terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Coluna Rebate do jornalista Donizete Arruda no JC

Brincando com a cara do povo

O prefeito Raimundo Macedo tem certeza de que o povo de Juazeiro do Norte não merece o seu respeito. E é bobo. Só assim se explica que, mesmo envolvido em dezenas de escândalos, tente se safar ludibriando a boa fé da população e do Ministério Público. E haja factoides. Anunciou que mudaria sua administração. Não realizaria mais pregão presencial. No popular: era papo furado. O pior é que o prefeito se esquece do que fala em entrevistas coletivas gravadas e depois, ao ser cobrado, se irrita e ataca a imprensa como a vilã de seus erros. Agora mesmo, esconde que promotores ingressaram com mais quatro ações apontando irregularidades graves em seu governo. Não estando descartado até o seu afastamento do cargo. Há, também, pedidos de prisão. Tudo está nas mãos do Poder Judiciário. O futuro de Raimundão à frente da prefeitura de Juazeiro é incerto. O vice-prefeito Luiz Ivan deve estar preparado para assumir o cargo.

Quero sair daqui de qualquer jeito

Flagrado em suas estripulias, Raimundão tenta ser democrático. Primeiro, aceita as críticas. Mas, infelizmente, é tudo jogo de cena. A adoção, pela terceira vez, de decreto de calamidade pública por uma chuva de 20 mm, para evitar licitações, expôs suas reais intenções à frente de Juazeiro do Norte. Raimundão resolveu conceder uma entrevista ao programa do jornalista Roberto Crispim, da FM Tempo. Profissional comprometido com sua ética, indagou dele o que o povo juazeirense queria saber. Consequência: o prefeito se irritou e fugiu do estúdio, elogiando a isenção de Crispim ao atacá-lo no ar.

Acusação no alvo correto

O vereador Tarso Magno acusou o prefeito Raimundão de ser um administrador que gosta de perambular por funerais e renovações. Cuidar de sua gente não é sua prioridade. A afirmação embasou a revolta do parlamentar com a derrubada do seu requerimento pedindo a convocação do prefeito para explicar o 3º decreto de calamidade pública de sua administração, decretado na semana passada. O irônico, segundo Tarso, é que essa medida foi motivada por uma chuva de 20 mm. E o Ceará todo, junto com o Cariri, sofre com a ameaça de falta d’água. Tarso foi ainda mais duro e direto ao denunciar que esse decreto serve apenas para “desviar dinheiro público, pois dispensa o Governo Raimundão de realizar licitações”. O Ministério Público entendeu o recado de Tarso.

Chumbo trocado não dói

Indignado, Raimundão resolveu reagir aos ataques sofridos na Câmara juazeirense. Disse a aliados que as palavras do vereador Tarso Magno não ficarão sem resposta. O confronto está declarado. O prefeito prepara uma retaliação. Já teria prontos documentos que comprovam a indicação de servidores por Tarso, quando era da sua base, que não trabalhavam. Quanto aos nomes, não os divulga, por enquanto. Faz ameaça nos bastidores de divulgar a lista. Mas depois recua. Em seguida, revela que esses funcionários seriam da Saúde. Raimundão deve estar brincando com fogo, pois, se nomeou fantasmas para a Saúde por influência de Tarso, cometeu um crime mais grave do que o vereador, afinal ele é o gestor público.

Bateu o desespero em Raimundão

 Raimundão está pintado para a guerra com o vereador Tarso Magno e tocando os tambores. Cansado de “apanhar” – expressão repetida por sua turma – da imprensa do Cariri, o prefeito resolveu mudar de atitude. Ao comparecer ao programa da FM Tempo, de Roberto Crispim, encontrou os verdadeiros culpados pelo desastre de sua administração: a falta de dinheiro e obras, segundo Raimundão, é causada pela ausência de apoio dos deputados federais votados na terra do Padre Cícero. Os atingidos preferenciais foram Arnon Bezerra e José Guimarães.

De olho nos fantasmas

 O Ministério Público do Estado identificou 16 servidores fantasmas na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. O atual presidente, Danty Benedito, está limpo e livre de qualquer responsabilidade por essa marmota. A culpa dessa turma de “ghosts” existir no Legislativo é do último presidente e atual líder do prefeito Raimundão, Capitão Vieira. Há, até, a desculpa que esses fantasmas possam ter surgido em gestões passadas, mas cabia ao presidente Capitão Vieira demiti-los, o que ele não fez. No último dia 4, os promotores Breno Rangel, Silderlanio do Nascimento e Igor Pereira, dedicaram seu tempo para investigar o caso. Eles passaram todo o dia nos prédios da sede da Câmara e no seu anexo. Eles perguntaram muito e folhearam vários documentos. Além dos funcionários fantasmas, os promotores queriam informações sobre férias atrasadas, lotação, salários e sobre o repasse de R$ 500 mil para a prefeitura. A sorte da Câmara de Juazeiro é que o presidente Danty Benedito está convencido que só há um caminho a seguir: a completa moralização.

Jeito manso de mandar O governador Camilo Santana já teria dado ordens ao secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, para promover uma reformulação total no comando da Expocrato. A tradução dessa medida é a substituição do sogro do ex-governador e atual ministro da Educação, Cid Gomes, promotor Francisco Leitão. O caso deve ser tratado com cuidado, pois a orientação de Camilo é evitar ruídos na relação dele com os Ferreira Gomes, contudo Leitão não deve permanecer na direção da Expocrato. Entende o governador cearense que é hora de renovação.

Boquinha gulosa no Crato

Contrariado em sua pretensão de ser secretário municipal, o presidente do PC do B do Crato, Samuel Siebra, deixou a base do Governo Ronaldo Mattos. Insatisfeito, busca montar uma frente de oposição. Mesmo com várias indicações na administração, Siebra queria mais cargos. O prefeito Ronaldo recusou a aceitar a exigência. Essa é a verdadeira razão do rompimento do PCdoB com o Governo do Crato.

Ao comparecer à festa de 35 anos do PT do Crato, no último final de semana, e incorporar um discurso agregador no intuito de agradar aos presentes, o deputado Zé Ailton Brasil comprovou que é sim candidato a prefeito. Aproveitou para deixar claro sua pretensão em trazer para sua base de apoio os petistas insatisfeitos com a administração do prefeito Ronaldo Mattos. Zé Ailton Brasil só esbarra num único e insuperável impasse: Camilo Santana não apoiará a sua candidatura. Quer que ele continue deputado, pois foi esse seu compromisso com o povo cratense.

Prefeito de Nova Olinda, Ronaldo Sampaio, descartou qualquer desentendimento com o ex-prefeito Afonso Sampaio. Sobre reeleição, Ronaldo disse ser cedo para iniciar a discussão. Garantiu apenar que ele e Afonso estarão no mesmo palanque.

Ex-prefeito Manoel Santana assumirá vaga na Assembleia só em março. Com a desistência da licença do deputado professor Teodoro, Santana terá que esperar a saída da deputada Laís Nunes para ser efetivado.

Desembargadora Vera Lúcia Correia Lima mandou empossar a nova Mesa Diretora da Câmara de Tarrafas, mais de 30 dias após serem eleitos. A ex-presidente Francisca Arrais da Silva se negava a deixar o cargo. O Legislativo será presidido pelo vereador Antonio de Oliveira. Algumas surpresas aconteceram durante a votação que derrubou a convocação de Raimundão na Câmara. A mais emblemática dessas surpresas foi o posicionamento da vereadora Rita Monteiro, a favor da convocação.

Rita nega ser oposição. Diz que quer apenas votar conforme sua consciência. O problema é explicar isso a Raimundão, que já tirou tudo que a vereadora tinha de indicação na administração.

Desculpe a ignorância, até quando o prefeito Raimundão acredita que irá continuar dando as cartas na administração pública de Juazeiro do Norte?



Nenhum comentário: