sexta-feira, 21 de outubro de 2011

RESTAURANTE POPULAR DE JUAZEIRO

O Restaurante Popular de Juazeiro do Norte, localizado na Rua do Cruzeiro, no Bairro São Miguel, desde a sua reabertura, em março deste ano, tem funcionado regularmente, das 10h às 13h00, das segundas às sextas – feiras, para garantir a população uma boa alimentação. De acordo com a coordenadora do restaurante, Pautilia Ferraz, a unidade municipal produz aproximadamente 1000 mil refeições diariamente com variedade que sempre respeitam as características culturais e hábitos alimentares da região.

Ainda segundo Pautilia, além da alimentação, o restaurante popular proporciona outros serviços de “sobremesa”: cultura, conhecimento e diversão, entre eles - exposições de artes e apresentações artísticas. O restaurante popular é parceiro da Secretaria Municipal de Saúde e, por isso, em tempos de campanha de vacinação, trabalha, conscientizando aos usuários do restaurante a se imunizarem. Através de um convênio com a Universidade Federal do Ceará – UFC - o restaurante disponibiliza atendimento jurídico nas seguintes áreas: direito do consumidor, previdenciário e trabalhista. As consultas são gratuitas, durante às quintas-feiras, das 11h às 13h30, para todos os usuários do restaurante.

O público beneficiário do restaurante é formado, em sua maioria, por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional, cuja principal refeição do dia é realizada neste estabelecimento.

Os Restaurantes Populares são equipamentos públicos (alimentar e nutricional) designados ao preparo de refeições saudáveis e com variedade, vendidas a preços acessíveis, para garantir à população, em situação de vulnerabilidade social, o direito básico à alimentação de qualidade. Fazem parte da estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN), cuja meta é a erradicação da extrema pobreza.

Nenhum comentário: