terça-feira, 25 de novembro de 2008

DÍVIDA COM O NORDESTE


O deputado Professor Teodoro (PSDB) destacou na sessão desta terça-feira (25/11) da Assembléia Legislativa, entrevista concedida pelo ministro de Educação, Fernando Haddad, ao jornal O Povo, e publicada na edição de ontem. Na reportagem o representante do Governo Federal afirma que o país tem uma dívida com o Nordeste, já que nesta região há 12,5% de analfabetos na faixa etária dos 15 aos 29, enquanto que a média nas demais regiões é de 2,6%. Ou seja, há cinco vezes mais analfabetos nos estados nordestinos.

O parlamentar concordou com o ministro quando ele sugeriu que a saída para a situação caótica da educação competiria à universidade pública, a quem cabe a responsabilidade pela formação dos professores que vão atuar na rede de ensino fundamental e médio. “Para tanto, conta com a expansão das vagas nas universidades, notadamente nos cursos de licenciatura”, destacou Teodoro.

De acordo com o ministro, explicou Teodoro, a aprovação do piso nacional do magistério é fator indutor dessa melhoria, uma vez que vai tornar um elemento atraente de jovens para a carreira docente. “A fala do ministro prossegue quando trata da busca de uma escola mais eficaz no Brasil, que, segundo ele, passa por quatro eixos estruturantes: a melhoria do financiamento, a melhoria da gestão, a formação dos professores e avaliações periódicas”.

Site Assembléia Legislativa

Nenhum comentário: