O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), volta a realizar, neste ano, o Congresso Ceará Gestão Pública, iniciativa que já faz parte da agenda de eventos voltados para o debate do tema no País. A partir desta quinta-feira, dia 4, secretários estaduais, deputados, prefeitos, dirigentes e gestores, além de pesquisadores e estudantes da área de administração pública, estarão reunidos na Fábrica de Negócios, participando da terceira edição do evento. Palestrantes de renome nacional estão na programação, para apresentar e debater tendências e perspectivas, bem como falar das boas práticas que estão sendo disseminadas na gestão pública. O evento é realizado em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado.
A palestra de abertura do Congresso será proferida montanhista Rosier Alexandre. Cearense de Monsenhor Tabosa, Rosier ganhou fama ao se tornar o primeiro montanhista do Norte e Nordeste a escalar os 6.962 metros do Aconcágua, a maior montanha da Terra. Rosier foi também o pioneiro do Norte e Nordeste a escalar os 6.893 metros do maior vulcão da Terra, o Ojos Del Salado. O tema da sua palestra será “Sucesso - Talento ou Determinação”. O evento tem início às 8 horas, com credenciamento dos 600 participantes, e será encerrado no final da tarde desta sexta-feira, com o lançamento do livro “Gestão no Ceará”, uma coletânea dos trabalhos apresentados nas duas edições do Congresso Ceará Gestão Pública.
Os temas do Congresso são Planejamento, Gestão de Pessoas, Modernização da Gestão e Tecnologia da Informação, a serem abordados por meio de palestras sobre como “A busca da excelência no serviço público”, “Governança por resultados”, “A jovem Mão de Obra da TI no Ceará” e “Agenda de Gestão - a experiência do Ceará”. Estão confirmados como palestrantes o engenheiro Mauro de Oliveira, líder do grupo de pesquisa Laboratório de Redes de Computadores, o professor Paulo Roberto Motta, doutor e mestre em Administração pela Universidade da Carolina do Norte (EUA) e o presidente Banco do Nordeste, Roberto Smith.
A programação deste ano inclui, também, a segunda edição do Prêmio Ceará Gestão Pública, com a entrega dos troféus e certificados conforme a classificação das organizações participantes, definida pela comissão de juízes. O Prêmio representa uma das ações estratégicas do Núcleo Estadual do GesPública no Ceará. Sua finalidade é reconhecer e premiar as organizações públicas cearenses que assumem o compromisso de mudança e realizam autoavaliação de sua gestão continuamente. Criado com base no Prêmio Nacional da Gestão Pública, o Prêmio Ceará Gestão Pública mantém as características universais da gestão de excelência que o identifica com os modelos de gestão utilizados pelos setores público e privado.
Outra novidade na programação do Congresso Ceará Gestão Pública é o I Seminário de Boas Práticas da Gestão Municipal ? Compartilhando Experiências. O foco é identificar e apoiar as boas práticas de gestão das administrações municipais. Setenta e quatro trabalhos foram inscritos, mostrando ações inovadoras e eficientes das administrações municipais. Do total de inscrições, vinte e um trabalhos foram selecionados para serem apresentados no Seminário, disseminando novos modelos e práticas para o fortalecimento da gestão pública no Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário