terça-feira, 6 de setembro de 2016

Especialistas buscam alternativas para dimuir acidentes no trânsito do Cariri

No Cariri, os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes de pessoas na faixa etária entre 15 e 29 anos de idade e o terceiro colocado entre 30 a 44 anos de idade. Circulando por ruas, estradas e avenidas em péssimas condições de trafegabilidade, a frota de veículos
nos 32 municípios do Cariri já supera 200 mil unidades, das quais metade de seus condutores não tem Carteira Nacional de Habilitação.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por dirigir em alta velocidade, alcoolizado ou falando ao celular, o condutor do veículo é um dos maiores responsáveis pelas ocorrências: 75%. Estas, por problemas mecânicos no veículo, somam 12%; deficiências nas vias, 6%; e, causas diversas, 7%. Os acidentes são uma ameaça ao aumento de esperança de vida, que ceifam vidas prematuras e crescem expressivamente em todas as
regiões do Brasil.

As Avenidas Padre Cícero e Leão Sampaio são as principais do Cariri e se tornaram insuficientes para comportar a intensa movimentação de tráfego.

O Secretário adjunto das Cidades do Ceará, Quintino Vieira, acha que mais estradas e avenidas é uma das soluções para diminuir os acidentes no trânsito. Ele conta que é pensamento do Governo do Estado construir uma avenida alternativa ligando Crato a Juazeiro do Norte, com a mesma estrutura e condições de trafegabilidade que tem a Padre Cícero, que já liga as duas cidades.

A nova via começaria no Bairro Mirandão, em Crato, em direção ao monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Barro Branco, seguindo pelo Sítio São José e terminando no início da Leão Sampaio, que conecta Juazeiro a Barbalha. A proposta é aliviar o trânsito da Avenida Padre Cícero, por onde passam, hoje, mais de cem mil veículos por dia, favorecendo as ocorrências de acidentes.

As cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha precisam adotar sinalização moderna e compatível ao crescimento diário de suas frotas. Edilson Marques, chefe de fiscalização do trânsito em Crato, informou que, em todos os acidentes ocorridos no setor, há um desrespeito à legislação.

- Jornal do Cariri

Nenhum comentário: