sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

Jovens e adultos de baixa renda terão pelo menos 15.565 vagas garantidas em cursos gratuitos de qualificação, no próximo ano. Serão 8.500 jovens entre 18 anos e 29 anos qualificados pelo ProJovem Trabalhador 2012, lançado hoje pelo Governo do Estado, e mais 7.065 pessoas qualificadas pelo Programa Senac de Gratuidade no Ceará.

Os dois programas objetivam, além de preparar mão-de-obra para a Copa de 2014, inserir desde já no mercado de trabalho a parcela mais pobre do Estado. Em sua terceira edição, o ProJovem Trabalhador, por exemplo, vai ofertar cursos que atendam à demanda específica de cada um dos 132 municípios cearenses participantes do programa.

“Os cursos vão depender da necessidade de mão-de-obra do mercado do município para garantir nossa meta de inserção que é de 30% dos jovens formados”, afirma a coordenadora executiva do ProJovem Trabalhador, Ana Maria Cruz. Ela adianta, no entanto, algumas das áreas prováveis de qualificação: cabeleireiro, corte e costura, eletricista predial, oficina mecânica, serigrafia e uma variedade de cursos em alimentação.

A coordenadora diz ainda que os cursos serão iniciados em janeiro, provavelmente, e terão duração de seis meses, com carga horária de 350 horas/aula. Todos os 8.500 alunos entre 18 anos e 29 anos terão direito a bolsa-auxílio no valor de R$ 100 mensais.

Na próxima semana, será lançado o edital público para selecionar as entidades responsáveis pela qualificação dos jovens. “Só então poderemos definir os cursos e os critérios para a seleção dos candidatos”, explica Ana.

O ProJovem Trabalhador é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego, com corresponsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) também já garantiu, para 2012, 7.065 vagas em cursos gratuitos em todo o Estado em todos os eixos tecnológicos das áreas de produção cultural, design, infraestrutura, hospitalidade e lazer, gestão de negócios, saúde, segurança, artesanato, programador de sistema java, web designer, salgadeiro, recepcionistas, entre outros.

Segundo a gerente de tecnologia e inclusão social do Senac, Dorinha Madeira, terão ainda cursos de nível técnico enfermagem, turismo e saúde bucal.

Nenhum comentário: