sábado, 8 de outubro de 2011

CONFERÊNCIA MUNDIAL DAS MONTANHAS FAMOSAS

O secretário das Cidades, Camilo Santana, viaja, neste domingo (9), para os Estados Unidos para participar da 3ª Conferência da Associação das Montanhas Famosas do Mundo (WFMA – sigla em inglês), em Portland, no estado de Oregon. O evento, que será realizado de 8 a 14 de outubro, tem o objetivo de desenvolver políticas de preservação das características naturais de grandes montanhas.

O secretário e outros três técnicos irão representar o Ceará no evento internacional e apresentar as ações voltadas para as quatro montanhas cearenses reconhecidas pela WFMA: Geopark Araripe, os monólitos de Quixadá e as Serras da Ibiapaba e Guaramiranga. Fazem parte da comitiva cearense os técnicos Rita Bezerra e Marcelo Carvalho, responsável pelo projeto na Secretaria das Cidades, e a consultora do Banco Mundial, Monica Amorim.

A Secretaria das Cidades promove o desenvolvimento territorial sustentável, valorizando sua paisagem e agregando valor aos diferentes produtos desses territórios. Além da conservação das montanhas e seu aproveitamento para a promoção do turismo.

Fazem parte desse projeto os estudos arqueológicos e ambientais, identificação e mapeamento das rotas e trilhas das montanhas, projeto arquitetônico e sinalização desses pontos turísticos, estudo de identificação dos costumes, gastronomia e artesanato desses territórios.

Os territórios cearenses foram aceitos como membros da Associação em outubro de 2010, a partir da solicitação da Secretaria das Cidades, durante a 2ª Conferência das Montanhas Famosas, realizada em Jiangxi, na China. A WFMA é um espaço voltado para a realização de parceria e articulação de ações entre os pontos de visitação turística participantes. Apenas o Ceará, de todos os estados brasileiros, tem quatro territórios fazendo parte da Associação.

Montanhas Famosas
A Associação Mundial das Montanhas Famosas foi fundada em outubro de 2009, em Lushan, na China. Ela é composta pelo Geopark Araripe, monólitos de Quixadá, Serra da Ibiapaba e Serra da Guaramiranga, no Ceará; Monte Lushan, na China; Monte Tai, na China; Monte Hood, nos Estados Unidos; Geopark Bergstasse Odenwald, na Alemanha; Nature Park Eisenwurzen, na Áustria; Monte Gambier, na Austrália; Chocolate Hills, nas Filipinas; Table Mountain, na África do Sul; Kilimanjaro, na Tanzânia; Association Montana, Montanha Gaina, na Romênia; e Montanha Covasna, também na Romênia.

Nenhum comentário: