domingo, 30 de novembro de 2008

COLUNA CAIRRI DESTE DOMINGO




CARROS
A região do Cariri tem uma forte vocação para o setor de automóveis. Principalmente em Juazeiro do Norte, onde ficam sediadas filiais das maiores vendedoras e fabricantes de carros do mundo. Para este fim de ano, algumas empresas já preparam grandes promoções, com o claro objetivo de aumentar as vendas. Neste período, e com a ajuda do décimo terceiro salário, muita gente pode trocar de carro. Os carros populares são ainda muito vendidos, mas alguns, de maior luxo, estão na crista da onde. É o caso do Civic, da Honda, bonito, e com um preço bem acessível.

CONSTRUÇÃO
O setor da construção civil em Juazeiro do Norte vem crescendo, o grande ponto deste crescimento é a questão do auto-financiamento. Os construtores do Cariri têm dinheiro no bolso, constroem, depois vendem. As instituições financeiras têm um forte papel na parceria com o setor. A crise econômica não atingiu este setor no Cariri.

MUDANÇA I
O Aeroporto Regional do Cariri bem que poderia mudar de nome. Sem desmerecer o nome atual de Orlando Bezerra, mas, nos últimos tempos, um empresário juazeirense vem se tornando um verdadeiro baluarte na luta pela melhoria do aeroporto regional. Falo do empresário e vice-prefeito eleito de Juazeiro José Roberto Celestino. O próprio governador Cid Gomes, recentemente, reconheceu o trabalho de Celestino por conseguir verbas para as reformas que o aeroporto necessita.

MUDANÇA II
Outra mudança que sugiro, e espero não causar muita polêmica com isso, é com relação ao estádio Romeirão. Por ser um grande torcedor do Vasco da Gama (que torço, também como vascaíno, para que não caia para a Série B), o nome de monsenhor Murilo de Sá Barreto bem que poderia ser o nome oficial do estádio Romeirão. Mais uma vez repito, sem desmerecer o nome de Mauro Sampaio. Apenas acredito que combina mais com os prédios em questão.

BERRO CARIRI
A cidade de Crato será sede, de 4 a 7 de dezembro, no Parque de Exposição Pedro Felício, da quinta edição do Berro Cariri, uma feira que vem sendo realizada desde 2004 objetivando incrementar o setor da ovinocaprinocultura regional. Serão priorizadas as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, apicultura e mandiocultura. O nome Berro Cariri foi idéia do saudoso monsenhor Francisco Murilo de Sá Barreto. Este, ao ser comunicado - pelo prof. Francisco Cunha, em 2004 - da iniciativa da Universidade Regional do Cariri (Urca) em promover uma Feira Regional da Ovinocaprinocultura, lembrou uma carta do padre Cícero (dirigida ao deputado Floro Bartolomeu) onde o sacerdote dizia: "O Cariri precisa continuar "berrando" na busca da solução dos seus problemas..." O prof. Cunha não teve dúvidas: o nome da Feira será Berro Cariri! E assim foi da 1ª a 5ª versão que será realizada de 4 a 7 de dezembro de 2008.

PROJETO
A partir desta segunda-feira, 1º de dezembro, o projeto Pró-Jovem, na cidade de Juazeiro do Norte, vai inscrever adolescentes visando a formação de novas turmas. Os participantes do programa recebem orientações, através de um curso de iniciação profissional com duração de um ano e meio, e ainda têm direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00. Os novos núcleos do Pró-Jovem irão funcionar nas escolas José Geraldo da Cruz (Salesianos), Manoel de Castro (Tiradentes), José Ferreira de Menezes (Vila Fátima) e na futura escola modelo em construção na localidade denominada Vila Nova. Os interessados devem procurar a Secretaria da Educação para maiores informações.

PRÊMIO
O Demutran de Juazeiro do Norte realiza solenidade de entrega do III Prêmio Demutran de Educação para o Trânsito, no próximo dia 12, no auditório do memorial Padre Cícero. Ao todo, 21 alunos de escolas da rede municipal ocupando as três primeiras colocações e farão jus a microsystem, bicicleta, DVD player, televisor, além de medalhas de honra ao mérito.

ÁGUA
A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec), no próximo dia 4 de dezembro, dará início às obras de implantação da rede de esgoto da rua Tenente João Teotônio, na comunidade do Cajueiro. A obra irá beneficiar 30 famílias e será feita com recursos próprios da Saaec. Equipes técnicas irão fazer todo o trabalho que durará 15 dias.

ORGÂNICOS
A feira de produtos orgânicos, iniciada na Praça José Geraldo da Cruz, já repete o mesmo sucesso na Praça José Ilânio Gondim, no Bairro Lagoa Seca. O objetivo vem sendo atingido que é gerar renda para pequenos produtores da agricultura orgânica residentes na zona rural de Juazeiro. São mais de 30 famílias no município que vivem da agricultura familiar e são beneficiadas com a idéia da feira orgânica. Os produtos são livres de agrotóxicos e podem ser adquiridos diretamente aos produtores na quarta-feira na Praça da Lagoa Seca e, na sexta-feira, na antiga Praça das Cacimbas. São, principalmente, verduras e frutas, mas não faltam ovo e galinha caipira, queijo, bolos e sequilhos, tudo vindo do campo. Além das barracas, a prefeitura dá o apoio logístico, sonorização do evento, balança e freezer.

MESTRES DO MUNDO
O IV Encontro de Mestres do Mundo, evento cultural que acontece no Cariri de 2 a 6 de dezembro, tem como grande atração o Mestre Convida, ou as Terreiradas, momento em que os mestres recebem os convidados em suas casas, mostrando in loco seus costumes, a sua arte. As Terreiradas ocorrem no dia 3, com o Reisado do Mestre Aldenir, no Crato; dia 4, com os Penitentes do Mestre Joaquim Mulato, em Barbalha; e no dia 5, na Lapinha (presépio) da Mestra Dona Tatai, no Juazeiro do Norte. As Terreiradas ocorrem sempre a partir das 20 horas e o público pode participar mediante inscrições, para isso, estão sendo destinadas 40 vagas para cada noite. Mais informações e inscrições no www.mestresdomundo.art.br.

VIOLETA ARRAES
O Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), professor Plácido Cidade Nuvens, abriu, em solenidade no auditório do Cine Educadora, em Crato, o 18º Congresso Nacional da Federação dos Arte Educadores do Brasil (18º Confaeb). O evento conta com 700 inscritos de várias partes do Brasil e palestrantes de países Ibero-Americanos. O evento tem continuidade até hoje. Ontem, sábado, em Barbalha, foi inaugurado, com a participação dos integrantes do Congresso, realizado por meio da Federação dos Arte Educadores do Brasil e a Urca, a Escola de Artes Violeta Arraes. Uma justa e honrosa homenagem a uma das maiores benfeitoras da Universidade Regional do Cariri (Urca). Em 1997, a ex-secretária de Cultura, ativista cultural, conhecida pela sua vasta contribuição à cultura brasileira e nordestina, assumiu a Urca, a convite do então governador do Estado, Tasso Jereissati. A expansão material, regional, dos cursos e qualificação do quadro docente foi uma de suas metas, em busca da autonomia da instituição. Com o seu projeto, procurou incansavelmente realizar com coerência a dinamização da cultura do sertão e a valorização do projeto Araripe, cuja linha mestra é o desenvolvimento humano regional sustentável.

Coluna Cariri publicada na edição deste domingo, 30, do jornal O Povo.

Nenhum comentário: