terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Hospital Santa Tereza com dificuldades de funcionamento

Depois do fechamento do Hospital Manoel de Abreu, em 2014, mais uma unidade hospitalar está com dificuldade para manter em funcionamento seus 200 leitos. A diretora administrativa da Casa de Saúde Santa Teresa, Ana Isabel Barreto fez  um apelo nesta manhã de segunda-feira (9), na Câmara Municipal do Crato.  Segundo Ana Isabel, o hospital que funciona há 45 anos como Casa de Saúde, está prestes a fechar suas portas por falta de recursos, pois há 10 anos funciona praticamente como entidade filantrópica,  já que segundo ela, as despesas são sempre maiores do que a receita.

Conforme a diretora, a situação ficou crítica  com os contantes atrasos do SUS para o município e deste para a entidade. "Nos últimos 7 anos, a entidade não tem reajuste na diária hospitalar. "Recebemos R$ 42, 00 por paciente para fornecer cinco refeições diárias,  e dar tratamento adequado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social,  terapeuta e psicólogo e psiquiatra", disse.

Além de pacientes do Crato e municípios vizinhos, o hospital recebe ainda internos de outros estados como Pernambuco, Piauí,  Paraíba e até da Bahia.

Ana Isabel lembrou também que o hospital tem 80 funcionários que correm risco de ficarem desempregados, caso não ocorra um socorro imediato.

O apelo surtiu efeito na Câmara Municipal do Crato,  onde os vereadores se comprometeram em buscar apoio da prefeitura e da bancada legislativa do Crato, na Assembleia Legislativa.

"Outra alternativa é a direção da casa de saúde buscar ajuda com os municípios que enviam pacientes", destacou o vereador Marquinho do Povão (PMDB). Os parlamentares também planejam fazer uma audiência pública com os deputados estaduais em data a ser definida.

Nenhum comentário: