sábado, 22 de novembro de 2008

DILMA: É HORA DE O BRASIL TER UMA MULHER PRESIDENTE




A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse ontem que está na hora de o País ter uma presidente mulher. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem defendido que a própria Dilma seja a candidata governista à Presidência da República em 2010. Até então cautelosa, a ministra mais poderosa do governo pela primeira vez sinalizou de forma mais incisiva intenção de entrar no páreo.

"Acho que, pela participação das mulheres no mundo, está na hora. Está na hora de ter presidente, de ter presidente de empresa e isso está sendo algo cada vez mais reconhecido", respondeu ela quando questionada sobre o assunto. "Foi-se a época em que mulher era considerada cidadã de segunda qualidade, que só podia participar de algumas atividades".

Dilma disse que o "século XXI é dos negros e das mulheres". "E isso vai ser muito bom para o mundo", acrescentou.

A ministra negou, entretanto, que já seja candidata à Presidência. "Não estou cogitando nesse momento essa questão. Estou em falando em tese (que é hora de ter uma mulher presidente)".

Ela negou também que já tenha sido convidada por Lula para sair candidata. "O presidente não me fez nenhum convite. Ele estava fazendo um raciocínio, estava trabalhando em várias hipóteses", afirmou, sobre a entrevista de Lula durante viagem à Itália, na semana passada.

Dilma disse que se sentia elogiada com a declaração de Lula. "Obviamente que qualquer pessoa se sente gratificada em ser pensada para um cargo dessa magnitude. Agora ainda não há nada definitivo".

Em entrevista para jornais italianos, Lula disse que Dilma era a pessoa certa para ser sua sucessora. "Depois de mim, quero que o Brasil seja governado por uma mulher. E a pessoa certa é Dilma Rousseff", disse.

Ela negou que já tenha sido sondada sobre o assunto. "Quando a coisa acontecer, a gente se manifesta. Não vou trabalhar numa discussão sobre hipótese". (da Folhapress)


E-Mais

Em pesquisa do instituto mineiro Sensus, divulgada em 22 de setembro, Dilma Rousseff (PT) apareceu atrás do candidato do PSDB - seja ele José Serra ou Aécio Neves - de Heloísa Helena (PSol) e de Ciro Gomes (PSB).

No primeiro cenário, Serra teria 38,1% das intenções de voto, contra 17,4% de Ciro, 9,9% de Heloísa Helena (PSol) e 8,4% de Dilma. No cenário sem Ciro, Serra teria 45,7%, Heloísa Helena ficaria com 12,5%, e Dilma, 10%.

Já quando é Aécio Neves o candidato do PSDB, Ciro assume a liderança, com 24,9%. O tucano ficaria com 18,2%, Heloísa Helena com 13,4% e Dilma com 8,6%. Sem Ciro, Aécio teria 22,4%, Heloísa iria a 21,2%. Dilma ficaria com 12,3%

Jornal O Povo

Nenhum comentário: