terça-feira, 12 de agosto de 2008

Carta de esclarecimento de Darlan Reis

AMIGOS LEITORES DESTE BLOG, SEGUE ABAIXO CARTA DO EX-CHEFE DE GABINETE DO REITOR PLÁCIDO CIDADE NUVENS, PROF. DARLAN REIS ACERCA DE SUA EXONERAÇÃO DO CARGO. A PUBLICAÇÃO DESTE TEXTO FAZ PARTE DO ESPÍRITO DEMOCRÁTICO E PLURAL DESTE ESPAÇO INFORMATIVO.

Prezados camaradas, companheiros, amigos e colegas,

Como é assunto corrente na Universidade, informo que encaminhei hoje (11 de agosto de 2008), às 10 horas da manhã, pedido formal de exoneração do cargo que ocupava desde julho de 2007. Oficialmente trata-se do cargo de "Coordenador da Assessoria Técnica", na prática, "Chefe de Gabinete".

Diante dos inúmeros boatos que correm e correm numa velocidade enorme, espero através dessa mensagem esclarecer algumas questões.

Meu pedido foi fruto de uma decisão pessoal.
Não mobilizei ninguém, nem ao menos solicitei a algum colega que fizesse o mesmo que fiz oficialmente na data de hoje. Saio da administração da URCA por uma decisão individual.
Obviamente consultei meus amigos, que acharam que minha decisão foi correta, pelos motivos que apresentei.

Não aconselhei a ninguém fazer o mesmo.
Porém, alguns colegas que fazem parte da administração e que também são meus amigos, decidiram fazer o mesmo e solicitaram pedidos de exoneração. Outros me informaram que também o farão nos próximos dias.

Conforme vocês verão abaixo, onde encaminho cópia do pedido protocolado ao Reitor, o que motiva minha saída é uma discordância política sobre algumas questões administrativas e de política universitária.

- Discordo da política implementada na FUNDETEC. Sou a favor da transparência na prestação de contas da FUNDETEC, assim como é feita na URCA.
- Discordo da ingerência da FUNDETEC na parte acadêmica dos cursos pagos.
- Discordo da política de tentativa constante da FUNDETEC e de seus apoiadores entusiastas na URCA de abertura de novos cursos privados, sejam de graduação ou sequenciais. Andei de sala em sala em campanha contra isso e serei sempre, seja por princípio e também na prática contra isso.

Minha saída dessa maneira serve também para desmistificar algumas informações inverídicas que são divulgadas na Universidade.

Vejamos:

1- Cai o mito que eu manipulo o Prof. Plácido, Magnífico Reitor. Segundo alguns colegas que fazem oposição à Reitoria e outros que incrivelmente fazem parte da Reitoria, eu "manipularia" o Reitor e o influenciaria negativamente sobre vários assuntos, "emperrando" a administração.

Tal leviandade é mais ofensiva para o Prof. Plácido, homem experiente e competente, que conseguiu construir uma carreira acadêmica importante, ser prefeito de uma cidade, liderança regional e eleito reitor por duas vezes na mesma universidade.
Não manipulo o reitor e nunca tive o "poder" que a mim atribuíram. Quem me conhece realmente, sabe que eu não atuo dessa maneira e nunca tive essa pretensão.

2- Cai o mito que assumi o cargo pensando em dinheiro. Todo mundo sabe que isso não é verdade. Mesmo assim, alguns insistem nisso. Se assim fosse, aceitaria a proposta de ir para uma pró-reitoria. Essa proposta me foi feita assim que encaminhei uma carta, expressando minha vontade de sair do cargo, isso ainda ao final do mês de julho.
Não é o cargo ou o "status" que me fez acreditar numa URCA pública, gratuita, democrática e de qualidade.
Quem me ofereceu essa oportunidade, acredito que ofereceu de bom coração, achando mesmo que se trata de uma promoção. No entanto, os incautos que tentam vincular minha imagem à venalidade, agora não tem como explicar minha saída.
Não sou eu que faço tudo por dinheiro na URCA não.

3- Cai o mito que um Partido, o PCdoB, age sobre a reitoria.

Esse mito é difundido por dois grupos diferentes: aqueles que desconhecem mesmo a realidade da universidade e ignoram como funciona um partido orgânico (alguns nem sabem o que significa isso) e aqueles que de má-fé divulgam essa informação aproveitando a péssima visão que o senso comum e a sociedade brasileira têm sobre os partidos políticos em geral.
Seja por simples desinformação ou por má-fé, considero as duas posturas graves.
Minha saída é individual.

Nunca o PCdoB se posicionou ao Reitor solicitando este ou aquele cargo, implantando um "centralismo democrático" na reitoria ou qualquer outra leviandade deste tipo. Não deliberamos sobre eu estar em cargo "A" ou cargo "B", nem nos reunimos para propor a saída de qualquer pessoa que tem a honra de ser filiado a este glorioso partido e fazer parte da Administração da URCA.

Mas os anticomunistas divulgam isso a gente sabe bem com qual objetivo...

Acredito que ninguém deveria ser perseguido por ser filiado a um partido, ainda mais quando se trata de um partido comunista e mais ainda quando falamos de um ambiente universitário!

Na verdade, na URCA, existem muitos partidos. Não os políticos formais. Que eu saiba, organicamente na URCA existem filiados militantes do PCdoB e do PSTU.
Mas na URCA existem muitos partidos não formais e não-orgânicos. Existe o Partido dos "amigos", o Partido dos que defendem a "privatização" da URCA, o Partido dos que massacram os funcionários, o Partido do "jeitinho"...

Por fim, agradeço aos amigos que ajudaram a construir o projeto "URCA do Jeito Certo". Ao meu camarada Waltécio, criador da frase "Urca do Jeito Certo" e que foi um dos idealizadores do programa de governo. Naquela e´poca, muitos tentaram sabotar este programa. Felizmente não conseguiram.

Ao meu amigo Plínio, que enfrentou uma barra pesadíssima mas conseguiu elaborar projetos importantes como o do Restaurante Universitário e mais uns 22 projetos que estão aí e que uma hora ou outra estarão materializados. Hoje mesmo fiquei contente quando vi chegar as máquinas de xerox em vários setores.
Vão chegar ainda os computadores. Parabéns, meu amigo.

Espero que o Prof. Plácido tenha sabedoria de implantar o seu projeto de Restaurante Universitário no Crajubar. E todos os outros projetos, que em sua maioria tiveram sua autoria inicial.

Aos outros amigos que me disseram que também vão sair da administração, peço que reflitam bem. São pessoas sérias e honestas. Apoiarei vocês do mesmo jeito. Ficando ou saindo da aministração.

Desejo sorte aos que ficarem e que consigam realmente implementar a política do programa "URCA do Jeito Certo".

Um abraço e leiam abaixo o meu pedido ao Prof. Plácido.

Darlan Reis.




Crato, 11 de agosto de 2008.



Ao Magnífico Reitor da URCA,
Prof. Dr. Plácido Cidade Nuvens,



Cumprimento Vossa Magnificência ao tempo em que solicito minha exoneração do Cargo de Coordenador da Assessoria Técnica (Chefia de Gabinete), ratificando correspondência anteriormente enviada. Tal fato se faz necessário para dar celeridade ao processo de mudança e para que o futuro nomeado por Vossa Magnificência possa exercer a função.
O pedido de minha exoneração justifica-se pelo fato de discordar da política atualmente desenvolvida na Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – FUNDETEC.
Discordo:
1- Da maneira como estão sendo usados os recursos arrecadados nos cursos privados administrados pela FUNDETEC.
2- Do não repasse dos percentuais arrecadados aos Departamentos que deram origem aos cursos, bem como da ausência de prestação de contas de forma pública e transparente.
3- Da ingerência nos assuntos acadêmicos dos cursos privados, tanto os de graduação bem como dos seqüenciais e de pós-graduação praticados pela Superintendência da FUNDETEC.
Em minha opinião, tas ações, contrariam os princípios republicanos da impessoalidade, moralidade e legalidade.
Dessa maneira, agradeço a oportunidade e desejo êxito para a Universidade Regional do Cariri da qual me orgulho de fazer parte.
Sem mais para o momento, reitero o apreço e respeito e despeço-me com saudações universitárias.
Atenciosamente,


Prof. Ms. Darlan de Oliveira Reis Junior

Nenhum comentário: