próximo dia 2, o lançamento dos quatro primeiros Territórios de Paz do país. Santo Amaro, em Recife (PE); Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ); Itapoã, no DF; e a Zona de Atendimento Prioritário 5, no Rio Branco (AC), receberão, simultaneamente, mais de 20 projetos de enfrentamento à criminalidade e ações sociais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A participação do presidente Lula está prevista no evento de Recife, na terça-feira (2); e do Rio, na quinta (4). No DF, o lançamento será no dia 9; e no Acre, no dia 10. A chegada dos Territórios de Paz representa o marco de uma nova etapa do Pronasci, que está chegando ao dia-a-dia das comunidades. O ministro Tarso Genro destaca que o Território de Paz é um processo de ocupação do Estado, que retoma aos poucos o controle da região conflagrada. “O policiamento comunitário e a presença das estruturas de serviço da União vão se expandindo até que o Território seja ocupado pelo Estado. É uma blindagem policial, política e cultural para que o crime não prospere”, diz.

O policiamento comunitário é um dos projetos a serem lançados no Território de Paz. Treinado e valorizado com o Bolsa Formação e o Plano Habitacional, o policial mantém uma nova relação com a comunidade, baseada na confiança. Os agentes fazem ronda sempre na mesma região, tornando-se conhecidos da população local. Além disso, o Pronasci investe também na compra de equipamentos, viaturas e na construção de postos de polícia.

Nenhum comentário: