quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Operação Fratello investiga esquema de lavagem de dinheiro



O Ministério Público Federal investiga a participação de agentes do Banco do Nordeste no suposto esquema de lavagem de dinheiro envolvendo o empresário Mauro Macedo. A informação foi passada na tarde desta quarta-feira (14) durante entrevista coletiva na sede da Procuradoria Geral da República em Juazeiro do Norte.

A ação foi desencadeada com a operação ‘Fratello’ que cumpriu mandados de busca e apreensão em cinco locais, inclusive na Casa do empresário, Maurinho, filho do prefeito do município, Raimundo Macedo (PMDB).

Conforme o Procurador Celso Leal, responsável pela investigação, a operação aponta para a participação de agentes públicos do banco. Foram realizadas fraudes em certidões para que as parcelas de um empréstimo fossem liberadas mesmo sem cumprir etapas anteriores.

Um esquema de desvio e lavagem de dinheiro girava em torno da construção do empreendimento sem que esse fosse concluído. Essa informação é de acordo com os representantes do órgão de investigação que participaram da operação. O procurador da república, Celso Leal; delegada da PF, Josefa Maria Lourenço e o auditor federal Leonardo Teixeira.

Os investigadores destacaram ainda que em 2014, um segundo empréstimo de R$34 milhões foi solicitado pelo empresário junto ao BNB. O empréstimo foi aprovado nas primeiras instâncias, mas depois foi reprovado e assim não concluído.

A operação ocorreu nas cidades de Crato e Juazeiro. Durante a ação, a casa de um agente do Banco do Nordeste foi alvo de busca e apreensão. Em um dos locais de busca na cidade do Crato foram encontrados R$20 mil enterrados no quintal. Os responsáveis pela operação disseram que
o dinheiro já foi depositado na Caixa Econômica Federal e que a novas fases da operação estão por vir.

- no site Miseria

Nenhum comentário: