O Movimento em Defesa da URCA (MDU) esteve reunido com professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativo na manhã de sábado, dia 07, no campus pimenta em Crato, para discutir a necessidade de democratizar a condição financeira e das eleições para reitoria da universidade.
Até hoje, todas as eleições de reitores trataram-se de uma consulta a comunidade acadêmica, mas no final, o governador é quem indica os nomesde se seu interesse para gerir as universidades estaduais.
Os líderes do movimento em defesa da URCA afirmam que a proposta é conquistar junto ao governo independência financeira e administrativa, o que engloba o repasse de 5% da arrecadação para as estaduais e a eleição direta para a reitoria. Agora, estão sendo formadas comissões para estabelecer datas para seminários onde se possa apontar nomes para disputar a reitoria, o que deve ocorrer em Maio de 2015.
As propostas devem ser apresentadas ao secretário de ciência, tecnologia e universidades do Ceará, Inácio Arruda, durante visita que ele fará no dia 27 de fevereiro à URCA, o secretário ainda estará no dia 23 do mesmo mês na Universidade do vale do Acaraú (UVA) e no dia quatro de março na UECE (Universidade Estadual do Ceará) quando serão discutidas a situação das universidades cearenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário