terça-feira, 25 de outubro de 2011

RODOVIA PADRE CÍCERO TEM NOVO TRECHO CONCLUÍDO

Mais um trecho que compreende a Rodovia Padre Cícero, que vai encurtar o trajeto entre o Cariri e a Capital do Estado em 70Km, foi inaugurado neste fim de semana, pelo Governo do Estado. A implantação do trecho da rodovia CE-385, ligando o Município de Caririaçu ao distrito de Quitaiús, em Lavras da Mangabeira, no entroncamento da BR-230, na região Centro-Sul do Estado, oferece agora melhores condições de tráfego e escoamento de produção.

A nova Rodovia teve o seu primeiro trecho inaugurado no primeiro semestre deste ano, no trajeto que liga Banabuiú a Solonópole. O trecho entre Lima Campos, em Icó, e Orós, de acordo com o Departamento de Edificações e Rodovias (DER), está pronto e sinalizado, faltando apenas inaugurar. Já a estrada entre Solonópole e Orós, com 63 quilômetros, se encontra com cerca de 90% das obras executadas. A quadra invernosa foi um dos motivos de atrasos na obras, mas, segundo o DER, estão dentro do previsto. O último trecho em execução deverá ser entregue até o fim do ano.

A reivindicação por parte do Município de Caririaçu era antiga, principalmente, por favorecer a produção agrícola e pesqueira na cidade. São 46,1Km de estradas que, desde o fim do primeiro semestre, aguarda somente a sinalização vertical. As obras da rodovia foram iniciadas em 2009, com a perspectiva de redução de quilometragem do Cariri até a Capital em cerca de 70 quilômetros.

O investimento do trecho inaugurado no Cariri foi de mais de R$ 38 milhões. As obras foram realizadas em 540 dias, com serviços de drenagem, bueiros, pontes, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, proteção ambiental e de revestimento asfáltico em Tratamento Superficial Duplo (TSD).

A obra da Rodovia Padre Cícero é um conjunto de várias rodovias que ligam Fortaleza a Juazeiro do Norte. As boas condições de trafegabilidade do trecho implantado promoverão um deslocamento mais seguro e confortável. A rodovia recebe anualmente grande afluxo de veículos para as festas religiosas de Juazeiro do Norte, durante as grandes romarias, principalmente, e a Festa de São Pedro, em Caririaçu, um dos maiores eventos juninos do Estado.

O trecho da CE-386, de Crato a Farias Brito, foi restaurado. As duas obras fazem parte do Programa Rodoviário Ceará III. Foram cerca de 89,7Km de estradas em melhores condições entregues nos dois trechos inaugurados, com investimentos de R$ 61,2 milhões no total. Os recursos investidos nessas estradas são provindos do Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Rodovia Padre Cícero possibilitará o escoamento da produção pesqueira e da agricultura principalmente dos trechos do Sertão Central, Centro-Sul e Cariri. Além disso, facilitará a comercialização da pesca de Banabuiú até Lima Campos e Orós. Segundo o gerente de Obras do DER, Francisco Quirino Rodrigues Ponte, a finalidade da rodovia é interligar os polos de desenvolvimento e escoamento da produção local e regional e do turismo religioso em Juazeiro.

Quirino afirma que os trechos que interligam Caririaçu ao Distrito de Mangabeira, em Lavra da Mangabeira, de mais de 46Km, e Lima Campos a Orós, de 20Km, construídos, estavam apenas com a sinalização vertical a ser cumprida. O único trecho que obteve apenas a restauração foi o que liga Lima Campos a Orós.

A nova rodovia poderá ser alcançada a partir de Quixadá, onde o condutor terá duas opções: seguir pela BR-116 ou continuar pela CE-060 (para quem já vem desde Fortaleza), pegando o primeiro trajeto da Padre Cícero, que liga Banabuiú a Solonópole, inaugurado em abril deste ano. O próximo trecho liga Solonópole a Orós, que ainda falta ser concluído, e depois vai até Lima Campos.

Segundo o gerente do DER, 10º Distrito, Luiz Salviano de Matos, a partir desse trajeto, há passagem por Cedro, com acesso pela BR-230, que interliga o trecho seguinte, de Caririaçu, que vai até o distrito de Mangabeira, Lavras da Mangabeira.

MAIS INFORMAÇÕES

Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Rua Rodolfo Teófilo, 10, Centro, Crato (CE)
Telefone: (88) 3102.1224


Cidades terão maior desenvolvimento

O trecho da CE-386 que liga Crato a Farias Brito foi restaurado. A inauguração da requalificação aconteceu na última sexta-feira. Ao todo, foram mais de 43 quilômetros recuperados pelo Programa Rodoviário Ceará III. A obra, realizada pela Construtora Rodovalho de Alencar Ltda (Coral), teve início na segunda quinzena de setembro de 2010, sendo concluída após um ano.

Toda a restauração custou R$ 23,1 milhões. Os gastos com os serviços de pavimentação, bueiros, drenagem, revestimento asfáltico em concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ), sinalização horizontal e vertical e de proteção ambiental foram custeados pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além de proporcionar aos motoristas boas condições de trafegabilidade e segurança no trajeto, a restauração da rodovia permitirá um melhor acesso das regiões Centro-Sul e Sertão Central ao Cariri. A população dos dois Municípios acredita que a requalificação vai permitir um maior desenvolvimento das duas cidades. Para o aposentado Luiz Vital Sales, os serviços irão alavancar o comércio. "Tendo estradas a gente tem tudo. Agora o comércio vai ficar mais forte". Já o mecânico Odair José da Costa relembra a quantidade de buracos que existia no trecho. "Era uma estrada muito esburacada. Estava mesmo precisando dessa obra, melhorou muito nosso acesso ao Crato".

A obra terá repercussão na saúde, educação, agricultura, economia de vários Municípios do Cariri. Segundo o governador Cid Gomes, a rodovia é um corredor de acesso ao centro comercial da região. "A estrada encurta as distâncias e melhora a qualidade de vida da população", Afirma.

A rodovia recebe anualmente grande fluxo de veículos de passageiros com destino às festas religiosas e romarias que acontecem em Juazeiro. Mas, antes de receber a requalificação, a CE-386 foi cenário de diversos acidentes, um deles aconteceu em abril de 2010, quando no quilômetro 17, um ônibus coletivo que saiu de Juazeiro da Bahia com destino a Fortaleza sobrou numa curva e bateu na grade de proteção, virando em seguida. O desastre causou a morte de uma criança de 9 anos e lesões corporais e fraturas em cerca de 20 passageiros que tinham laços parentescos entre si.

De acordo com o superintendente do DER, Sérgio Azevedo, houve preocupação com a segurança dos motoristas que passam pela rodovia. "Quando se tem uma rodovia em bom estado de conservação, que é o caso desta, se proporciona todo um fluxo da produção regional com segurança e economia. É notório que no Brasil, infelizmente, ainda se morre muito por acidentes de carro. Em função disso, tivemos uma preocupação com a segurança. Foram colocadas além da sinalização convencional, tachinhas reluzentes que vão dando orientação para o motorista para ele não perder a condição de segurança rodoviária", conta.

Fonte: jornal Diário do Nordeste

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