terça-feira, 25 de novembro de 2008

MAIS QUALIFICAÇÃO PARA OS PROFESSORES

O deputado Welington Landim (PSB) defendeu a qualificação dos professores para melhorar a educação no País. O parlamentar destacou o editorial do jornal Diário do Nordeste do último domingo, intitulado “Quadro a reverter”, que traz dados divulgados pelo IBGE acerca da situação dos estudantes no País.

De acordo com o Editorial, no Brasil 2,43 milhões de pessoas, entre 07 e 14 anos, não sabem ler nem escrever. 87,2% destes jovens estão matriculados no ensino médio ou fundamental da rede pública.

Na avaliação de Welington Landim, os dados são alarmantes e o problema está, em grande parte, na falta de qualificação dos professores. “Não há aprendizado sem uma formação adequada para os professores. O dinheiro é um grande incentivo, mas a qualificação dos professores é fundamental para que possamos ter uma mudança neste quadro”, disse. Para ele, é preciso prezar, também, pela auto-estima do professor.

O parlamentar afirmou que atualmente a escola pública está desacreditada, e defendeu incentivos para professores e funcionários, para que esse quadro possa melhorar. “Temos que criar mecanismos de incentivo, a começar pela prioridade, que é a educação”, disse.

Nenhum comentário: