sábado, 22 de novembro de 2008

CINEMA NO CARIRI




O cinema no Ceará mostra a força de suas produções no projeto Curta Muito, uma parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil – CCBNB com o espaço cultural Coletivo Malungo, do Crato. Ao todo, são duas produções caririenses e uma outra vinda direto da capital do estado, apresentando o Ceará de dois pontos distintos: o interior, especificamente, o Cariri e a capital, ampliando horizontes entre os cineastas do estado que buscam um diálogo com os espectadores da região. O projeto Curta Muito tem a intenção direta de levar o cinema para locais aonde o acesso a estes produtos culturais não chegam com facilidade, possibilitando aos espectadores discussões em torno das produções realizadas.

O curta metragem, Também Sou teu Povo de Franklin Lacerda e Orlando Pereira foi desenvolvido através do curso de Cinema e Vídeo do Centro Cultural Dragão do Mar. O filme obteve projeção nacional e internacional participando de Festivais como: Festival Internacional de Curta Metragem de São Paulo; Curta Cinema 2006 (Festival Internacional do Rio); Goiânia Mostra Curtas; 16º Cine Ceará; I For Rainbow; Lisbon Film Fest (Lisboa); Alucine Festival (Canadá); Mix Brasil Internacional (Alemanha, Inglaterra, Itália); Fest Cine Amazônia 2006; entre outras participações .

O curta metragem Cerca é o segundo representante da vasta região do Cariri cearense. Dirigido por Glauco Vieira, o filme participou da Mostra de Cinema Mundial (Belo Horizonte - MG), em 2007, na categoria "Cinema de Garagem - Estética do Sonho".

O representante da capital ficou a cargo do curta Língua de tamanduá, dirigido por Tibico Brasil e Vinicius Lima. O filme conta a verdadeira história do Soldadinho-do-araripe, espécie de pássaro encontrada somente na região do Cariri e que sofre perigo de extinção. De acordo com o diretor do filme “A extinção das espécies não é apenas uma questão emocional ética ou estética. As aves podem ser consideradas indicadores ambientais, isto é, elas representam o que acontece ou acontecerá, com outros grupos de animais. Desta forma, a extinção das aves deve ser considerada como um alerta sobre o uso inadequado dos recursos naturais que não devemos ignorar”. A AQUASIS, ONG responsável pelo Plano de Conservação do animal produziu um vídeo documentário com uma linguagem direcionada para estimular a participação da sociedade local, principalmente o público jovem a se engajar na campanha em torno da conservação do soldadinho-do-araripe e do seu habitat.

As exibições estão previstas para o próximo dia 28, na sede do projeto Verde Vida, no distrito de Ponta da Serra, e no espaço cultural Coletivo Malungo, em Crato, às 19 horas.


Sobre os filmes

TAMBÉM SOU TEU POVO
Direção: Franklin Lacerda e Orlando Pereira, cor, 14’, 2006.
Sinopse:
A religiosidade na cidade de Juazeiro do Norte, com foco na proximidade surreal do sagrado e do profano. Construído a partir de depoimentos de travestis juazeirenses que trabalham, lutam, sonham e, sobretudo têm fé nos santos cultuados pelos romeiros.

CERCA
Direção: Glauco Vieira, cor, 15´,2006.
Sinopse:
As imagens e os sons configuram essa viagem no mundo inconsciente de uma velha presa ao seu passado e à sua identidade peculiar.

LÍNGUA DE TAMANDUÁ
Direção: Tibico Brasil e Vinicius Lima, cor, 15’, 2008.
Sinopse: Língua de Tamanduá conta a verdadeira história do soldadinho-do-araripe, ave que é um símbolo da conservação dos recursos naturais na região da chapada do Araripe. O documentário apresenta o trabalho de pesquisa e divulgação do plano de conservação da ave que se encontra ameaçada de extinção devida, como forma de incrementar o envolvimento e mobilização da sociedade local.

Nenhum comentário: