sábado, 4 de agosto de 2012

Apa da Chapada do Araripe completa 15 anos






O dia 4 de agosto marca os 15 anos de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe. Para marcar a data vem sendo cumprida uma programação com a coordenação do ICMBio - Instituto Chico Mendes.

O primeiro decreto oficial de criação da APA foi assinado em 30 de março de 1996, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Ele esteve no Crato e na sede do Serrano Atlético Cratense participou de uma solenidade de assinatura do decreto.

Dessa solenidade participaram o prefeito Antonio Primo, a Reitora Violeta Arraes, o governador de Pernambuco Miguel Arraes, o governador do Piauí, Mão Santa, o Ministro do Meio Ambiente, Gustavo Krause, entre outras autoridades e personalidades.

Após a solenidade o presidente Fernando Henrique Cardoso e sua comitiva foram homenageados com uma apresentação do coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC) que cantou músicas como Asa branca, Ceará terra da Luz, Amigos para sempre, sob a regência da professora Divani Cabral.

A proposta de criação da APA surgiu em 1990 quando da realização, na Universidade Regional do Cariri (Urca) do Primeiro Simpósio da Sociedade Nordestina de Ecologia.

Para o jornalista e memorialista Huberto Cabral algumas instituições e pessoas foram importantes para a concretização da APA.

Na área política o governador Miguel Arraes, de Pernambuco, que desde cedo levanto a bandeira. O deputado federal Rommel Feijó que defendeu a APA na Tribuna da Câmara Federal. O prefeito Antonio Primo, que financiou as missões à Brasília e Fortaleza e participou pessoalmente das articulações.

Ele destaca ainda a participação de instituições como a Urca, Ibama, Flona, DNPM e personalidades como Violeta Arraes, Lucia Primo, Pierre Gervaiseau, Anaciano Norões e José do Vale Filho.

A programação deste sábado, 4, consta de visita técnica na porção leste cearense da Área de Proteção Ambiental.

Técnicos, estudantes e convidados irão visitar a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda. Já na cidade de Santana do Cariri serão visitados o Museu de Paleontologia e o Pontal da Santa Cruz.

A data de 4 de agosto ficou registrada com a assinatura do segundo decreto pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

Nenhum comentário: