sábado, 22 de novembro de 2008

COLUNA CARIRI DESTE DOMINGO




SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde do Crato, através da Coordenação Municipal de DST/AIDS, em parceria com a Secretaria de Educação, Crede 18 e Secretaria de Ação Social, realizou nos dias 20 e 21, a segunda oficina de formação de multiplicadores na prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e drogas, e na formação da rede de atendimento aos adolescentes. Participaram da oficina, professores da rede municipal e estadual, enfermeiros do PSF e profissionais dos Cras. Paralelamente, também ocorreu nos dias 20 e 21 capacitação com equipes de saúde bucal sobre manejo clínico aos portadores de DST/aids, voltado para odontólogos e auxiliares de consultório dentário, do Programa Saúde da Família.

CRÍTICAS
Durante encontro do PSDB, ocorrido em Fortaleza, tucanos do Cariri aproveitaram para falar dos maus tratos sofridos durante as eleições pelo partido do governador Cid Gomes e seus aliados. Alguns tucanos tocaram também num ponto: o irmão de Cid Gomes, Ivo, foi um dos principais articuladores de candidato de partidos da base aliada de Cid Gomes contra o PSDB. Para alguns tucanos, Ivo Gomes não mediu esforços para derrotar o partido e fazer valer aliados diretos de Cid. Em algumas cidades, entretanto, os planos não deram certo. Outras, como Barbalha, tudo transcorreu na maior tranqüilidade.

NOMEAÇÃO
O prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), vem tendo trabalho dobrado para desmentir boatos. Todos os dias surgem novas histórias e até nomes de pessoas que irão "assumir" postos de secretário. Alguns, bem longe de serem convidados, outros, mais pertos. O importante é que gera confusão política e muitos boatos. Santana informa: só acredite em indicação depois que ele mesmo anunciar.

PAPAI NOEL
O Cariri Shopping vai trazer o Papai Noel dia 29 para alegria da garotada. Para quem não sabe, em parceria com o Clube do Automóvel Antigo Siqueira Campos, o Papai Noel sairá da Praça da Sé, em Crato, passa por Barbalha, e termina em Juazeiro, no shopping, quando receberá as chaves da cidade das mãos do prefeito Raimundo Macedo. Cerca de 20 cinco mil pessoas deverão acompanhar a chegada do bom velhinho no Cariri Shopping.

ANOTE: UM BELO EXEMPLO
A insegurança na Região do Cariri está aumentando. A insatisfação das pessoas também, principalmente de empresários e lideranças regionais. É o caso é da empresária Luiziane Maria Lacerda de Alencar, que enviou ao secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, uma carta solicitando viaturas policiais para manter a ordem pública em Juazeiro do Norte. A carta foi enviada dia 20 de novembro e todos esperam a resposta do secretário. Esse poderia ser o caminho a ser perseguido por todos nós caririenses, que estamos sem segurança, com uma Polícia que tem bons profissionais, que querem agir, mas estão de mãos atadas. Uma carta com boa palavra, quem sabe, sensibiliza até o governador, que ainda não acordou para os problemas da insegurança no Cariri.

LUTERIA
A Região do Cariri vai sediar, de 26 a 30 de novembro, o programa Luteria Brasil, projeto cultural que conta com o apoio do Banco do Nordeste, Petrobras e Ministério da Cultura, com o objetivo de divulgar a história e origem dos instrumentos musicais. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo e no Teatro Marquise Branca, em Juazeiro do Norte, reservando espaços para exposição de instrumentos musicais, com um pouco de história, origem e significado dos mais variados instrumentos, além de variados shows musicais.

CINEMA
O projeto Curta Muito, agora em novembro, apresenta três filmes: dois do Cariri e um da Capital, sobre aspectos importantes da nossa Região. A preservação ambiental, o clima adverso das romarias e uma visão geral da região estão como temas principais dos filmes que serão exibidos, numa parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste com o Coletivo Malungo, em Crato. A idéia é incentivar as novas gerações a acompanharem a produção audiovisual do Ceará. .

ALEMBERG QUINDINS
O presidente da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, participará no dia 26 de novembro do programa Sem Censura, na TV Brasil. Em formato de debate, a atração é transmitida ao vivo, das 16h às 18h, com reprise às 0h10. Ainda no Rio de Janeiro, Alemberg fará uma palestra no dia 27, a partir das 9h30, no Sesc Copacabana, dentro do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias.

ÍNDIOS
O povo Kariri, residente no distrito de Monte Alverne, na localidade do sítio Poço Dantas, no Crato, participou neste sábado de uma oficina sobre Educação Ambiental, ministrada pela professora Vanda Lúcia Roseno Batista, da etnia Kariri, que é bióloga e mestre em desenvolvimento e ambiente. Aos poucos, os índios Kariri estão conseguindo ocupar os espaços de interlocução com o poder público, a Universidade Regional do Cariri (Urca), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) é uma das instituições parceiras do povo indígena.



200 ANOS DO BB

A agência do Banco do Brasil em Juazeiro do Norte foi palco das comemorações dos 200 anos da instituição. O BB atua no Cariri há mais de setenta anos.

EXPOSIÇÃO

O Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte, apresenta exposição sobre o Cangaço até o dia 30 de novembro. Imagens e fotos antigas, lembrando as façanhas do bando de Lampião e Maria Bonita. Muitas das fotos foram tiradas por Lauro Cabral de Oliveira, João Damasceno Lisboa e Pedro Uchoa.

Coluna Cariri, publicada neste domingo, 23 de novembro, no jornal O Povo.

Nenhum comentário: