sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Estudantes da URCA farão intercâmbio com a Europa

O sonho de estudar no exterior se concretizará para quatro alunos da Universidade Regional do Cariri (URCA). Os estudantes Antônio Luis Araújo Silva, Ramsés Moreira de Albuquerque e Amanda Duarte Feitosa, do curso de Engenharia de Produção, e Nícolas Anderson Sobreira Tavares, do curso de Teatro, farão intercâmbio na Europa.


O estudante de Teatro já está na França, iniciando seus estudos na Université Lille – França, desde o fim do mês de agosto, pelo programa Euro Brazilian Windows Plus - EBW+ e permanecerá lá por um período de 10 meses. Ele receberá benefício de 1.000€ (euros) mensais, passagens de ida e volta, seguro saúde, além de taxas de matrícula.


A URCA é uma instituição parceira do consórcio formado por dez (10) universidades europeias e dez (10) universidades brasileiras. O Programa Euro Brazilian Windows Plus - EBW+ é coordenado pela Universidade do Porto-Portugal e com a vice-coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.


Já os três estudantes de Engenharia de Produção passarão um ano no Instituto National Polytechnique de Lorraine, França, e poderão realizar um segundo ano para obtenção de dupla graduação (França/Brasil). A viagem está marcada para dia 08 de setembro. Eles foram selecionados pelo Programa CAPES/BRAFITEC para o biênio 2016/2017 e receberão da CAPES uma mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e seguro saúde. O projeto é um consórcio formado pela URCA/UFSCAR/UNESP.


Os alunos, acompanhados do Assessor de Assuntos Internacionais, professor Fábio Rodrigues, foram recebidos pelo Vice-Reitor da URCA, professor Francisco do O' de Lima Júnior na reitoria, no dia 26/08. Na oportunidade, o Vice-Reitor parabenizou os estudantes pelo esforço na busca de novos campos de saberes e narrou sua experiência de fazer intercâmbio, de grande valia para os que se aventuram a enfrentar novas culturas, distância dos familiares, além da diferença da língua.

Nenhum comentário: