sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FEIRA DO CONHECIMENTO EM BARBALHA

Com a participação de mais de 30 projetos de referência nas áreas do turismo e da erradicação da pobreza, em prol do desenvolvimento humano, está sendo realizada em Barbalha a I Feira de Conhecimento, Capacidades e Soluções: turismo e erradicação da pobreza. Hoje, no Parque da cidade, será assinado pelo governador do Estado, Cid Gomes, com a presença do embaixador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Jorge Chediek, o Pacto de Erradicação da Pobreza.

Esse será o tema enfocado pelo embaixador em sua palestra "Erradicação da Miséria - Soluções locais", no Parque da Cidade. A feira envolve os potenciais turístico e cultural, trazendo experiências que deram certo nos Municípios e que têm sido importantes na transformação sociais das localidades. O evento, que se encerra amanhã, com visitas guiadas a várias localidades da região, está sendo realizado no Parque da Cidade com a participação de Municípios do Ceará, em sua maioria, e do Brasil.


A abertura da feira, que ocorreu no Cine-Teatro Neroly Filgueira, contou com palestra proferida pelo diretor da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, que enfocou a trajetória do entidade. Ele destacou a importância do protagonismo juvenil dentro do processo de desenvolvimento do projeto e a realização do turismo de conteúdo, em que além de possibilitar renda para as cidades, haja a troca de informações a aprendizado.

Barbalha foi escolhida em 2009 pelo Pnud. Além deste Município, fazem parte desse programa no Brasil as cidades de Jaguarão (RS), Marliéria (MG) e Abaetetuba (PA), incluídas no Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local. Delegações dessas localidades estão em Barbalha para interagir com os participantes. A ideia de criar a feira reúne projetos exitosos para servir de exemplo e serem adequados à realidade local.

Por conta disso, a representante do Pnud e coordenadora do programa, Ieva Larazeviciute, destaca a necessidade de interação entre essas localidades do Brasil, promovendo grande encontro em Barbalha, para o compartilhamento de ideias. Ela afirma que a maioria dos Municípios é do Ceará. As visitas guiadas incluem áreas da sede do evento, a exemplo do balneário do Caldas, área do Geopark Araripe, como os geossítios em Nova Olinda, Santana do Cariri e Colina do Horto.

As palestras, oficinas e mesas redondas incluem nomes como o secretário de Cultura do Estado, Francisco Pinheiro, professor Osvaldo Barroso, o deputado federal, Antônio Balhmann, o consultor internacional, Augusto Matias, além do secretário das Cidades, Camilo Santana, que abordará o tema "Pacto entre as cidades para erradicar a miséria no Ceará". Também haverá a presença de outros palestrantes. O evento ainda conta com shows de artistas regionais e as tradicionais terreiradas com os grupos de tradição popular. O Parque da Cidade está ornamentado com o que há de mais representativo na cultura local. Várias barracas foram instaladas, como as mostras dos projetos bem-sucedidos dos respectivos Municípios.


Desde que o projeto foi iniciado em Barbalha, já foram desenvolvidas várias etapas do trabalho. Primeiro ocorreu a fase de diagnóstico, avaliações de capacidades nos setores privado, público e não governamental, os projetos em desenvolvimento na cidade em todos os setores e nas próprias comunidades. O compartilhamento das informações técnicas e a visão das comunidades, com prioridades de desenvolvimento, fizeram com que fossem apresentados os potenciais a serem desenvolvidos, no caso o principal deles o turismo.

O projeto tem um apoio financeiro de R$ 1,8 milhão, para os quatro Municípios escolhidos no Brasil. Do Cariri, apenas a cidade de Barbalha foi escolhida, e está inserida nas cidades polo de desenvolvimento. Segundo os organizadores, essa é também uma oportunidade de Barbalha poder mostrar o seu potencial na área do turismo. A cidade está inserida no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas do País. Esse fator foi incluído como um ponto de relevância a ser desenvolvido.

A representante do Pnud, Ieva Larazeviciute, afirma que o projeto passa para a sua fase final, depois de elaborado diagnósticos e realizado o plano de ação estratégicas. A ideia da feira é trazer soluções interessantes para implementação desse plano. O turismo, segundo ela, foi apontado como uma das principais vocações para o desenvolvimento da região. Além de gestores públicos e estudantes, a feira atrai turistas e investidores do Ceará e de Estados vizinhos. O Pnud atua no Brasil em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Nenhum comentário: