terça-feira, 25 de outubro de 2011

CEARÁ TEM CHUVAS 700% ACIMA DA MÉDIA NO MÊS DE OUTUBRO

As chuvas fora de época que vêm sendo registradas em outubro, no Ceará, estão atingido números acima da média no período. Dados da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que, até esta segunda-feira (24), o Estado tem precipitações 710,3% além do normal.

Em outubro, até o dia 24, o Ceará tem uma média de somente 7,1 milímetros em seus 184 municípios. A Funceme, no entanto, indica que em 2011 o índice no mês está em 57,7 milímetros. Uma série de chuvas acima de 100 milímetros, e até com mais de 200 milímetros, foi registrada no Interior.

De acordo com o metereologista Paulo Barbiere, da Funceme, as maioria das precipitações vem acontecendo na metade da região Sul do Estado, em uma parte da região Norte e também na Serra da Ibiapaba.

Barbalha, com 252 milímetros; Brejo Santo, com 223 milímetros e Carius, com 205 milímetros são os municípios com os maiores índices pluviométricos registrados pela Funceme até o momento.

A explicação para as precipitações fora de época se deve a dois fenômenos, segundo Barbiere: uma frente fria que começou no Sul da Bahia, afetando as chuvas no Sul do Ceará, além de uma nebulosidade oriunda do Amazonas até o Sul e o Sudeste do país.

De acordo ainda com Barbiere, a intensidade dos fenômenos já está diminuindo e é diminuta a possibilidade de chuvas para os próximos dias.

Somente a possível vinda de uma frente fria existente no Sul do País pode resultar em precipitações futuras no Ceará, mas a Funceme acredita que o fenômeno não deve chegar ao Estado.

Nenhum comentário: